• Canta meu povo : uma interpretação histórica sobre a produção musical de Teixeirinha (1959-1985) 

      Cougo Júnior, Francisco Alcides (2010) [Tesis de maestría]
      O presente trabalho aborda, sob a perspectiva historiográfica, a produção musical do compositor e cantor Teixeirinha (Vitor Mateus Teixeira, 1927-1985), durante seus vinte e seis anos de atuação no mercado fonográfico. Ao ...
    • Espaços, trânsitos e sociabilidades em performance na "Música do Beiradão”: uma etnografia entre músicos amazonenses 

      Norberto, Rafael Branquinho Abdala (2016) [Tesis de maestría]
      Este é um estudo etnomusicológico etnográfico entre músicos amazonenses envolvidos com o universo musical/sociocultural reconhecido no Estado do Amazonas, principalmente na capital Manaus, por “música do Beiradão”. No ...
    • Pago Revisitado 

      Forgiarini, Luciana; Ferreira, Clarissa; Cabral, Texo; Forgiarini, Luciana; Dutra, Vinicius; Sperotto, Luiz; Forgiarini, Luciana; Forgiarini, Luciana; Dias, Breno; Milanez, Francisco; Scott, Gabriella; Côrte Real, Gustavo; Matté, Larissa; Chaves, Maria Fernanda; Kellermann, Thiago; Dutra, Vinicius; Favaretto, Fernando (2019-11-30) [Video]
      O espetáculo Pago Revisitado reflete sobre a identidade gaúcha, questionando por quem e para quem foram construídos os seus símbolos. Através da música, celebram-se as múltiplas formas de pertencimento e regionalidade, ao ...
    • Tensões nas representações sobre o gaúcho : uma análise de "Eu reconheço que sou um grosso" 

      Morigi, Valdir Jose; Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling (2013) [Artículo de periódico]
      A narrativa da música regional é um dos componentes essenciais na construção da noção de identidade regional. Neste artigo tomamos para análise o discurso presente na composição do cantor gaúcho Gildo de Freitas, um defensor ...