Navegação por Autor "Pupp Spinassé, Karen"
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O aprendizado do alemão-padrão por alunos bilíngües : pesquisas e ações
Pupp Spinassé, Karen (2009) [Artigo de periódico] -
Apresentação
Pupp Spinassé, Karen; Altenhofen, Cleo Vilson; Kürschner, Sebastian (2017) [Texto de apresentação/encerramento] -
Auf der suche nach einer zweiten Muttersprache
Pupp Spinassé, Karen (2022) [Capítulo de livro] -
Centro de Estudos Alemães e Europeus
Teixeira, Eduardo; Scott, Gabriella; Lazzari, Raul; Netto, Carlos Alexandre; Vargas Cortes, Soraya Maria; Eckert Baeta Neves, Clarissa; Krause, Silvana; Doll, Johannes; Gethmann, Tobias; Pupp Spinassé, Karen; Altenhoffen, Cleo Vilson; Oppermann, Rui Vicente; Nietto, Matheus; Sperotto, Luiz; Lazzari, Raul; Maillard, Nicolas; Milanez, Francisco; Nietto, Matheus; Lazzari, Raul; Netto, Victória; Favaretto, Fernando (2016-11-30) [Vídeo]Depois de dois anos e meio de preparativos e projetos, a UFRGS e a PUCRS tiveram sua proposta para o Centro de Estudos Alemães e Europeus aprovada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha em 2016. Com o objetivo ... -
Colaboração na produção escrita em segunda língua : uma proposta de revisão por pares para a aula de língua inglesa em uma escola com currículo bilíngue
Bolzan, Daniele Blos (2016) [Tese]Pesquisas têm indicado que o diálogo colaborativo poderia ser o lugar onde o uso da língua e a aprendizagem da língua poderiam coocorrer (SWAIN, 1997), tornando-se uma atividade social e cognitiva (SWAIN, 2000). A prática ... -
Os conceitos língua materna, segunda língua e língua estrangeira e os falantes de línguas alóctones minoritárias no sul do Brasil
Pupp Spinassé, Karen (2006) [Artigo de periódico] -
A conscientização linguística como fundamento para uma abordagem plural no ensino de alemão-padrão em contextos de contato português-hunsrückisch
Käfer, Maria Lidiani (2013) [Dissertação]Na década de 80, um programa intitulado Language Awareness (Conscientização Linguística) surgiu na Inglaterra a fim de contribuir com a aprendizagem da língua materna. Porém, logo em seguida, passou a ser integrado também ... -
A conscientização linguística e a didática do multilinguismo em contextos de contato português-Hunsrückisch
Pupp Spinassé, Karen; Käfer, Maria Lidiani (2017) [Artigo de periódico]O Hunsrückisch é uma das línguas de imigração de maior abrangência no Brasil, já tendo sido co-oficializada em dois municípios brasileiros (Antônio Carlos, em Santa Catarina, e Santa Maria do Herval, no Rio Grande do Sul). ... -
A construção de pilotos de podcast na aprendizagem de língua alemã e o letramento midiático : oralidade e tecnologia no ensino médio
Rosa, Daniel Zanchet da (2023) [Dissertação]A presente pesquisa, em nível de mestrado na área de Linguística Aplicada, objetiva investigar como a construção de podcasts pode contribuir direta ou indiretamente para a aprendizagem de alemão como Língua Adicional (LA) ... -
Contribuição do português para a constituição lexical do hunsrückisch em situação de contato linguístico
Pupp Spinassé, Karen (2017) [Artigo de periódico]O presente artigo aborda o contato linguístico Hunsrückisch-português, existente predominantemente no Sul do Brasil, apontando algumas influências da língua majoritária, o português, na língua minoritária de imigração de ... -
Duas faces do ensino do alemão como língua estrangeira no Brasil
Pupp Spinassé, Karen (2009) [Artigo de periódico]Há no Brasil inúmeras regiões onde a prática diária de uma variante da língua alemã (Hunsrückisch) é mantida devido ao grande número de imigrantes alemães que chegaram a esses locais ao longo dos séculos 19 e 20. Nesse ... -
Educação 4.0 : uma proposta de aula de Língua Alemã como Língua Adicional para Anos Finais do Ensino Fundamental no mundo contemporâneo
Wollmann, Paola Inhaquite (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]A rede de internet e o veloz desenvolvimento de novas tecnologias produzem grandes mudanças políticas, econômicas e sociais. Consequentemente, a educação precisa se adaptar e descobrir novas maneiras de ensinar que contemplem ... -
O ensino de alemão como LE em contextos bilingues portugues-hunsrückisch
Käfer, Maria Lidiani (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O hunsrückisch é uma variedade lingüística derivada dos dialetos trazidos pelos imigrantes alemães durante o século XIX e que possui ainda raízes muito fortes no interior do RS e outros estados do Brasil, como Santa Catarina, ... -
O ensino de língua inglesa para alunos da educação infantil em Porto Alegre : uma leitura crítica acerca do uso da linguagem, do letramento e de crenças
Forte, Janaína da Silva (2010) [Dissertação]Ao longo das últimas décadas, foi crescente e notório o aumento de escolas de educação infantil em nosso país. Expandiu-se, em igual proporção, o número de turmas da educação infantil em escolas regulares, já que a própria ... -
Estudos de contato no GT de Sociolinguística
Savedra, Mônica Maria Guimarães; Pupp Spinassé, Karen (2021) [Artigo de periódico]O presente artigo é parte do número especial sobre o Grupo de Trabalho (GT) de Sociolinguística da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) ao longo de seus 35 anos de existência. ... -
Estudos em sociolinguística de contato no Brasil : a diversidade etnolinguística em debate
Savedra, Mônica Maria Guimarães; Christino, Beatriz Protti; Pupp Spinassé, Karen; Araujo, Silvana Silva de Farias (2021) [Artigo de periódico]O presente artigo reúne três pesquisas apresentadas em julho de 2020 na mesa “Estudos da Sociolinguística de Contato no Brasil” no evento ABRALIN AO VIVO -Linguists Online. Partimos de uma breve explicação para o que ... -
Famílias em situação plurilíngue : ideologias linguísticas
Pupp Spinassé, Karen; Mozzillo, Isabella (2021) [Artigo de periódico]As famílias linguisticamente mistas possuem um acordo, tácito ou explícito, que constitui a política linguística familiar (KING; LOGAN-TERRY, 2008; MOZZILLO; PUPP SPINASSÉ, 2020) e define as práticas cotidianas, bem como ... -
Fazendo política linguística em sala de aula : ações didático-pedagógicas pela manutenção da língua minoritária hunsrückisch
Pupp Spinassé, Karen (2016) [Artigo de periódico]Devido a um longo histórico de fomento do monolinguismo, ainda são recentes no Brasil as políticas linguísticas que levam em consideração as línguas minoritárias aqui presentes. Dentre elas, as chamadas línguas de imigração ... -
Foco na forma e o ensino de Inglês como L2/L3
Pasca, Maria Alejandra Saraiva; Pupp Spinassé, Karen (2017) [Artigo de periódico]Semelhanças gramaticais e lexicais entre as línguas podem ajudar a promover a aprendizagem de línguas por adultos. No entanto, mesmo quando recebem muito input na L2, os aprendizes podem não perceber certas semelhanças e ... -
Foco na forma e os pronomes objeto em inglês e espanhol (l3) : propostas de unidades didáticas de produção oral e escrita para aprendizes brasileiros
Pasca, Maria Alejandra Saraiva (2019) [Tese]Aprender mais de uma LE é uma experiência que traz vantagens comunicativas, cognitivas e culturais, pois multilíngues apresentam uma melhor memória de curto prazo do que monolíngues (BLANK; ZIMMER, 2009) e tendem a ser ...