Listar por autor "Piccoli, Luciana"
Mostrando ítems 1-20 de 66
-
Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Cesar, Íris Luiza Barcellos de Fraga (2010) [Tesinas de grado]A partir de aportes do campo dos Estudos Culturais e dos estudos sobre alfabetização e letramento, esta pesquisa investiga as concepções de alfabetização e de letramento que orientam a prática pedagógica de uma professora ... -
Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano
Fraga, Bruna Bordignon (2019) [Tesinas de grado]Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa-ação, sendo a principal fonte de análise as produções realizadas por crianças de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, em contexto de ensino bilíngue,de uma escola ... -
Alfabetização e oralidade : marcas orais nas produções escritas
Assis, Évelin Fulginiti de; Piccoli, Luciana (2018) [Artículo de periódico]O processo de produção escrita em sala de aula de alfabetização, concomitante ao desenvolvimento de algumas estratégias didáticas, envolve aprendizagens referentes à leitura, escrita e oralidade. Este artigo consiste no ... -
Alfabetizações, alfabetismos e letramentos : trajetórias e conceitualizações
Piccoli, Luciana (2010) [Artículo de periódico]As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aos diferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, da trajetória desses conceitos abordados por diferentes ... -
Aplicativos para a alfabetização de crianças : análises acerca da aprendizagem do sistema de escrita alfabética e das pedagogias diferenciadas
Goulart, Brenda Rosana (2022) [Tesinas de grado]Este Trabalho de Curso objetiva analisar aplicativos voltados à aprendizagem inicial da leitura e escrita por crianças, sob a ótica das pedagogias diferenciadas. A questão que fundamenta este estudo é: quais são as ... -
Aprendizagem de crianças na alfabetização em tempos de pós-pandemia : análises de estratégias didáticas no retorno às aulas presenciais
Collatto, Bárbara Salerno (2022) [Tesinas de grado]Este Trabalho de Curso tem os objetivos de 1) identificar as principais consequências na aprendizagem de crianças no ciclo de alfabetização causadas pelo ensino remoto emergencial, especificamente nas do terceiro ano do ... -
Apresentação
Piccoli, Luciana; Corso, Luciana Vellinho; Andrade, Sandra dos Santos; Sperrhake, Renata (2018) [Texto de presentación/conclusión] -
Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais
Santos, Daniele Silva dos (2022) [Tesinas de grado]Este estudo refere-se a uma investigação vinculada à pesquisa institucional “Práticas Avaliativas da Alfabetização: avaliações internas e externas e o acompanhamento da aprendizagem da leitura e da escrita nos Anos Iniciais ... -
Avanços na alfabetização de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental : projeto didático e consciência fonológica em foco
Almeida, Laura Bagatini de (2016) [Tesinas de grado]Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso, do tipo análise documental, sendo o principal documento de análise o Diário de Classe elaborado durante o estágio curricular do curso de Pedagogia, em uma turma de ... -
Caderno, para que te quero? : práticas de escrita não institucionalizadas de uma pequena escrevente
Santos, Roberta Barbosa dos (2012) [Tesinas de grado]Esta pesquisa está amparada pelos pressupostos teóricos da História Cultural, em especial, da Cultura Escrita, e visa analisar as práticas de escrita de uma criança de oito anos, aluna em uma turma de segundo ano do Ensino ... -
Cantando também se aprende : uma análise das habilidades de competência metalinguística envolvidas na exploração de textos orais e escritos de cantigas de roda
Schmitz, Cibelle Hoffmann (2013) [Tesinas de grado]Ancorada no campo da Linguagem, esta pesquisa pretende investigar quais são as marcas das aprendizagens – de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre – relacionadas às habilidades ... -
“Como eu vou aprovar o aluno se ele não está alfabetizado?” : um estudo sobre a progressão continuada do 1º ao 2º ano do ensino fundamental
Garcias, Laiana Orozco (2012) [Tesinas de grado]O estudo discute como a progressão continuada está sendo implementada em uma escola pública estadual localizada em Porto Alegre. Tem como objetivo identificar e analisar as estratégias didáticas utilizadas pelas professoras ... -
O conceito de avaliação formativa no contexto do estágio de docência II : anos iniciais do curso de pedagogia
Piccoli, Luciana; Andrade, Sandra dos Santos; Sperrhake, Renata (2023) [Capítulo de libro] -
Culturas das Infâncias e Culturas Juvenis: um estudo dos eventos de oralidade de uma turma de segundo ano do ensino fundamental
Flôres, Taís Pereira (2012) [Resumen publicado en evento] -
Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização
Fagundes, Francini Rosa (2019) [Tesinas de grado]Esta monografia, de caráter qualitativo, traduz-se em uma análise documental, sendo o principal documento de análise, o Diário de Classe, construído durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, realizado em uma ... -
Deu certo : propostas didáticas que contribuíram para o avanço de alunos em diferentes etapas da alfabetização
Santos, Andressa Guterres dos (2015) [Tesinas de grado]O estudo refere-se a uma pesquisa qualitativa do tipo documental, a partir de um exercício de metamemória, realizado a partir da análise de um diário de classe elaborado durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, ... -
Ensino remoto : alguns temas emergenciais para uma prática pedagógica nos anos iniaciais do ensino fundamental
Andrade, Sandra dos Santos; Nunes, Marília Forgearini; Piccoli, Luciana (Pimenta Cultural, 2021) [Libro] -
Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização
Togni, Greicy de (2011) [Tesinas de grado]O objetivo deste trabalho é investigar as estratégias que crianças de quatro a cinco anos lançam mão quando confrontadas com situações de leitura e escrita no ambiente escolar. Participaram deste estudo alunos de educação ... -
Entre máscaras, ansiedades e expectativas : desafios enfrentados por professoras no retorno ao ensino presencial
Andrade, Sandra dos Santos; Piccoli, Luciana; Nunes, Marília Forgearini; Sperrhake, Renata (2022) [Artículo de periódico]Este texto discute como está ocorrendo o retorno às aulas presenciais e o processo de ensino e de aprendizagem no período pós-pandemia, abordando os desafios enfrentados pelas professoras. Adota-se uma metodologia inspirada ... -
Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem
Herbe, Sibele Bechara (2012) [Tesinas de grado]A pesquisa busca investigar estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é analisar práticas adotadas por professoras alfabetizadoras ...