Navegação por Autor "Adó, Máximo Daniel Lamela"
Resultados 1-20 de 47
-
Aporias literárias : questões borgeanas na educação
Adó, Máximo Daniel Lamela (2016) [Artigo de periódico]Este texto escolhe abordar certo universo da literatura borgeana a partir de três pontos desdobrados em temáticas da Educação. Trata-se de sinalizações que procuram indicar ao leitor uma ênfase nos modos de ler como ... -
Apropiación transgresiva y multimodalidad en la investigación académica : propuestas de escrilectura
Adó, Máximo Daniel Lamela; Mussetta, Mariana (2020) [Artigo de periódico]Las nociones de apropiación transgresiva y multimodalidad en la investigación académica conllevan necesariamente un cuestionamiento de las formas canónicas fosilizadas de leer y escribir en la academia, y proponen en cambio ... -
Bestiário de classe - exercícios de escrita a partir da Tabela Periódica
Matiello, Gabriela Inês (2022) [Resumo publicado em evento] -
Biopoética do Infravisual : experimentar uma escrileitura fotográfica na educação
Silva, Lygia Stephanny Gomes da (2020) [Dissertação]justaposição com o conceito de escrileitura. Para isso, movimenta forças extraídas no fazer da arte fotográfica em mistura com a arte literária, para falar de um estudo de tropo fotográfico na educação. Por exemplo, ao ... -
Biotext microscopies in the classroom : perecquian propositions
Adó, Máximo Daniel Lamela (2022) [Artigo de periódico]Propõe-se pensar a sala de aula como um espaço de convívio e estudo que vive em frequente tensão. A sala de aula é prefigurada como um espaço de ação que insiste como uma prática cotidiana, mas, por ser habitual, acaba ... -
Criação poética e currículo da diferença
Munhoz, Angélica Vier; Adó, Máximo Daniel Lamela (2017) [Artigo de periódico]Este ensaio propõe atuar com as forças artísticas de um currículo a partir dos trabalhos de Sophie Calle e Georges Perec. De modo a embaralhar arte e vida, ambos os autores se prestam a um movimento de reduções, de subtrações ... -
Dandaras da periferia: negritude e território nos atendimentos do PIM PIA
Pereira, Patrícia da Silva; Duarte, Andressa Rodrigues; Salgueiro, Barbara (2017) [Resumo publicado em evento] -
Didática da invenção ou delírios do verbo ensinar : microacontecimentos da docência e luta curricular
Denardi, Mariana Machado (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Da experiência de estágio emergem nossas primeiras concepções sobre educar. Essa escrita compartilha relatos de experiências desse percurso, considerando que me defrontei com uma crise de legitimidade do ensino da Sociologia ... -
Docência e ficção : todo mundo sabe, ninguém pode negar
Adó, Máximo Daniel Lamela (2022) [Capítulo de livro] -
Uma docência em preparação : histórias insólitas e autoficções
Ritzel, Eduarda (2021) [Dissertação]Este texto propõe questionar o sujeito-docente enquanto ser de identidade fixa, imutável, enquanto Professor-Uno-Primordial (Corazza, 2013). Para isso, opera com o fantástico de Júlio Cortázar e a morte do autor de Roland ... -
Educação potencial : autocomédia do intelecto
Adó, Máximo Daniel Lamela (2013) [Tese]Este textotese postula dimensionar um meio prático e relativamente autônomo da Educação Potencial como um fazer. Tanto essa autonomia como a sua potência não estão relacionadas a uma essência, mas à intensidade imanente e ... -
Educação Potencial: autocomédia do intelecto
Adó, Máximo Daniel Lamela (2013) [Resumo publicado em evento] -
EDUCAÇÃO POTENCIAL: UMA ORDEM DE COMPOSIÇÃO PRÁTICA
Adó, Máximo Daniel Lamela (2011) [Resumo publicado em evento] -
Educación potencial : conversas apócrifas e infraordinarias sobre nuestra investigación
Adó, Máximo Daniel Lamela; Peixoto, Bruna Lima (2020) [Resumo publicado em evento] -
Entre biografemas e incidentes : histórias insólitas e sem fama de uma professora imaginária
Ritzel, Eduarda; Adó, Máximo Daniel Lamela (2021) [Artigo de periódico]Este texto problematiza a identidade docente como algo fixo, propõe uma docência que tenha como modo de operar uma identidade fic-tícia a partir das noções de biografemas e incidentes apresentadas por Roland Barthes (2004a; ... -
Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance
Esteves, Diego Winck; Adó, Máximo Daniel Lamela (2020) [Artigo de periódico]Este ensaio se ocupa do espaço do texto para desdobrar, na e pela escrita, problemáticas que perspectivam o pesquisar em Educação pela via da poética. Compreende que a pesquisa,ao se fazer pela escrita,não transcreve uma ... -
Etnografemas : docências em criação
Rocha, Marcela Cristina da (2019) [Dissertação]Este texto opera com a narrativa ficcional como potência para pensar a formação docente. Entende a ficção enquanto poética de tradução criadora e alarga essa noção para a educação. Deste modo, trabalha a ficção como potência ... -
Eu me lembro
Adó, Máximo Daniel Lamela (2022) [Capítulo de livro] -
Exercícios de escrita e apropriação em sala de aula
Webber, Laís Guimarães (2019) [Resumo publicado em evento] -
Exercícios de quê?
Adó, Máximo Daniel Lamela (2022) [Capítulo de livro]