Browsing by Author "Piccoli, Luciana"
Now showing items 1-20 of 66
-
Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Cesar, Íris Luiza Barcellos de Fraga (2010) [Work completion of graduation]A partir de aportes do campo dos Estudos Culturais e dos estudos sobre alfabetização e letramento, esta pesquisa investiga as concepções de alfabetização e de letramento que orientam a prática pedagógica de uma professora ... -
Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano
Fraga, Bruna Bordignon (2019) [Work completion of graduation]Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa-ação, sendo a principal fonte de análise as produções realizadas por crianças de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, em contexto de ensino bilíngue,de uma escola ... -
Alfabetização e oralidade : marcas orais nas produções escritas
Assis, Évelin Fulginiti de; Piccoli, Luciana (2018) [Journal article]O processo de produção escrita em sala de aula de alfabetização, concomitante ao desenvolvimento de algumas estratégias didáticas, envolve aprendizagens referentes à leitura, escrita e oralidade. Este artigo consiste no ... -
Alfabetizações, alfabetismos e letramentos : trajetórias e conceitualizações
Piccoli, Luciana (2010) [Journal article]As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aos diferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, da trajetória desses conceitos abordados por diferentes ... -
Aplicativos para a alfabetização de crianças : análises acerca da aprendizagem do sistema de escrita alfabética e das pedagogias diferenciadas
Goulart, Brenda Rosana (2022) [Work completion of graduation]Este Trabalho de Curso objetiva analisar aplicativos voltados à aprendizagem inicial da leitura e escrita por crianças, sob a ótica das pedagogias diferenciadas. A questão que fundamenta este estudo é: quais são as ... -
Aprendizagem de crianças na alfabetização em tempos de pós-pandemia : análises de estratégias didáticas no retorno às aulas presenciais
Collatto, Bárbara Salerno (2022) [Work completion of graduation]Este Trabalho de Curso tem os objetivos de 1) identificar as principais consequências na aprendizagem de crianças no ciclo de alfabetização causadas pelo ensino remoto emergencial, especificamente nas do terceiro ano do ... -
Apresentação
Piccoli, Luciana; Corso, Luciana Vellinho; Andrade, Sandra dos Santos; Sperrhake, Renata (2018) [Introductory and closing remarks] -
Avaliação formativa em turmas de segundo ano do ensino fundamental : uma análise das práticas de regulação das aprendizagens a partir da metodologia de grupos focais
Santos, Daniele Silva dos (2022) [Work completion of graduation]Este estudo refere-se a uma investigação vinculada à pesquisa institucional “Práticas Avaliativas da Alfabetização: avaliações internas e externas e o acompanhamento da aprendizagem da leitura e da escrita nos Anos Iniciais ... -
Avanços na alfabetização de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental : projeto didático e consciência fonológica em foco
Almeida, Laura Bagatini de (2016) [Work completion of graduation]Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso, do tipo análise documental, sendo o principal documento de análise o Diário de Classe elaborado durante o estágio curricular do curso de Pedagogia, em uma turma de ... -
Caderno, para que te quero? : práticas de escrita não institucionalizadas de uma pequena escrevente
Santos, Roberta Barbosa dos (2012) [Work completion of graduation]Esta pesquisa está amparada pelos pressupostos teóricos da História Cultural, em especial, da Cultura Escrita, e visa analisar as práticas de escrita de uma criança de oito anos, aluna em uma turma de segundo ano do Ensino ... -
Cantando também se aprende : uma análise das habilidades de competência metalinguística envolvidas na exploração de textos orais e escritos de cantigas de roda
Schmitz, Cibelle Hoffmann (2013) [Work completion of graduation]Ancorada no campo da Linguagem, esta pesquisa pretende investigar quais são as marcas das aprendizagens – de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre – relacionadas às habilidades ... -
“Como eu vou aprovar o aluno se ele não está alfabetizado?” : um estudo sobre a progressão continuada do 1º ao 2º ano do ensino fundamental
Garcias, Laiana Orozco (2012) [Work completion of graduation]O estudo discute como a progressão continuada está sendo implementada em uma escola pública estadual localizada em Porto Alegre. Tem como objetivo identificar e analisar as estratégias didáticas utilizadas pelas professoras ... -
O conceito de avaliação formativa no contexto do estágio de docência II : anos iniciais do curso de pedagogia
Piccoli, Luciana; Andrade, Sandra dos Santos; Sperrhake, Renata (2023) [Book chapter] -
Culturas das Infâncias e Culturas Juvenis: um estudo dos eventos de oralidade de uma turma de segundo ano do ensino fundamental
Flôres, Taís Pereira (2012) [Abstract published in event] -
Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização
Fagundes, Francini Rosa (2019) [Work completion of graduation]Esta monografia, de caráter qualitativo, traduz-se em uma análise documental, sendo o principal documento de análise, o Diário de Classe, construído durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, realizado em uma ... -
Deu certo : propostas didáticas que contribuíram para o avanço de alunos em diferentes etapas da alfabetização
Santos, Andressa Guterres dos (2015) [Work completion of graduation]O estudo refere-se a uma pesquisa qualitativa do tipo documental, a partir de um exercício de metamemória, realizado a partir da análise de um diário de classe elaborado durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, ... -
Ensino remoto : alguns temas emergenciais para uma prática pedagógica nos anos iniaciais do ensino fundamental
Andrade, Sandra dos Santos; Nunes, Marília Forgearini; Piccoli, Luciana (Pimenta Cultural, 2021) [Book] -
Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização
Togni, Greicy de (2011) [Work completion of graduation]O objetivo deste trabalho é investigar as estratégias que crianças de quatro a cinco anos lançam mão quando confrontadas com situações de leitura e escrita no ambiente escolar. Participaram deste estudo alunos de educação ... -
Entre máscaras, ansiedades e expectativas : desafios enfrentados por professoras no retorno ao ensino presencial
Andrade, Sandra dos Santos; Piccoli, Luciana; Nunes, Marília Forgearini; Sperrhake, Renata (2022) [Journal article]Este texto discute como está ocorrendo o retorno às aulas presenciais e o processo de ensino e de aprendizagem no período pós-pandemia, abordando os desafios enfrentados pelas professoras. Adota-se uma metodologia inspirada ... -
Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem
Herbe, Sibele Bechara (2012) [Work completion of graduation]A pesquisa busca investigar estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é analisar práticas adotadas por professoras alfabetizadoras ...