Navegação por Assunto "Teaching methodology"
Resultados 1-15 de 15
-
Álgebra elementar : do verbal ao simbólico
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho expõe uma proposta de ensino para a introdução da álgebra elementar no ensino fundamental que visa à compreensão, por parte dos alunos, da necessidade da linguagem algébrica utilizando, inicialmente, a ... -
Aplicação de uma metodologia para o ensino de ciência da computação para crianças e para estudantes do curso de bacharelado em ciência da computação
(2018) [Relatório Técnico e de Pesquisa]Este relatório técnico-científico trata da aplicação de uma proposta metodológica desenvolvida no Mestrado em Ciência da Computação da UFRGS para o ensino de Ciência da Computação para Crianças em uma oficina realizada no ... -
A aplicação dos parâmetros curriculares nacionais em apostilas de vestibulares
(2009) [Trabalho de conclusão de especialização]O propósito desse estudo foi verificar a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em três apostilas (livros didáticos) de cursos pré-vestibulares da cidade de Porto Alegre-RS. Os referenciais teóricos apoiaram-se ... -
Arquitetura e urbanismo : os desafios ao ensino do planejamento urbano contemporâneo
(2013) [Artigo de periódico]O artigo, uma reflexão derivado da prática, discorre sobre alguns desafios conceituais e metodológicos colocados ao ensino do planejamento urbano na formação de arquitetos urbanistas. Aponta, inicialmente, interpretações ... -
A didática e a metodologia de ensino na formação de estudantes do curso de bacharelado da ESEF/UFRGS
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo tem como principal objetivo compreender como os alunos do curso de bacharelado em educação física da ESEF/UFRGS pensam os saberes da didática e da metodologia de ensino e se consideram os mesmos importantes ... -
Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho trata sobre as diferenças e similitudes pedagógicas e/ou metodológicas encontradas nas diferentes etapas de aprendizado do Judô (iniciação, aperfeiçoamento e treinamento) dentro do projeto Bugre Lucena da ... -
A doença de Milena o estudo de caso como metodologia de ensino de química
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho relata as reflexões e análises de um professor em formação na utilização da metodologia didática denominada Estudo de Caso (EC) em duas turmas de Ensino Técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e ... -
A educação física na pandemia : um relato de experiência
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivida durante o estágio obrigatório do ensino fundamental, realizado em dupla com outro colega de graduação, durante o período em que estivemos na pandemia. Um período de ... -
Estratégias de ensino dos fundamentos da dança jazz através de jogos lúdicos para crianças de seis a oito anos
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]A característica híbrida da Dança Jazz revela historicamente diferentes vertentes em termos de origem, estilo e transmissão. Com o seu crescimento em ambientes de educação não formal, surgiu também a demanda por aulas desse ... -
Formação acadêmica do futuro profissional do curso de graduação em Farmácia com perfil generalista : uma revisão das variáveis didático-pedagógicas
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]As universidades vêm sofrendo grandes alterações nos últimos anos devido às mudanças sociais, culturais e econômicas além do recente processo de internacionalização do ensino superior que ajudou a promover outra visão da ... -
Impacto de uma disciplina de metodologia do ensino sobre as percepções dos alunos relativas às características positivas e negativas de um professor
(2013) [Artigo de periódico]Alunos de 5 turmas do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica cursaram a Disciplina de Metodologia do Ensino de Bioquímica com características reflexiva e não diretiva, no período de 1999 a 2005. Ao ... -
Influência do objeto virtual de aprendizagem para o diagnóstico e planejamento do tratamento da hipomineralização molar incisivo em estudantes da graduação e odontopediatras
(2021) [Tese]Metodologia: O estudo de intervención educativa controlada incluiu 170 alunos de graduação e 50 odontopediatras. Dois grupos foram estabelecidos para os alunos: o grupo OVA (VLOG), o grupo controle (CG) e o grupo de ... -
O método estudo de caso aliado à temática fármacos no ensino de química orgânica no nível superior
(2022) [Dissertação]O método Estudo de Caso (EC) constitui uma estratégia de ensino centrada no aluno, com potencial de promover avanços conceituais e habilidades cognitivas superiores. Os casos podem ser histórias reais ou fictícias sobre ... -
Sketching : pensamento visual e representação de ideias
(2016) [Trabalho completo publicado em evento] -
Tango : um olhar sobre o processo de ensino
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo busca responder qual é o processo de ensino do tango que está sendo abordado aos alunos iniciantes em Porto Alegre pelo professor Daniel Osvaldo Carlos. Para tanto, apresentamos a história do tango; ...