Browsing by Subject "Teaching of history"
Now showing items 1-17 of 17
-
Camilles, pierinas e eunices – condenadas pela razão : mulheres, loucura, documentário e ensino de história
(2016) [Dissertation]O objetivo principal desta pesquisa foi desenvolver um documentário que pudesse servir de suporte para problematizar, em sala de aula, como se sedimentaram os papéis e hierarquias de gênero a partir de práticas discursivas ... -
Decolonizaê: intervenções artísticas sob a perspectiva decolonial no ensino de História
(2022) [Dissertation]Tendo o ensino de história da América Latina como ponto de partida, nesta dissertação convido estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola da rede particular de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a refletirem ... -
Docência em história : implicações das novas disposições curriculares do ensino médio
(2014) [Journal article]Trata-se de um exercício de escrita inédito, resultado de reflexões realizadas pelo grupo de professores da área de ensino de História sobre o tema do ensino médio. A preocupação central é compreender o processo de mudanças ... -
Documentos escolares : organização e usos pedagógicos (um exercício no acervo do CAp/UFRGS)
(2015) [Journal article]O presente artigo pretende trabalhar o uso de fontes primárias em sala de aula no ensino de história. Fazendo parte do subprojeto história do Pibid UFRGS 2014-2018, são pesquisadas e refletidas as possibilidades e ... -
O ensino da independência do Brasil na perspectiva de grupos subalternizados: uma experiência com jovens de classe média
(2022) [Dissertation]O presente trabalho se propõe a refletir sobre a prática do Ensino de História, utilizando a obra de Ana Zavala como inspiração e principal referencial teórico, em que o professor atua como sujeito teorizador da sua ... -
Ensino de história : lã, cetim, veludo, forma e conteúdo
(2012) [Journal article]O artigo problematiza as relações entre as mídias e as práticas pedagógicas do ensino de história, tratando das maneiras contemporâneas de lidarmos com os saberes e os novos modos de interação social, de falar, de escrever, ... -
Ensino de história, tempo e temporalidades : uma experiência de formação continuada com professores de história de Arroio do Meio/RS
(2017) [Dissertation]Este trabalho tem por objetivo relacionar o ensino de História, as noções de tempo e as relações de temporalidade. O estudo aconteceu a partir da experiência de elaboração do curso de formação continuada O Ensino de História, ... -
Escola indígena e ensino de história : um estudo em uma escola Kaingang da terra indígena Guarita/RS
(2012) [Dissertation]A educação escolar indígena específica e diferenciada vem sendo construída por diversos povos indígenas do país desde a promulgação da Constituição Federal (1988), marco de sua conquista pelo direito à diferença. A pesquisa ... -
História, memória e tradição na educação escolar indígena : o caso de uma escola Kaingang
(2010) [Journal article]A educação escolar indígena no Brasil foi imposta aos povos originários desde os primórdios da colonização, com o intuito de catequizá-los e civilizá-los. No entanto, coerentes com suas cosmologias, esses povos mantiveram ... -
Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo
(2022) [Dissertation]O presente trabalho tem como proposta pensar sobre o papel da imaginação na aprendizagem de História e, nesse caminho, também compreender se o fomento à imaginação nas aulas dessa disciplina pode estimular uma construção ... -
“Maria da Vila matilde” e “Marido da orgia” formas de dizer/cantar sobre a violência contra mulheres : a canção popular brasileira no ensino de História
(2020) [Dissertation]O presente trabalho busca desenvolver uma reflexão sobre a canção popular brasileira como recurso didático e seu uso como documento ou fonte na sala de aula, por meio de oficina didática para o Ensino Médio, através da ... -
O multiculturalismo acabou com os textbooks? : escrita e ensino de história nos Estados Unidos da América (1960-2015)
(2017) [Work completion of graduation]Esta investigação parte da leitura de um comunicado emitido em 2015 pelo American Textbooks Council e analisa um amplo processo de transformação na escrita e no ensino de história nos Estados Unidos. Ao aprofundar ... -
Patrimônio e memória nas práticas de educação patrimonial do Arquivo Histórico Moysés Vellinho de Porto Alegre/RS (1997 A 2005)
(2011) [Work completion of graduation]Este trabalho investiga através das ações de Educação Patrimonial do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moisés Vellinho – projeto Papel Antigo e Papel Velho e projeto Vivo Toque – os usos dos conceitos de memória e patrimônio ... -
Pensando outras perspectivas de história e a diversidade cultural a partir do brinquedo e das brincadeiras em diferentes espaços - tempos
(2014) [Journal article]História do brinquedo e das brincadeiras é uma oficina educativa desenvolvida no Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS, em ações do subprojeto História do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esta oficina, ... -
“Professor, eu não acredito que a escola era antes um grande milharal!” : o ensino de história e a etnografia do cupincha no bairro Jardim Elísios e na EMEF Mario Pedrosa em Caxias do Sul – RS (1983-2019)
(2022) [Dissertation]A organização curricular do município de Caxias do Sul foi alterada com aporte nas conferências relativas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que resultou na introdução do Referencial Curricular (DOCCX) no ano de ... -
O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula
(2008) [Journal article]O artigo discute a utilização de fontes históricas na sala de aula da Escola Básica. Trata dos efeitos e, ao mesmo tempo, da incorporação, por parte da sala de aula, de um dos fenômenos mais importantes da historiografia ... -
Sociedade carbonífera, ensino de história e educação patrimonial: memória, e esquecimento na compreensão das relações de classe, gênero e raça na cidade de Butiá (RS) no período entre 1936 e 1964, através da construção de maquetes por alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental
(2022) [Dissertation]Esta dissertação apresenta uma análise de um projeto de educação patrimonial desenvolvido em aulas de história, com alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental da escola Venceslau Brás, localizada no bairro Vila Julieta, ...