Navegação por Assunto "Design gráfico"
Resultados 1-20 de 240
-
As abordagens de design e emoção em estudos de design gráfico : uma revisão bibliográfica
(2017) [Artigo de periódico]Este artigo tem o objetivo de investigar a relação entre Design Gráfico e Design e Emoção, visando contribuir com pesquisas realizadas em ambas as áreas. Dados foram obtidos a partir de pesquisas em oito periódicos, onde ... -
O acervo artístico da Caixa Econômica Federal nos seus bilhetes da Loteria, 1968-1989
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa tem por objetivo descrever a relação entre os bilhetes da Loteria Federal da Caixa, em específico das décadas de 60 e 80, e a origem do acervo de obras que posteriormente tornou-se o Acervo Artístico da Caixa. ... -
Acessibilidade aplicada ao design instrucional : comunicação para alunos com transtorno do espectro autista na educação fundamental
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho consiste no desenvolvimento do projeto de uma narrativa visual interativa aplicada ao design instrucional destinada a crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA), sendo utilizados juntamente ... -
Acessibilidade em interfaces gráficas de objetos de aprendizagem para usuários com baixa visão : uma aplicação no ensino de geometria descritiva
(2018) [Dissertação]O crescente aumento das matrículas de pessoas com deficiência visual na rede regular de ensino, em um contexto no qual a legislação brasileira impulsiona a educação inclusiva, torna relevante a busca por soluções que atendam ... -
Adaptação de uma obra literária para o meio digital
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Seja pelo advento da conectividade ou pela falta de tempo, pesquisas indicam que a taxa de leitura entre jovens tem decaído mundialmente. Neste trabalho, parte-se do princípio que utilizar mídias digitais tornaria o conteúdo ... -
Afeto não tem idade : uma contribuição do design visual à sensibilização dos pretendentes à adoção
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Segundo o Conselho Nacional de Justiça, existem atualmente no Brasil 28.151 pretendentes à adoção no Cadastro Nacional de Adoção e 5.281 crianças e adolescentes aptos à adoção, indicando, assim, um descompasso entre o ... -
Amigo ou inimigo : a influência da cor na interação entre jogadores em “Dark Souls”
(2020) [Trabalho de conclusão de especialização]A interação entre jogadores é um dos elementos cruciais no design de jogos multiplayer , e desenvolver formas diferentes de conectar pessoas em experiências compartilhadas é essencial. Esse artigo tem como objetivo analisar ... -
Uma análise semiótica do design gráfico retrô : os anúncios do evento “Maximídia 2010”
(2018) [Artigo de periódico]O termo retrô surgiu no século XX, sendo hoje possivelmente banalizado como estilo gráfico, então, este estudo visa a compreender o conceito de retrô enquanto fenômeno no campo do design gráfico. Para tanto, são abordados ... -
A aplicabilidade do design thinking como metodologia projetual na concepção de um projeto de design gráfico
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Esse trabalho visa explorar a contribuição da aplicabilidade da abordagem do design thinking como metodologia projetual para a concepção de um projeto de naming e identidade visual para um estúdio de arquitetura. O projeto ... -
Aplicação de realidade aumentada no ensino
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho apresenta referencial teórico/conceitual do projeto de apli-cação da realidade aumentada na educação, buscando colaborar com a utilização das tecnologias emergentes no ensino médio. Foram realizadas ... -
Aplicação do design gráfico para o desenvolvimento de mobiliário urbano
(2008) [Dissertação]O projeto de espaços públicos, pensados como ideais, necessita um investimento elevado. A abertura de licitações para profissionais residentes de outros estados, diferentes daquele de onde será feita a implantação, pode ... -
Aplicativo de auxílio acadêmico para os alunos dos cursos de design da UFRGS
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho propõe a criação de um aplicativo para dispositivos móveis, que auxilie os alunos dos cursos de Design da UFRGS ao longo de sua trajetória acadêmica. O objetivo principal do aplicativo é auxiliar os ... -
Aplicativo gamificado de educação musical para crianças em idade escolar
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho relata o processo de pesquisa e de elaboração de um aplicativo instrucional gamificado para smartphones direcionado à educação musical para crianças de 7 a 10 anos. Foram realizadas pesquisas preliminares, ... -
Apontamentos sobre guias turísticos e design da informação
(2015) [Trabalho completo publicado em evento] -
A arte de produzir livros infantis em editoras pequenas no RS : um estudo sobre gestão de projetos
(2020) [Artigo de periódico]O presente estudo busca compreender como são produzidos os livros infantis sob o ponto de vista da gestão de projetos. A metodologia utilizada é estudo de casos múltiplos, na qual foram utilizados entrevistas em profundidade ... -
Aspecto e herança cultural das safe fonts na web
(2014) [Artigo de periódico]Este artigo busca identificar e destacar os elementos relativos à herança cultural na aparência das fontes tipográficas disponíveis na web, em especial das fontes consideradas seguras para uso (safe fonts). O ponto de ... -
Branding e design de identidade de marca para microempreendedor fabricante de doces
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem o intuito de demonstrar o potencial do design e a importância de sua aplicação no auxílio à inserção de microempreendedores no mercado de doces, atuando são só no âmbito ... -
Branding e identidade visual de marca para microempreendedor na área de design
(2020) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho de conclusão de curso de especialização em design gráfico propõem o desenvolvimento de um projeto de identidade visual a partir da identificação do DNA de marca de um profissional autônomo, que atua em ... -
Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo digital que auxilie na amenização da ansiedade, voltado para pessoas com idade entre 18 e 34 anos. A primeira parte do trabalho iniciou com a contextualização do tema e ... -
Closet Clube : incentivo do consumo consciente por meio do desenvolvimento do modelo de negócio e plataforma digital
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho propõe a criação de um website que promova um modelo de consumo inovador , sustentável, consciente, compartilhado e que incentive a economia local, por meio da realização do conceito "closet compartilhado", ...