• Os benefícios do uso de recursos lúdicos no ensino de língua espanhola : uma abordagem prática 

      Vasques Rodrigues, Mirtha Goalconda (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O seguinte trabalho tem como objetivo demonstrar a existência de uma relação benéfica entre a utilização de recursos lúdicos na prática docente e uma maior eficiência na aprendizagem de uma Língua Estrangeira (LE). Pretende, ...
    • Canções populares e brincadeiras tradicionais infantis no ensino de espanhol como língua estrangeira para crianças 

      Silva, Bruna Daniele da (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo apresentar canções populares e jogos tradicionais infantis por meio da proposta de roteiros de atividades dirigida a professores de espanhol como língua estrangeira para crianças. A ...
    • Eduardo Coutinho entre o jogo e a cena 

      Silva, Alexandre Rocha da; Diniz, Felipe Maciel Xavier (2012) [Artigo de periódico]
      Este artigo visa pensar o cinema sob a luz do jogo. Ao tomar, principalmente, as teorias de Johan Huizinga como referência, pretende-se encontrar analogias possíveis entre o conceito de jogo e o modo de pensar e fazer ...
    • A game to teach and apply design thinking for innovation 

      Kloeckner, Ana Paula; Scherer, Jonatas Ost; Ribeiro, Jose Luis Duarte (2021) [Artigo de periódico]
      Objective: Develop and apply a game to facilitate the use of design thinking for innovation. Method: The construction of the game was based upon the Constructivism Theory. The game was developed following the steps of: (i) ...
    • A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira 

      Freitas, Caroline Barros (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem por objetivo realizar um breve levantamento teórico acerca do uso do lúdico na aula de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). A presença do elemento lúdico em sala de aula é uma ação positiva constatada, ...
    • O jogo do conhecimento no dia-a-dia da educação infantil 

      Molozzi, Bruna (2012) [Dissertação]
      Esta dissertação tem como foco o estudo do jogo no contexto da sala de aula da Educação Infantil. A base teórica da presente pesquisa é a Epistemologia Genética, com a qual se aborda a importância de se pensar a ação da ...
    • Jogo e improvisação na pesquisa-docência : sobre estudos em exercícios 

      Esteves, Diego Winck; Adó, Máximo Daniel Lamela (2019) [Artigo de periódico]
      Este ensaio, um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (mestrado), perspectiva a pesquisa e a docência por meio de uma noção de exercícios que tem ...
    • O Jogo e o conceito : sobre o ato criativo na aula de história 

      Pereira, Nilton Mullet; Torelly, Fernando (2015) [Artigo de periódico]
      O artigo discute o ensino de conceitos nas aulas de história através do uso de jogos. A partir de um debate teórico sobre o conceito, baseado em autores como Deleuze, Foucault e Bergson, apresenta-se a aprendizagem conceitual ...
    • Nós de mim : relatos de uma atriz, palhaça e educadora : sobre como os afetos permearam vivências e auxiliaram na criação do espetáculo Acorda y Canta 

      Pereira, Luana Milidiu (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Pretendo com este trabalho refletir sobre as experiências vivenciadas ao longo do meu processo de aprendizado e que vem me construindo como artista e educadora a partir da descrição desde as primeiras experiências teatrais ...
    • Performance como tática embriagante 

      Borba, Carla Dias de (2021) [Tese]
      A pesquisa Performance como tática embriagante apresenta-se como um espaço de discussão e debate sobre o processo de criação dos trabalhos 7 Cabeças (2003-2018), Espaço de Conflito (2016-2018) e Partituras de um Duelo ...
    • Poética da notação esquizográfica : corpos, pensamento e linguagem em jogo 

      Esteves, Diego Winck; Adó, Máximo Daniel Lamela (2020) [Artigo de periódico]
      Este texto se propõe perspectivar a agência humana no entorno do ato de grafar, ou seja, trata das relações e suas tensões entre as percepções do real e de sua inscrição no tempo-espaço, com ênfase à escrita. Dimensiona ...
    • A prática da "bocha" na SOERAL : entre o jogo e o esporte 

      Stigger, Marco Paulo; Silveira, Raquel da (2004) [Artigo de periódico]
      Neste trabalho, procuramos, a partir da etnografia, compreender aspectos do modo com que os sócios da Sociedade Esportiva Recanto da Alegria/ SOERAL vivenciam seu tempo livre. Centrando a atenção na prática o jogo da bocha ...