Browsing by Subject "Realidade virtual"
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3DS-BVP : a path planner for arbitrary surfaces
(2011) [Dissertation]Métodos eficientes para planejamento de caminhos têm sido explorados ao longo dos anos para permitir movimento de robôs autônomos ou agentes virtuais. Basicamente, estes algoritmos buscam pelo ambiente por um caminho com ... -
Aceleração da deformação interativa de corpos sólidos usando GPU
(2009) [Work completion of graduation]Aplicativos que visam simular o comportamento físico de corpos deformáveis são importantes ferramentas científicas, também exploradas em jogos e animações computacionais. O primeiro passo para fazer uma simulação é modelar ... -
Ambiente AMPLIA
(2005) [Abstract published in event] -
Ambiente de apoio ao projeto de circuitos integrados baseado no world wide web
(1998) [Dissertation]Atualmente, o use de ferramentas de apoio ao projeto de circuitos integrados é indispensável, devido a complexidade desses circuitos que aumenta incessantemente. O presente trabalho discute um modelo para integração de ... -
Ambientes de aprendizagem a partir do game JobMath
(2021) [Journal article]Esse trabalho decorre de uma pesquisa de dissertação de Mestrado, cujo objetivo foi analisar as possibilidades que emergem da utilização de tecnologias digitais e gamificação no ensino-aprendizagem de Matemática. Um jogo ... -
Ambientes de realidade virtual e educação : que real é este?
(2001) [Journal article]Neste artigo discute-se, a partir das Escolas de Santiago e de Genebra, a contraditória sensação de realidade em mundos virtuais. Foi proposta uma dupla aproximação do sujeito ao mundo, diferenciando organismo vivente e ... -
Ambientes VRML para o ensino-aprendizagem de matemática : modelo conceitual e estudo de caso
(2000) [Dissertation]O uso de Ambientes Virtuais (AVs) não-imersivos em educação ainda não foi devidamente explorado e estudado, porém alguns autores já demonstram a diferença que a Realidade Virtual (RV) pode fazer no aprendizado. A linguagem ... -
Uma análise do impacto emocional e fisiológico da realidade virtual imersiva no contexto da defesa dos direitos dos animais
(2020) [Book chapter]A realidade virtual imersiva (rvi), por meio da sensação de presença no ambiente sentida pelos usuários, vem se mostrando um importante instrumento para a mudança de comportamento. A presente pesquisa teve como objetivo ... -
Análises estruturais e processos construtivo-inventivos : fundamentando a interação entre usuários em sistema multiagente
(2006) [Abstract published in event] -
An expandable walking in place platform
(2021) [Dissertation]The control of locomotion in 3D virtual environments should be an ordinary task, from the user point-of-view. Several navigation metaphors have been explored to control locomotion naturally, such as: real walking, the use ... -
An immersive approach for exploring multiple coordinated 3D visualizations in immersive virtual environments
(2021) [Dissertation]Multiple coordinated views have often been used in visual analytics applications over the years. They are widely and successfully used on 2D displays, but the current multiple 3D visualizations in 2D conventional displays ... -
Aplicabilidade de um jogo desenvolvido em realidade virtual para o treino do membro superior de pacientes pós acidente vascular cerebral
(2021) [Dissertation]Introdução: O AVC é reconhecido como a doença mais incapacitante a nível mundial. Ocorre de forma súbita e pode acontecer por bloqueio do fluxo sanguíneo em algum vaso cerebral ou por hemorragia em território encefálico. ... -
Uma aplicação experimental de visualização 3D de dados de proposições da Câmara dos Deputados
(2023) [Work completion of graduation]Técnicas de visualização de dados são usadas cada vez mais por organizações para obter informações relevantes de grandes conjuntos de dados, muitas vezes complexos, e reproduzí-las de forma clara visando auxiliar seus ... -
Aprendizagem em ambientes virtuais : o olhar do aluno sobre o próprio aprender
(2005) [Dissertation]Esta pesquisa tem por objetivo investigar a concepção do aluno sobre a própria aprendizagem ao utilizar ambientes virtuais. A Rede Cooperativa de Aprendizagem (ROODA) foi o ambiente virtual que sustentou todo o movimento ... -
Apropriação de ferramentas computacionais em ambientes digitais virtuais, por crianças com câncer hospitalizadas
(2005) [Dissertation]Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa que se integra às pesquisas já desenvolvidas pelo NIEE (Núcleo de Informática na Educação Especial) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e pela ONG ... -
ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades
(2004) [Thesis]Por várias décadas os computadores têm sido utilizados no processo educacional e nem sempre da forma correta. E existe uma forma correta? Não existe consenso, são muitas as tentativas e experiências com inúmeros resultados ... -
Auto-realização de jogadores de Tibia : MMORPG
(2007) [Dissertation]Buscando analisar a natureza da sociedade na qual vivemos, que passa a ter uma dimensão virtual proporcionada por jogos massivos multijogadores de interpretação de personagens baseados na Web, ou Massively Multiplayer ... -
Autoria no ambiente virtual pedagógico
(2005) [Thesis]Esta tese parte da hipótese de que a proposta pedagógica do ensino mediado pela ferramenta virtual for-chat, observado no campo desta pesquisa, estimula o aluno a exercer a função de autoria, através da participação ... -
Avaliação de técnicas de interação egocêntricas em ambientes virtuais
(2002) [Dissertation]Navegação, seleção e manipulação de objetos em ambientes virtuais são baseadas em métodos (técnicas de interação) associados a dispositivos convencionais ou especiais. Existem várias técnicas e dispositivos à disposição ... -
Avaliação de um dispositivo de realidade virtual em prótese dentária fixa como ferramenta de ensino para alunos de odontologia
(2023) [Work completion of graduation]O uso de metodologias ativas de ensino, como a utilização da Tecnologia da Informação e comunicação (TIC) e a utilização da realidade virtual (RV) são ferramentas de importância para a Odontologia, pois proporcionam aos ...