Navegação por Assunto "Jogos eletrônicos"
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Economia criativa e jogos eletrônicos
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O mercado profissional brasileiro de criação jogos eletrônicos está em expansão, mas os estudos a respeito dos seus profissionais não está acompanhando com a mesma velocidade e entusiasmo. Tais jogos já conquistaram seu ... -
Estratégias de comunicação no Instagram do jogo eletrônico Free Fire para estimular a venda de bens virtuais
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Tendo em vista que a sociedade contemporânea vem consumindo cada vez mais jogos eletrônicos através de seus smartphones, observa-se que os jogos free-to-play (gratuitos para jogar) têm crescido mundialmente no mercado ... -
Um estudo sobre a Arquivologia, preservação digital e os jogos eletrônicos
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo apresentar um panorama sobre a preservação de jogos eletrônicos, apontando principalmente as suas adversidades ao preservá-las, como as variadas diretrizes de ... -
Estudo sobre a colaboração em exergames : o modo colaborativo do Running Wheel
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Nos dias atuais, os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano de diversas pessoas, que buscam diversão, distração, entre outros motivos. Entretanto, a maioria deles não estimula fisicamente os jogadores, o que acaba ... -
Experiência de jogo como a afinação em uma tonalidade afetiva lúdica: Stimmung, LARGs e reencantamento do mundo no Ingress
(2018) [Tese]Esta Tese possui como objeto teórico de investigação a experiência de jogo a partir de um viés fenomenológico, compreendendo o fenômeno lúdico e suas manifestações – no caso, o jogo – em nós, humanos, em seus aspectos ... -
Firm´s innovation expectation, potential and actions : impressions on the japanese videogeme console market
(2009) [Artigo de periódico]From the major assumptions proposed by the Theory of the Firm, it is possible to understand the firm as the primary site for innovation. Innovation efforts are justified by the vital need of any firm to generate enough ... -
Game mods : novas perspectivas no cenário de jogos eletrônicos
(2018) [Capítulo de livro]Apesar do grande interesse da academia pela área dos jogos eletrônicos, nem todas as suas ramificações recebem o mesmo nível de atenção. Os game mods, ou “modificações em jogos”, possivelmente devido a sua ainda curta ... -
Gerador genérico de jogos de RPG
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O RPG é gênero de jogos cuja importância e representatividade é muito grande. O jogo consiste em uma aventura em que os jogadores interpretam papéis de heróis em suas jornadas e suas regras são bastante computacionais. Há ... -
A história e contribuição dos jogos e consoles de videogame para a sociedade e a computação
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo visa mostrar que videogames não são apenas entretenimento e têm grandes impactos sociais e econômicos nas vidas de pessoas que tanto jogam quanto não jogam videogames. Videogames já existem há muito tempo, com ... -
Identificação de práticas de gestão de projetos em grupos desenvolvedores de game mods de conversão total
(2018) [Dissertação]O progressivo avanço tecnológico da sociedade naturalmente traz consigo inovações, transformações e novos produtos e serviços. Novos produtos e serviços, por sua vez, conduzem a mudanças e mesmo quebras de paradigmas nas ... -
Imersão virtual e cultura : desvendando a influência de 'World of Warcraft' na dinâmica cultural brasileira
(2024) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo é uma análise da representatividade da cultura brasileira inserida no jogo World of Warcraft e de sua influência na busca por conhecimento e valorização da cultura pelos jogadores. De caráter exploratório e ... -
Influência da propriocepção na memória espacial : um estudo com jogos imersivos e convencionais
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Com o advento da realidade virtual comercialmente viável e disponível para o consumidor em larga escala, perspectivas previamente visitadas podem ser reconsideradas. Atualmente, a indústria do entretenimento influencia ... -
It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho se propõe a analisar, de forma comparativa, a utilização da publicidade in-game em games da série de simuladores de futebol FIFA. Seus objetivos específicos são identificar a presença de publicidade durante ... -
Jogar Geografia e aprender com jogos eletrônicos: potências e impotências, tentativas de movimentos
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]A presente pesquisa explora os movimentos da tentativa de integração de uma geografia escolar e a tecnologia, dentro do contexto de jogos eletrônicos. Uma vez que não podemos deixar à margem de nossas reflexões que o espaço ... -
Jogos eletrônicos inacabados e a imagem de marca : um estudo de caso do lançamento do jogo Cyberpunk 2077 pela desenvolvedora CD Projekt Red
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Lançamentos de jogos eletrônicos inacabados e repletos de problemas técnicos têm sido muito comuns na indústria, e o caso de Cyberpunk 2077 é um dos mais proeminentes. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto deste ... -
Jogos eletrônicos na educação física escolar : uma revisão sistemática
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Os jogos eletrônicos configuram-se como elementos expressivos da cultura digital e estão presentes nos mais diferentes recursos tecnológicos. No entanto, ainda é necessário debater como a Educação Física vem se utilizando ... -
Jogos em ambientes pervasivos
(2009) [Dissertação]Dispositivos eletrônicos com características de computadores pessoais, como um alto poder de processamento de dados e armazenamento, estão espalhando-se cada vez mais na vida das pessoas. Variando desde notebooks a PocketPCs ... -
O lugar dos jogos eletrônicos na educação física escolar para jovens do ensino médio
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Como parte importante da cultura de diversos jovens no contexto social atual, os Jogos Eletrônicos (JE) são apontados por estudos como pertencentes ao conteúdo da Educação Física Escolar. A presente pesquisa tem como ... -
No jogo do mercado : o caso de uma startup gaúcha
(2016) [Artigo de periódico]O empreendedorismo tem recebido estímulo na maioria dos países por sua relevância econômica e social, em virtude de seu potencial de gerar emprego e renda. Mais recentemente, com o surgimento e a consolidação dos segmentos ... -
Peer-to-peer and cheat-resistant support for massively multiplayer online games
(2015) [Tese]Typically, games classified as ‘massively multiplayer online games’ (MMOGs) are competitive, real-time, large-scale interactive simulations of graphical virtual worlds. Currently, most (if not all) commercial MMOGs are ...