Navegação por Autor "Araujo, Ives Solano"
Resultados 1-20 de 210
-
Acciones para el cultivo de una Comunidad de Práctica Virtual de profesores de Física : análisis de los procesos de Participación Periférica Legítima a través de un curso virtual sobre Recursos Educativos Abiertos para la enseñanza de la Física
Vera Rey, Elkin Adolfo; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2020) [Artigo de periódico]La literatura destaca la existencia de una significativa brecha entre la investigación educativa y las prácticas docentes. Por otro lado, existen estudios sobre Comunidades de Práctica (CoP) conformadas por docentes en ... -
Adapting Gowin's V diagram to computational modelling and simulation applied to physics education
Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela; Moreira, Marco Antonio (2006) [Trabalho completo publicado em evento] -
Adoção de inovações didáticas no ensino universitário de física na perspectiva de transposições praxeológicas
Oliveira, Tobias Espinosa de (2019) [Tese]Diminuir a distância entre pesquisa e prática em Educação em Ciências é um objetivo a ser perseguido. Em particular, algumas inovações didáticas, como métodos ativos de ensino, que apresentam bons resultados em pesquisas ... -
Adoção e difusão de inovações didáticas em disciplinas de física geral : estudos de caso em duas universidades públicas brasileiras
Müller, Maykon Gonçalves (2017) [Tese]Tornar o ensino centrado nos estudantes tem sido foco de atenções de grande parte da área de pesquisa e ensino de Ciências nos últimos 30 anos. Essa tendência tem origem nos resultados poucos positivos em relação à ... -
Adoção e Difusão de Inovações Didáticas no Ensino
Petter, Ana Amélia (2018) [Resumo publicado em evento] -
Uma alternativa didática às aulas tradicionais : o engajamento interativo obtido por meio do uso do método peer instruction (instrução pelos colegas)
Vieira, A. S. (2014) [Dissertação]É consensual no campo da Educação que métodos tradicionais de ensino apresentam baixa eficiência no que se refere à aprendizagem dos alunos. Tais métodos são predominantemente baseados em aulas expositivas monológicas, com ... -
Análise praxeológica do método Peer Instruction : construção de um ponto de referência para o estudo de suas modificações e adaptações para diferentes contextos de ensino
Percheron, Felippe Santos; Petter, Ana Amélia; Oliveira, Tobias Espinosa de; Araujo, Ives Solano (2021) [Artigo de periódico]Pesquisas na área de ensino têm apontando o Peer Instruction (PI) como o método ativo de ensino mais utilizado, aplicado em diferentes contextos educacionais e, consequentemente, sujeito a diversas modificações no seu ... -
Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica
Oliveira, Tobias Espinosa de; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2019) [Artigo de periódico]Es deseable que los buenos resultados obtenidos en las investigaciones sobre la utilización de los métodos activos de enseñanza sean alcanzados en la práctica docente en diversos contextos. Para ello, es necesario comprender ... -
Aplicação do método Peer Instruction na abordagem das leis de Newton no ensino médio
Bernardes, Jader (2016) [Dissertação]Este trabalho teve como objetivo a elaboração de uma sequência didática em nível de Ensino Médio sobre Leis de Newton, para ser utilizada com o método de ensino Peer Instruction. (Instrução pelos Colegas). Esta sequência ... -
Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning) : um método ativo para o Ensino de Física
Oliveira, Tobias Espinosa de; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2016) [Artigo de periódico]O método tradicional de ensino, caracterizado basicamente por aulas expositivas centradas no professor e pela resolução de longas listas de exercícios como atividade de fixação dos conteúdos, é ainda presente em grande ... -
Aprendizagem baseada em projetos no ensino de Física : uma revisão da literatura
Pasqualetto, Terrimar Ignacio; Veit, Eliane Angela; Araujo, Ives Solano (2017) [Artigo de periódico]Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto do Ensino de Física. O objetivo é apresentar uma breve revisão histórica da ABP e traçar um panorama das publicações ... -
Aprendizagem de conceitos básicos de eletricidade com atividades lúdicas : um relato de experiência no colégio de aplicação da UFRGS
Rocha, Leandro Roberto Martins (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível -
Aprendizagem de conceitos físicos relacionados com circuitos elétricos em regime de corrente alternada com uso da placa Arduino
Dröse Neto, Breno (2013) [Dissertação]O objetivo deste trabalho foi investigar as dificuldades encontradas pelos alunos na aprendizagem de circuitos elétricos em regime de corrente alternada (CA). Especificamente investigamos: i) dificuldades de aprendizagem ... -
Aprendizagem de física, trabalho colaborativo e crenças de autoeficácia : um estudo de caso com o método team-based learning em uma disciplina introdutória de eletromagnetismo
Oliveira, Tobias Espinosa de (2016) [Dissertação]O ensino de Física Geral nas universidades brasileiras é frequentemente relacionado a dois problemas correlacionados: dificuldade de aprendizagem e desmotivação. Ambos são agravados pela adoção estrita do método de ensino ... -
Astronomia como tema motivador para a aprendizagem da termodinâmica : um relato de experiência no Instituto de Educação General Flores da Cunha (POA-RS)
Silva, Leandro do Nascimento (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível. -
Atas
Heidemann, Leonardo Albuquerque; Veit, Eliane Angela; Araujo, Ives Solano; Moreira, Marco Antonio; Instituto de Fisica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Encontro Estadual de Ensino de Física - RS (4. : 2011 : Porto Alegre, RS) (UFRGS. Instituto de Física, 2011) [Anais de evento] -
Atas
Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela; Moreira, Marco Antonio; Encontro Estadual de Ensino de Física - RS (1 : 2005 : Porto Alegre, RS) (Instituto de Física - UFRGS, 2006) [Anais de evento] -
Atas
Veit, Eliane Angela; Heidemann, Leonardo Albuquerque; Araujo, Ives Solano; Massoni, Neusa Teresinha; Roso, Caetano Castro; Pastorio, Dioni Paulo; Encontro Estadual de Ensino de Física - RS (9. : 2023 : Porto Alegre, RS) (UFRGS, Instituto de Física, 2023) [Anais de evento] -
Atas
Veit, Eliane Angela; Moreira, Marco Antonio; Araujo, Ives Solano; Encontro Estadual de Ensino de Física - RS (2. : 2007 13-15 set. : Porto Alegre, RS) (UFRGS, Instituto de Física, 2007) [Anais de evento] -
Atas
Moreira, Marco Antonio (UFRGS, Instituto de Física, 2013) [Anais de evento]