• Gênero e sexualidade nas aulas de História : composições para um currículo antinormativo 

      Nunes, Priscila Spindler Corrêa (2020) [Tesis de maestría]
      A pesquisa investiga modos e possibilidades de construir um currículo de História com disposição antinormativa. A disposição antinormativa vem das leituras e teorizações queer, em particular aquelas que problematizam o ...
    • Longe demais das capitais: distâncias e desigualdades 

      Quartiero, Eliana Teresinha (2014) [Tesis]
      Nesta pesquisa realizamos um exercício de problematização acerca das verdades que demarcam processos de diferença/desigualdade presentes na implantação de uma formação de professoras/es nas temáticas de gênero, sexualidade, ...
    • Queer-stionar matemático na produção de atividades sobre espaço 

      Boeira, Nicole Scarello (2024) [Tesinas de grado]
      Este trabalho objetiva compreender como uma abordagem pedagógico-matemática sobre o conceito de espaço, em seus múltiplos sentidos, principalmente, o ancorado no estranhamento matemático proposto pela perspectiva pedagógica ...
    • Teoria queer : uma política pós-identitária para a educação 

      Louro, Guacira Lopes (2001) [Artículo de periódico]
      As chamadas “minorias” sexuais são, hoje, muito mais visíveis do que antes, e, conseqüentemente, torna-se mais acirrada a luta entre elas e os grupos conservadores. Esse embate, que merece uma especial atenção de estudiosos/as ...