Browsing by Author "Ferreira, Taís"
Now showing items 1-16 of 16
-
Análise do processo de criação do ator
Rossi, Regina; Ferreira, Taís; Ruiz, Rodrigo M. (2000) [Abstract published in event] -
Apresentação
Ferreira, Taís; Oliveira, Adriano Moraes de (2021) [Introductory and closing remarks] -
Artes da cena com crianças e professoras em tempos pandêmicos : o que pode nos ensinar uma cadela cega?
Ferreira, Taís (2021) [Journal article]Este é um relato reflexivo-analítico sobre um projeto de extensão universitária em pedagogia das artes cênicas com crianças pequenas, suas professoras e famílias, desenvolvido ao longo da pandemia. O tema indutor foram as ... -
Artes da cena e educação : um comparativo entre Brasil e Itália
Ferreira, Taís (2020) [Journal article]O artigo, de cunho comparativo, busca relacionar os modos de fazer, pensar e organizar o teatro e a dança nas escolas no Brasil e na Itália. O estudo tem como objetivo ampliar os horizontes de possibilidades de compreensão ... -
O campo fértil das pedagogias das artes cênicas no Brasil
Ferreira, Taís; Dutra, Flávio Fontana (2022) [Journal article] -
Coloque a máscara de oxigênio primeiro em você ! reflexões de uma professora-artista sobre a experiência com um grupo de mulheres no ensino não-formal
Casal, Maria Guadalupe (2021) [Work completion of graduation]O presente trabalho procura refletir sobre processos pedagógicos em teatro por um viés feminista, a partir da experiência da autora como professora-diretora vivenciada durante o laboratório de montagem cênica para mulheres, ... -
Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica
Ferreira, Taís (2021) [Journal article]Este artigo discorre reflexivamente sobre as performances cotidianas deuma criança bem pequena durante um ano de pandemia, isolamentosocial e escolas de educação infantil fechadas. O percurso, que vai da casaao exterior, ... -
Formação de professores de/em Teatro: escambos entre Brasil e Itália
Silva, Patricia Lima da (2022) [Abstract published in event] -
A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo
Ferreira, Taís (2019) [Journal article]Este artigo analisa processos de formação docente em Artes Cênicas na América e na Europa, com foco principal nos casos italiano e brasileiro. O objetivo deste estudo comparativo é problematizar as estratégias e modelos ... -
HANNA - PERFORMANCE PARA CRIANÇAS E FORMAÇÃO DE ESPECTADORES
Silva, Laura Bernardes da; Mallmann, Laura Viana; Becker, Veronica Chielle (2020) [Abstract published in event] -
La Baracca/ Teatro Testoni Ragazzi– 45 anos de teatro para crianças na Itália em uma entrevista com Roberto Frabetti
Fraboschi, Roberto O.; Ferreira, Taís (2022) [Interview]Este artigo apresenta ao público brasileiro o trabalho com teatro para criançasdesenvolvido pelo La Baracca/ Teatro Testoni Ragazzi, em Bolonha e região, aolongo de 45 anos. A partir de uma entrevista concedida por seu ... -
Material didático para educadoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Projeto Hanna
Ferreira, Taís (PROREXT UFRGS - Pró-Reitoria de Extensão, 2020-12-20) [Educational resource]Esse material didático foi elaborado ao longo do ano de 2020 voltado para educadoras e cuidadores/as de crianças pequenas, no âmbito do Projeto de Extensão Hanna. São propostas práticas em teatro, dança, performance e ... -
Paralelo da criação do ator em duas linguagens cênicas diferenciasdas: o teatro e o cinema.
Ferreira, Taís; Rossi, Regina Schwarz; Ruiz, Rodrigo Martins (2001) [Abstract published in event] -
Projeto Hanna
Fernandez, Rodrigo; Favaretto, Fernando; Ferreira, Taís; Becker, Veronica; Bernardes, Laura; Wayne, Rosangela; Reis, Isabel; Sanchez, Pilar; Lunardi, Fatima; Fernandez, Rodrigo; Favaretto, Fernando; Fernandez, Rodrigo; Fernandez, Rodrigo; Lazzarini, Gabriela; Favaretto, Fernando (2022-11-22) [Video]O Hanna é um projeto de extensão da Faculdade de Educação da UFRGS que tem o objetivo de levar teatro e dança para escolas de ensino infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Ele é composto de material didático para ... -
Uma reflexão sobre o processo colaborativo entre aulas de teatro e dança na educação infantil e a criação da contação "Hanna, uma história canina"
Becker, Verônica Chielle (2023) [Work completion of graduation]Este trabalho de conclusão de curso é um texto analítico-reflexivo sobre o processo artístico e colaborativo entre aulas de teatro e dança em uma escola de Educação Infantil da conveniada da rede municipal de Porto Alegre ... -
Teatro infantil, crianças espectadoras, escola : um estudo acerca de experiências e mediações em processos de recepção
Ferreira, Taís (2005) [Dissertation]Este estudo constitui-se em uma análise de processos de recepção teatral que se propõe a mapear e discutir acerca das diversas mediações que interpolaram o espaço de criação e de co-autoria entre a linguagem teatral e um ...