Mostrando ítems 1-14 de 14

    • Aplicabilidade da Lei 10.639/2003 : relatos de experiências do Curso UNIAFRO/UFRGS 

      Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva; Furtado, Tanara Forte; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Educação à Distância (Editora da UFRGS, 2018) [Libro]
    • Cores (de pele) entre parênteses 

      Furtado, Tanara Forte (2010) [Tesinas de especialización]
      O presente trabalho intitulado “Cores (de pele) entre parênteses” analisa as reações de 37 graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia à Distância – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (PEAD) do Pólo Alvorada diante ...
    • Desconstruindo o racismo na prática: UNIAFRO/UFRGS 

      Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva; Furtado, Tanara Forte; Meinerz, Carla Beatriz; Ramos, Tanise Müller; Della Libera, Aline Lemos da Cunha; Pires, Cláudia Luisa Zeferino (2018-01-01) [Recurso educativo]
      Conjunto de vídeos que tem o objetivo de compartilhar informações e conceitos relevantes à discussão das relações raciais no Brasil e contribuir para a construção de um projeto de sociedade que não seja pautada por atitudes ...
    • Educação das relações étnico-raciais e desestabilização de subjetividades em formação continuada de professoras no Curso UNIAFRO/UFRGS (2013-2014) 

      Furtado, Tanara Forte (2022) [Tesis]
      A análise apresentada nesta tese foi construída a partir da leitura, interpretação e reflexão sobre 1.369 registros produzidos por 346 professoras-cursistas que participaram da 1ª e 2ª edições .do Curso de Aperfeiçoamento ...
    • Educação infantil e antirracismo na encruzilhada da diáspora africana no sul do Brasil 

      Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva; Furtado, Tanara Forte (2021) [Artículo de periódico]
      Ao apresentar registros de falas de crianças, alunas da Educação Infantil, coletados a partir de relatos de atividades realizadas por discentes do UNIAFRO, curso da Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, ...
    • Experiências em tutoria em relações etnicorraciais - UNIAFRO 

      Furtado, Tanara Forte; Pereira, Patrícia da Silva; Costa, Vanessa Rosa da (2016) [Resumen publicado en evento]
    • Formação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipia 

      Furtado, Tanara Forte; Meinerz, Carla Beatriz (2020) [Artículo de periódico]
      O artigo tematiza impactos do estudo das Africanidades na formação continuada de docentes, no Curso de Aperfeiçoamento Uniafro/UFRGS, que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilha ...
    • Livro e material pedagógico curso UNIAFRO 

      Nietto, Matheus; Furtado, Tanara Forte; Kaercher, Gládis; Dorneles, Leni; Pedroso, Rosemary Pereira; Nietto, Matheus; Sperotto, Luiz; Nietto, Matheus; Zavareze, Fabrício; Nietto, Matheus; Zavareze, Fabríco; Favaretto, Fernando (2014-12-04) [Video]
      O curso UNIAFRO lançou um livro e um material grafo-plástico para ser usado na educação básica das escolas públicas. Realizado na Faculdade de Educação da UFRGS, o evento contou com a presença de representantes do UNIAFRO ...
    • ME PASSA O LÁPIS COR DE PELE: RAÇA, MÍDIA, AUTOIMAGEM E REPRESENTATIVIDADE 

      Kaercher, Gladis Elise Pereira da Silva; Lippold, Walter Günther Rodrigues; Furtado, Tanara Forte; Pereira, Patricia da Silva; Salão de Extensão (18. : 2017 out. 16-20 : UFRGS, Porto Alegre, RS) (2017) [Resumen publicado en evento]
    • Porto Alegre: vila, favela, bairro? o que dizem as crianças 

      Furtado, Tanara Forte (2014) [Tesis de maestría]
      O presente estudo procura compreender como um grupo de 15 (quinze) crianças entre 8 (oito) e 12 (doze) anos de idade, moradores do Bairro Lomba do Pinheiro, localizado na zona leste da cidade de Porto Alegre e distante ...
    • Reflexão dos alunos sobre suas vidas, suas famílias e o meio onde vivem 

      Porto, Eliane Batista (2010) [Tesinas de grado]
      Todos nós sabemos da importância de algumas referências pessoais em nossa vida para que nós sejamos distinguidos uns dos outros, além de nossa identidade. Partindo do questionamento de um aluno, onde o mesmo demonstrou não ...
    • O trabalho em grupo como estimulador da prática pedagógica x interação e cooperação 

      Martins, Denise Ribeiro (2010) [Tesinas de grado]
      O trabalho de grupo em sala originou-se da minha observação sobre os alunos, onde verifiquei as diferentes capacidades de construção do conhecimento. Sendo assim, oportunizei a interação, a cooperação, o diálogo, a percepção, ...
    • UNIAFRO/UFRGS: igualdade racial na educação básica 

      Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva; Furtado, Tanara Forte; Santos, Isabel Silveira dos; Dias, Cláudia Luísa Zeferino; Ramos, Tanise Müller; Dorneles, Leni Vieira (2016-06-09) [Recurso educativo]
      Este livro reúne a série de quatro textos que compõem a base teórica do Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO, ofertado na UFRGS através do Centro de Formação de Professores - FORPROF. Através dessas e de outras leituras ...
    • O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos 

      Petrecheli, Iliana Regina de Souza (2010) [Tesinas de grado]
      Essa pesquisa trata da importância de se usar as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como ferramenta de auxilio pedagógico, juntamente com um planejamento que tenha objetivos definidos e organizados, contemplando ...