Mostrando ítems 1-20 de 113

    • Uma análise sobre consumo e apropriação de literatura entre estudantes 

      Moraes, Andre Carlos; Gruszynski, Ana Claudia (2019) [Artículo de periódico]
      Análise e problematização de dados empíricos de leitura que integraram pesquisa com 667 estudantes universitários de primeiro ano. Os alunos responderam a questionários e foram entrevistados sobre as formas pelas quais ...
    • Anúncios na revista TPM : articulações entre as propostas comercial e editorial 

      Moreira, Juliana Martins (2015) [Tesinas de grado]
      A pesquisa tem como objeto de estudo os anúncios publicitários veiculados na revista Tpm no período de julho a dezembro de 2014, totalizando seis edições. Seu objetivo é compreender como as mensagens publicitárias estão ...
    • Apresentação 

      Silva, Alexandre Rocha da; Martins, Ana Tais; Gruszynski, Ana Claudia (2016) [Texto de presentación/conclusión]
    • Apresentação 

      Golin, Cida; Gruszynski, Ana Claudia (2022) [Texto de presentación/conclusión]
    • Apresentação 

      Silva, Alexandre Rocha da; Martins, Ana Tais; Gruszynski, Ana Claudia (2018) [Texto de presentación/conclusión]
    • Apresentação 

      Martins, Ana Tais; Silva, Alexandre Rocha da; Gruszynski, Ana Claudia (2017) [Texto de presentación/conclusión]
    • Apresentação 

      Martins, Ana Tais; Silva, Alexandre Rocha da; Gruszynski, Ana Claudia (2017) [Texto de presentación/conclusión]
    • Apresentação 

      Silva, Alexandre Rocha da; Martins, Ana Tais; Gruszynski, Ana Claudia (2016) [Texto de presentación/conclusión]
    • Apresentação 

      Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Grupo de Pesquisa em História da Comunicação; Strelow, Aline do Amaral Garcia; Gruszynski, Ana Claudia; Rodrigues, André Iribure; Brächer, Andréa; Golin, Cida; Muller, Karla Maria; Machado, Maria Berenice da Costa; Toaldo, Mariângela Machado; Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira (2021) [Texto de presentación/conclusión]
    • Caminhos na Cidade Baixa 

      Santos, Flávia Simões dos; Mendes, Gabriel Centeno; Ribeiro, Grégorie Garighan; Gonçalves, João Pedro Rodrigues; Silva, Laura Gabriela Pacheco Fassina da; Mendonça, Luísa Teixeira; Welter, Maria Eduarda; Lahorgue, Mariel Silva; Rolim, Mateus Trespach; Reis, Rodrigo Fernandez dos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Departamento de Comunicação. Curso de Jornalismo, 2022) [Libro]
    • Cartoon movement : colaboração, independência e diversidade 

      Gruszynski, Ana Claudia; Oliveira, Ariel Lara de (2015) [Artículo de periódico]
      O artigo apresenta parte dos resultados de dissertação de mestrado que identificou e analisou elementos que caracterizam o jornalismo em quadrinhos na web em suas dimensões editorial, institucional e comercial, a partir ...
    • Comunicação, identidade e imagem: oficinas da Fundação Iberê Camargo nos eventos do Facebook 

      Katz, Jezabel Neubauer (2019) [Tesinas de grado]
      O presente trabalho avalia como os elementos, formatos e recursos de comunicação utilizados pela Fundação Iberê Camargo (FIC) nos eventos no Facebook relativos às suas oficinas participam na construção da imagem de seu ...
    • A configuração da informação no contexto da convergência jornalística : uma análise do Nexo 

      Hoewell, Gabriel Rizzo (2018) [Tesis de maestría]
      A pesquisa identifica e analisa como o jornal nativo digital Nexo conforma editorial-mente a informação jornalística ao articular seções e temas, potencialidades da web, modalidades, gêneros e formatos jornalísticos. O ...
    • Cosac Naify : uma editora, um editor, uma ousada proposta gráfica e editorial 

      Gruszynski, Ana Claudia; Fialho, Luise Cristine Spieweck (2017) [Trabajo completo publicado en evento]
    • Da identidade visual à imagem corporativa : um estudo de caso sobre a Caixa Econômica Federal 

      Ziliotto, Bruno Almeida (2009) [Tesinas de grado]
      O presente estudo analisa a identidade visual das agências da Caixa Econômica Federal – tendo como referência o que é proposto em seu manual institucional e o que se encontra implementado em agências da empresa – com o ...
    • Design & comunicação : uma análise da revista Madrugada (1926) 

      Breitsameter, Amanda Jansson (2009) [Tesinas de grado]
      O presente trabalho analisa de que maneira o projeto gráfico da revista Madrugada – publicada em Porto Alegre, em 1926 – é representativo do período em que ela surgiu, na medida em que interage com os principais movimentos ...
    • Design comunica : o projeto gráfico nos livros da Cosac Naify 

      Fialho, Luise Cristine Spieweck (2016) [Tesinas de grado]
      A pesquisa aborda o papel do design na produção editorial a partir da editora Cosac Naify, que funcionou no período de 1997 a 2015. Tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pela editora no que se refere ao ...
    • O design de capas de livro : um breve estudo sobre os livros evangélicos mais vendidos no Brasil em 2005 

      Madalosso, Sibele (2006) [Tesinas de grado]
      Este trabalho estuda como os projetos gráficos das capas dos livros de conteúdo religioso/evangélico utilizam os elementos básicos da comunicação visual nas imagens e textos, procurando verificar se existe uma linha comum ...
    • Design de jornais : competências profissionais do impresso à multiplataforma 

      Gruszynski, Ana Claudia; Damasceno, Patricia Lopes; Sanseverino, Gabriela Gruszynski; Bandeira, Ana da Rosa (2016) [Artículo de periódico]
      Considera-se a incorporação gradual do design ao jornalismo impresso problematizando as competências profissionais relacionadas à atividade no cenário contemporâneo de convergência jornalística e de publicação multiplataforma. ...
    • Design de jornais : processos, rotinas e produto : um estudo do Segundo Caderno, suplemento cultural de Zero Hora 

      Damasceno, Patricia Lopes; Gruszynski, Ana Claudia (2014) [Artículo de periódico]
      O artigo trata do projeto gráfico do suplemento de cultura diário Segundo Caderno do jornal Zero Hora (ZH). O estudo identifica e analisa quais elementos gráficos e que estratégias compositivas são utilizadas pela publicação, ...