Navegação por Assunto "Neuropsychology"
Resultados 21-40 de 44
-
Estudo exploratório do ensino da neuropsicologia nos currículos dos cursos de graduação em fonoaudiologia
(2020) [Artigo de periódico]Objetivo: Identificar a presença do ensino da neuropsicologia nos cursos de graduação em fonoaudiologia no Brasil através de uma análise exploratória dos currículos dos cursos de graduação. Método: Estudo documental ... -
Evidências de validade do Teste de Retenção Visual de Benton em amostras brasileiras
(2014) [Tese]Investigações das evidências de validade dos testes devem ser contínuas, a fim de aprimorar aspectos teóricos e empíricos, abrangendo o significado dos escores do teste, as consequências e sua utilidade. A presente tese ... -
Evidências de validade e fidedignidade do instrumento de avaliação neuropsicológica breve neupsilin
(2007) [Dissertação]A Neuropsicologia estuda a expressão comportamental das disfunções cerebrais, cuja avaliação requer instrumentos válidos, precisos e com dados normativos de grupos clínicos e não-clínicos. Contudo, essa área carece de ... -
Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos
(2021) [Artigo de periódico]Este estudo apresenta o desempenho de alunos do 4º e 6º anos na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP). Analisaram-se evidências de validade baseadas na relação com critério (correlação com idade, e comparação ... -
Evidências de validade e normas de desempenho na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos
(2021) [Artigo de periódico]Este estudo apresenta o desempenho de alunos do 4º e 6º anos na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP). Analisaram-se evidências de validade baseadas na relação com critério (correlação com idade, e comparação ... -
Executive functions as a potential neurocognitive endophenotype in anxiety disorders : a systematic review considering DSM-IV and DSM-5 diagnostic criteria classification
(2014) [Artigo de periódico]Evidence in the literature indicates that neurocognitive impairments may represent endophenotypes in psychiatric disorders. Objective: This study aimed to conduct a systematic review on executive functions as a potential ... -
Executive functions in children and adolescents with Autism Spectrum Disorder
(2014) [Artigo de periódico]The literature has shown a strong relationship between executive dysfunction and Autism Spectrum Disorder (ASD), although there is no consensus on which subprocesses of executive functioning are impaired and/or preserved ... -
Fluência leitora e componentes neurocognitivos da leitura : um estudo com crianças de terceiros anos do ensino fundamental
(2017) [Trabalho de conclusão de especialização]Este estudo teve o objetivos comparar o desempenho de crianças de escolas públicas e privadas em leitura, memoria de trabalho e velocidade de processamento e investigar a relação entre a fluência leitora e componentes ... -
Intragroup differences and similarities in performance on rapid automatized naming tasks in children with ADHD symptoms, children with reading disabilities, and controls
(2020) [Artigo de periódico]Introduction Rapid automatized naming (RAN) is the ability to name, as fast as possible, symbols such as letters, digits and figures. The present study aimed to investigate intragroup performance patterns on RAN tasks in ... -
Linguagem, funções executivas e teoria da mente no autismo sem déficit intelectual : estudo de caso
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neuropsiquiátrico, o qual suas manifestações comportamentais vem sendo consideradas originárias de processos neurocognitivos deficitários, como por exemplo, habilidades ... -
A música como intervenção neuropsicológica no tratamento do transtorno do espectro autista (TEA) : uma revisão crítica da literatura
(2017) [Trabalho de conclusão de especialização]A música tem sido estudada enquanto recurso importante para o tratamento de diversos distúrbios neurológicos e neuropsiquiátricos, entre os quais se destaca o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O presente estudo tem ... -
Neupsilin-Inf em um modelo de avaliação neuropsicológica breve para centros de saúde
(2018) [Artigo de periódico]Este estudo teve como objetivo analisar o uso do NEUPSILIN-Inf num modelo de avaliação neuropsicológica breve em crianças atendidas em um serviço assistencial. As etapas seguidas no modelo de avaliação neuropsicológica ... -
Neuropsicologia do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade : modelos neuropsicológicos e resultados de estudos empíricos
(2016) [Artigo de periódico]Diferentes modelos teóricos foram propostos para explicar os déficits neuropsicológicos e seu impacto no comportamento de indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Os objetivos deste artigo ... -
Neuropsychological and behavioral assessment of impulsivity in adolescents : a systematic review
(2016) [Artigo de periódico]Introduction: The aim of neuropsychological assessment is to understand the multifaceted relationship between behavior, cognition and brain organization. The main objective of this study was to conduct a systematic review ... -
Normas de associação semântica para 20 categorias e o procedimento Selective Reminding no desenvolvimento de um instrumento de avaliação da memória visuoverbal e de aprendizagem
(2013) [Dissertação]Este trabalho apresenta normas associativas para 20 categorias semânticas, a relação das variáveis sociodemográficas idade, sexo, escolaridade e região brasileira de procedência, na produção de exemplares para as categorias ... -
Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1º ano a 7º ano
(2013) [Artigo de periódico]O instrumento de avaliação de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI), de fácil aplicação e baixo custo, avalia a habilidade de leitura oral (reconhecimento de palavras/ pseudopalavras). São estímulos criteriosamente ... -
O papel das comorbidades no desempenho neuropsicológico de adultos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
(2013) [Tese]Embora o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) seja classicamente definido pela tríade sintomatológica de desatenção, hiperatividade e impulsividade, há uma variabilidade significativa na sua apresentação ... -
Relação entre habilidades de processamento auditivo e funções neuropsicológicas em adolescentes
(2010) [Artigo de periódico]Objetivo: averiguar a existência de relações entre o desempenho em testes de processamento auditivo e em tarefas cognitivas. Métodos: participaram 12 adolescentes com desenvolvimento típico, estudantes de terceiro ano do ... -
Relação entre variáveis psicossociais familiares e desempenho em leitura/escrita em crianças
(2011) [Artigo de periódico]Este artigo analisa a relação entre fatores psicossociais familiares e o desempenho em leitura e escrita a partir de um estudo comparativo realizado através de entrevista semiestruturada com 29 familiares de dois grupos ... -
Sintomas de ansiedade e sua influência no desempenho neuropsicológico, nas queixas subjetivas de perda cognitiva e no funcionamento eletrofisiológico cerebral em mulheres na perimenopausa
(2020) [Dissertação]A perimenopausa é considerada uma etapa da vida da mulher com muitas mudanças do ciclo menstrual, gerando flutuações hormonais constantes, e por isso, surgem sintomas que podem se tornar disfuncionais, como alterações ...