Listar por autor "Lima, Jose Valdeni de"
Mostrando ítems 1-20 de 159
-
Uma abordagem semiótica aplicada a objetos hipermídia educacionais no SBTVD
Argolo, Eráclito de Souza; Soares Neto, Carlos de Salles; Lima, Jose Valdeni de (2013) [Trabajo completo publicado en evento] -
Adaptatividade em apresentações paralelas multimídia : trajetórias de aprendizagem temporais
Zunguze, Manuel Constantino (2017) [Tesis]Será que os estudantes de hoje têm habilidades para alternar o foco, dividindo seu tempo de estudo entre duas ou mais “fontes didáticas” às quais são expostos? Nesta tese se entende por “fonte didática” toda fonte de ... -
Adaptive Layered Multicast TCP-Friendly : análise e validação experimental
Krob, Andrea Collin (2009) [Tesis de maestría]Um dos obstáculos para o uso disseminado do multicast na Internet global é o desenvolvimento de protocolos de controle de congestionamento adequados. Um fator que contribui para este problema é a heterogeneidade de ... -
AdaptWeb : evolução e desafios
Oliveira, Jose Palazzo Moreira de; Gasparini, Isabela; Pimenta, Marcelo Soares; Lima, Jose Valdeni de; Kemczinski, Avanilde; Proenca Junior, Mario Lemes; Brunetto, Maria Angelica Oliveira Camargo (2009) [Artículo de periódico]O AdaptWeb® (Ambiente de Ensino-Aprendizagem Adaptativo na Web) é um Sistema Adaptativo de EAD baseado na web e tem a finalidade de adaptar o conteúdo, a apresentação e a navegação de acordo com o perfil do usuário. A sua ... -
Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
Oliveira, Jose Palazzo Moreira de; Brunetto, Maria Angelica Oliveira Camargo; Proenca Junior, Mario Lemes; Pimenta, Marcelo Soares; Ribeiro, Cora Helena Francisconi Pinto; Lima, Jose Valdeni de; Freitas, Veronice de; Marçal, Viviane Sodré Prado; Gasparini, Isabela; Amaral, Marília Abrahão (2003) [Artículo de periódico]Este artigo, com ênfase nos aspectos técnicos, apresenta os resultados obtidos no âmbito dos projetos Electra e Adaptweb, voltados para a autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. ... -
Agente colaborativo para experiências multidisciplinares
Morais, Carlos Tadeu Queiroz de; Hannel, Kelly; Lima, Jose Valdeni de; Franco, Sérgio Roberto Kieling; Gensel, Jérôme (2006) [Trabajo completo publicado en evento] -
Alocação de atividades em um sistema de gerência de workflow
Barros, Rodolfo Miranda de (1997) [Tesis de maestría]A tecnologia de workflow encontra-se atualmente ainda em fase inicial, porém, apresentando um grande crescimento nos últimos anos. Negócios em todo mundo estão usando o suporte automatizado do workflow para tornar suas ... -
Um ambiente virtual multimídia de ensino na web, com transmissão ao vivo e interatividade
Fischer, Graciana Simoní (2001) [Tesis de maestría]Cada vez mais tem se pensado em formas de aprimorar o ensino nas mais diversas áreas. E para isso, a Internet tem sido um ambiente de apoio à atualização e renovação das formas de ensino convencionais, bem como viabilizado ... -
Anais : XXVII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação ( 27. : 2019 nov. 25-27 : Porto Alegre, RS)
Roesler, Valter; Lima, Jose Valdeni de; Wives, Leandro Krug; CINTED (27. : 2019 : Porto Alegre, RS) (Sociedade Brasileira de Computação, 2019) [Actas de Evento] -
Análise das trajetórias de aprendizagem de estudantes inscritos em um MOOC
Souza, Napoliana Silva de; Santiago, Gabriella; Lima, Jose Valdeni de; Nunes, Felipe Becker; Canto Filho, Alberto Bastos do; Perry, Gabriela Trindade (2018) [Artículo de periódico]Os MOOCs representam uma nova forma de acesso ao conhecimento – usualmente aberto e gratuito, alcançando um alto número de inscrições. A partir dessa nova modalidade de distribuição de cursos, surgem novas possibilidades ... -
Análise de desempenho de estudantes utilizando técnicas de agrupamento com mineração aplicado a curso de pós-graduação à distância
Kühn, Ígor; Rocha, Paulo Santana; Lima, Jose Valdeni de; Wives, Leandro Krug; Gomes, Raquel Salcedo; Jardim, Rafaela Ribeiro (2019) [Trabajo completo publicado en evento] -
Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde
Pereira, Dauster Souza; Lima, Jose Valdeni de; Conceição, Simone C. O.; Gomes, Raquel Salcedo; Rocha, Paulo Santana; Jardim, Rafaela Ribeiro; Jofilsan, Nicolau Calado; Pereira, Priscilla Perez da Silva (2023) [Artículo de periódico]O uso da tecnologia na área da saúde tem crescido cada vez mais. Os dispositivos móveis possibilitam que as pessoas aprendam em qualquer lugar e a qualquer tempo. OBJETIVO: investigar a satisfação do usuário quanto ao uso ... -
Análise do perfil de acesso em turmas heterogêneas, para derivar ações de mediação pedagógica
Morais, Carlos Tadeu Queiroz de (2011) [Tesis]O objetivo principal desta tese é usar o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de uma forma progressiva iniciando com atividades individuais, passando por atividades colaborativas em duplas para, finalmente, ... -
Análise e Recomendação de trajetos de aprendizagem em mundos virtuais
Nunes, Felipe Becker; Zunguze, Manuel Constantino; Herpich, Fabrício; Nichele, Aline Grunewald; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach; Lima, Jose Valdeni de (2017) [Artículo de periódico]Non-Player Characters são entidades programáveis que executam atividades pré-definidas. Eles podem ser utilizados nos mundos virtuais no papel de tutores que auxiliam os alunos durante atividades educacionais, tendo como ... -
Aplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadores
Oliveira, Maria Angélica Figueiredo; Lima, Jose Valdeni de; Canto Filho, Alberto Bastos do; Nunes, Felipe Becker; Lourega, Luciana Vescia; Melo, Jorge Nazareno Batista (2017) [Artículo de periódico]O presente trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento realizado na disciplina de algoritmos e programação de computadores de uma escola pública, utilizando o método de ensino Peer Instruction (Instrução ... -
Uma aplicação multimídia sobre literatura gaúcha utilizando a técnica de modelagem de aplicações hipermídia (HMT)
Borges, Altair Cardoso (1995) [Resumen publicado en evento] -
Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais
Lacerda, Rosália Procasko (2013) [Tesis]Este estudo busca investigar como os sujeitos, durante os projetos de aprendizagem, organizam e reestruturam suas ideias no registro em hiperdocumento. Esta proposta integrou a elaboração de mapas conceituais à construção ... -
Aprendizagem ubíqua móvel
Santos, Núbia dos (2010) [Resumen publicado en evento] -
À procura de Laura : CD-ROM didático de português para estrangeiros
Engelsing, Eduardo Marcant; Borges, Tharso de Bittencourt (2000) [Resumen publicado en evento] -
Uma Arquitetura aberta para a integração de sistemas de gerência de documentos e sistemas de gerência de workflow
Amaral, Vinicius Leopoldino do (1999) [Tesis de maestría]A utilização de sistemas de gerência de documentos e de sistemas de gerência de workflow vem crescendo de forma expressiva nos últimos anos, motivados pela expectativa de obter-se benefícios organizacionais importantes, ...