Navegação por Assunto "Políticas Educativas"
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Análise de política como metodologia em estudo do transporte escolar rural
(2017) [Artigo de periódico]O texto apresenta o marco teórico-metodológico de análise de políticas públicas que fundamentou uma pesquisa sobre a política do transporte escolar rural no Rio Grande do Sul. São explicitadas diversas noções, conceitos e ... -
Arranjos de desenvolvimento da Educação (ades) e a influência do empresariado na Educação Básica Pública Brasileira
(2019) [Artigo de periódico]O textotem por objetivo abordar a crescente influência do empresariado na elaboração e na execução de políticas públicas para a educação básica e suas consequências para a consolidação da esfera pública no Brasil. Analisando-se ... -
BNCC : disputa pela qualidade ou submissão da educação?
(2019) [Artigo de periódico]Este artigo aborda a relação entre público e privado e os sujeitos que atuaram na elaboração da Base Nacional Comum Curricular-BNCC: neoliberais e neoconservadores ligados a diferentes instituições. A educação básica passa ... -
A centralidade da família : intersecções entre pautas do Escola sem Partido e a Lei 7.595/2018 do Município de Jaraguá do Sul/SC
(2020) [Artigo de periódico]O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da Lei 7.595/2018 do Município de Jaraguá do Sul/SC, apontando a presença de algumas pautas do movimento Escola sem Partido (ESP) nas justificativas que embasaram a sua ... -
O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico
(2020) [Artigo de periódico]Este artigo tem como objetivo discutir a potência do uso do conceito de atuação (enactment) nos estudos de políticas educacionais. Esse conceito possibilita que o pesquisador analise as políticas educacionais não apenas ... -
Formação continuada de professores : desafios e possibilidades na interface entre universidade e educação básica
(2023) [Tese]Esta tese de doutorado tem por finalidade estudar sobre a Formação Continuada de Professores e os desafios e as possibilidades na interface entre Universidade e Educação Básica. O objetivo foi analisar e compreender os ... -
A formação de professores de Educação Física em Portugal, EUA e Brasil sob a perspectiva da profissionalização do ensino no estágio supervisionado
(2022) [Artigo de periódico]A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, teve como objetivo identificar e analisar a influência do Movimento da Profissionalização do Ensino (MPE) em três contextos de formação de professores ... -
A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica
(2016) [Artigo de periódico]O artigo busca articular concepções teóricas sobre a gestão democrática da educação no Brasil, sua prática no contexto da escola e o histórico de colonização e patrimonialismo na gestão pública brasileira, propondo uma ... -
História recente da expansão do ensino superior no Brasil : 1990 a 2020
(2023) [Artigo de periódico]O ensino superior brasileiro tem como marco de sua origem uma enraizada tendência elitista, atendendo a um público oriundo dos maiores estratos sociais e com tradição na formação superior. Porém, houve uma expressiva demanda ... -
Implicações da pandemia da COVID-19 para o financiamento da educação básica
(2020) [Artigo de periódico]O objetivo do presente artigo é estimar impactos da queda da arrecadação tributária para o financiamento da educação básica em virtude dos efeitos econômicos adversos da pandemia da COVID-19. Para tanto, são analisados ... -
A participação na gestão da escola pública : uma análise comparada Brasil-Urugua
(2019) [Dissertação]A participação na gestão da escola pública tem se apresentado como uma estratégia que fortalece os vínculos da escola com a sociedade, garantindo que os próprios atores escolares sejam os protagonistas na construção de ... -
Quando os números falam mais alto : imposições, consentimentose contestações ao reducionismo curricular
(2021) [Artigo de periódico]As políticas curriculares que atribuem centralidade à Matemática e a Língua Portuguesa sãoreforçadasem tempos de pandemia. Otexto busca retraçar os caminhos pelos quais essa centralidade vemsendo imposta e legitimada, e ... -
Todos os nomes na escola : a (in)visibilidade dos alunos – uma discussão sobre o acesso e a permanência no Ensino Fundamental
(2017) [Dissertação]Esta Dissertação, intitulada Todos os Nomes na Escola: a (in)visibilidade dos alunos, traz para o debate o questionamento sobre a universalização do atendimento no Ensino Fundamental. Organiza-se em torno de duas categorias: ...