Listar por tema "Necessidades educacionais especiais"
Mostrando ítems 1-20 de 50
-
Abordagens de cooperação e colaboração na utilização de ambiente de aprendizagem mediado por computador pelos portadores de necessidades educacionais especiais com limitação visual
(2003) [Artículo de periódico]Este artigo trata da utilizaÁ„o de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador (AAMC), enfocando os Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) no processo de ensino e de aprendizagem. O uso de ferramentas ... -
Acessibilidade tecnológica e pedagógica na apropriação das tecnologias de informação e comunicação por pessoas com necessidades educacionais especiais
(2003) [Tesis de maestría]Esta dissertação trata de uma investigação, no âmbito da Informática na Educação Especial no que se refere à acessibilidade às tecnologias de informação e comunicação (TIC) utilizadas como apoio educacional por pessoas com ... -
Alunos com dificuldades na aprendizagem : alternativas pedagógicas
(2005) [Resumen publicado en evento] -
Ambientes virtuais de aprendizagem e a formação em EAD das PNEES com limitação visual : um estudo de caso utilizando ferramentas de interação
(2006) [Trabajo completo publicado en evento] -
Análise de redes sociais em blogs de pessoas com necessidades especiais (PNE)
(2007) [Trabajo completo publicado en evento] -
Aplicativo móvel android de gestão e acompanhamento de alunos com necessidades educacionais especiais
(2019) [Tesinas de grado]Aplicativos móveis fazem parte do cotidiano da grande maioria dos brasileiros e, com isso, seu uso na educação vem aumentando a cada dia. Tendo em vista os professores que possuem alunos com necessidades especiais de ... -
A apropriação das tecnologias de informação e comunicação por pessoas com paralisia cerebral
(2002) [Artículo de periódico] -
O atendimento educacional especializado no ensino médio : estudo de caso de uma escola estadual de porto alegre
(2014) [Tesinas de grado]A presente pesquisa aqui descrita teve por objetivo compreender como é realizado o apoio da Educação Especial aos alunos com deficiência no Ensino Médio, por meio do Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos ... -
Avaliação inicial do aluno com deficiência mental na perspectiva inclusiva
(2007) [Tesis de maestría]O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada entre os anos de 2005 a 2007, cujo objetivo principal foi analisar como é feita a Avaliação Inicial do aluno com indícios de Deficiência Mental e que se encontra ... -
O centro de interesses visto como uma das estratégias válidas para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais : “...isso eu sei profe!”
(2010) [Tesinas de grado]O presente trabalho origina-se das experiências vivenciadas durante o Estágio de Docência do Curso de Graduação em Pedagogia, realizado em 2010/1, com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública ... -
Cidadania, diversidade e educação inclusiva : um diálogo entre a teoria e a prática na rede pública municipal de Manaus
(2008) [Tesis]Esta pesquisa investiga como a Rede de Ensino Municipal de Manaus tem buscado garantir a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais, prevendo formas de acompanhamento do processo ... -
Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e processos inclusivos : trajetórias de alunos com necessidades educativas especiais
(2006) [Tesis de maestría]A presente pesquisa está vinculada aos estudos realizados pelo Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo a ... -
Concepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o aluno com necessidades educacionais especiais e sua inclusão na escola comum
(2006) [Tesis de maestría]Esta Dissertação de Mestrado intitulada “Concepções dos Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre o Aluno com Necessidades Educacionais Especiais e sua Inclusão na Escola Comum” aborda as concepções presentes ... -
Concepções de pais de alunos da Escola Fundamental La Salle (Sapucaia do Sul, RS) sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular
(2004) [Tesis de maestría]Interessa-nos aprofundar nesta dissertação o tema da inclusão na educação. Contextualizei, um pouca o percurso histórico das modalidades de inclusão dos sujeitos com necessidades educacionais especiais, referenciando-me ... -
A construção dos limites das crianças com necessidades educacionais especiais
(2010) [Tesinas de grado]O presente trabalho relata uma pesquisa realizada a partir do estágio supervisionado desenvolvido durante o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. O estudo teve por finalidade analisar a importância da construção ... -
Os contornos da escola : espaços escolares, dificuldades de aprendizagem e organização curricular por ciclos
(2007) [Tesis de maestría]O presente estudo teve como objetivo a compreensão de fenômenos escolares relativos aos diferentes espaços na escola destinados aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, multirrepetência e defasagem entre ... -
Dizeres, saberes e fazeres do professor, no contexto da inclusão escolar
(2005) [Tesis de maestría]Na perspectiva de que a linguagem é linguagem porque faz sentido, partilho esse estudo, para que possamos refletir sobre a temática provocada por discussões que problematizam as relações sociais e políticas quanto à inclusão ... -
Educação e diferenças : o atendimento de alunos com autismo na cidade de Porto Alegre
(2002) [Resumen publicado en evento] -
Educação especial e educação infantil : uma análise de serviços especializados no Município de Porto Alegre
(2011) [Tesis de maestría]O presente estudo teve como objetivo analisar a constituição do atendimento educacional especializado em educação especial para crianças da Educação Infantil. Para tanto, procurei descrever como se configuram esses serviços ... -
Educação inclusiva : um estudo a partir de uma proposta inclusiva alemã
(2007) [Tesis de maestría]A pesquisa tem como objetivos reconhecer práticas inclusivas no dia-a-dia da sala de aula e da escola, baseadas nos princípios pedagógicos inclusivos alemães, e analisar as práticas educativas dos professores que atuam ...