Browsing by Author "Marin, Angela Helena"
Now showing items 1-20 of 52
-
Acesso e qualidade da informação recebida sobre sexo e sexualidade na perspectiva adolescente
Furnaletto, Milene Fontana; Gonçalves, Tonantzin Ribeiro; Marin, Angela Helena (2019) [Journal article]O presente estudo, de delineamento explanatório sequencial, corte transversal e abordagem mista, buscou caracterizar o acesso e a qualidade da informação recebida sobre sexo e sexualidade nos contextos familiar e escolar ... -
Ambiente familiar e rendimento escolar de adolescentes
Mahendra, Fénita Manuel; Marin, Angela Helena (2019) [Journal article]O ambiente familiar tem importante ressonância no percurso escolar dos filhos. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre diferentes dimensões do ambiente familiar (coesão, conflito, expressividade, ... -
Apego e aliança terapêutica : reflexões teórico-práticas
Gheno, Diego (2022) [Work completion of graduation]O presente trabalho, por meio de uma revisão narrativa da literatura, dedicou-se a identificar convergências entre Teoria do Apego e aliança terapêutica a fim de ampliar a compreensão sobre características do terapeuta que ... -
Aprendizagem socioemocional e atenção plena no contexto escolar brasileiro
Freitas, Breno Irigoyen de; Marin, Angela Helena (Gênese, 2022) [Book] -
Assessment of the intervention process with teacher to prevent children behavior problems
Fava, Débora Cristina; Andretta, Ilana; Marin, Angela Helena (2023) [Journal article]Objective The prevalence of emotional and behavioral problems reaches 30% of school-age Brazilians. Management by teachers can reinforce such difficulties and, therefore, it is essential to assess interventions to provide ... -
Atuação de psicólogas na educação infantil e sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na infância
Wessel, Samanta Cristina (2023) [Dissertation]Esta pesquisa teve como objetivo identificar as práticas de psicólogos que atuam em instituições de Educação Infantil (EI) no Brasil e como eles percebem sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na ... -
Autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e sua relação com desempenho escolar no ensino fundamental I
Nedel, Roberta; Ghedin, Dienifer Aline Mattos; Marin, Angela Helena (2020) [Journal article]A qualidade da educação é constantemente debatida pela sua característica multifatorial, havendo importantes desafios a serem superados. Considerando a influência de fatores afetivo-emocionais para a aprendizagem, analisou-se ... -
Autolesão não-suicida no ambiente escolar
Rodrigues, Jéssica Martins (2022) [Abstract published in event] -
Avaliação de sintomas psicofuncionais em bebês : revisão crítica da literatura sobre o uso do Symptom Checklist
Azevedo, Elisa Cardoso; Rosa, Fernanda Schettini; Donelli, Tagma Marina Schneider; Levandowski, Daniela Centenaro; Marin, Angela Helena; Frizzo, Giana Bitencourt (2018) [Journal article]Esse trabalho objetivou apresentar os estudos que utilizaram o Symptom Checklist (SCL) para avaliar sintomas psicofuncionais em bebês. Foram detalhados os países em que os trabalhos foram realizados, o delineamento dos ... -
Caracterização da violência autoprovocada na adolescência : notificação pública e indicadores clínicos
Fonseca, Ana Carolina de Souza (2022) [Dissertation]A presente dissertação é composta por dois estudos empíricos. O primeiro deles buscou caracterizar os casos de violência autoprovocada notificados no Brasil a partir dos registros do Sistema de Informação de Agravos de ... -
Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado
Filippsen, Osvaldo André; Marin, Angela Helena (2020) [Journal article]Este estudo examinou a contribuição e a extensão em que o clima escolar afeta os indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado. Utilizou-se um delineamento observacional ... -
Competência emocional em professores e sua relação com tempo de docência e satisfação com o trabalho
Trevizani, Lenara Patrícia; Marin, Angela Helena (2020) [Journal article]O presente estudo teve como objetivo investigar a competência emocional autopercebida de professores do ensino fundamental e sua relação com o tempo de prática docente e satisfação com o trabalho. Também foram avaliados o ... -
Compreendendo o amor e suas expressões em diferentes etapas do desenvolvimento
Hoffmeister, Alana; Marin, Angela Helena; Carvalho, Liana Müller (2019) [Journal article]O presente estudo teve como objetivo investigar a percepção do amor, compreendendo como esse sentimento é vivenciado nas relações amorosas em diferentes etapas do desenvolvimento – adolescência, adultez e velhice. Utilizou-se ... -
Construção e Avaliação do MOOC Saúde Mental na Escola
Fagundes, Pedro Alves (2021) [Abstract published in event] -
Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento
Marin, Angela Helena; Alvarenga, Patricia (2022) [Book chapter]A aquisição de conhecimentos acadêmicos aliada a práticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional dos estudantes é basal para a educação eficaz de crianças e adolescentes. Competências como autoconhecimento, ... -
Dinámica familiar, prácticas educativas y problemas emocionales/conductuales : percepción parental sobre adolescentes con altas capacidades intelectuales o superdotación
Andrade, Erica Isabel Dellatorre; Fonseca, Ana Carolina de Souza; Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo; Marin, Angela Helena (2022) [Journal article]Objetivou deste trabalho foi compreender a percepção de pais de adolescentes com altas habilidades ou superdotação (AH/SD) intelectiva sobre dinâmica familiar, práticas educativas utilizadas, indicadores de problemas ... -
Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA
Fava, Débora Cristina; Andretta, Ilana; Marin, Angela Helena (2022) [Journal article]Este estudo quase-experimental avaliou os resultados do programa FAcilitando o conVívio com Alunos – FAVA, destinado a professores do ensino fundamental I, visando a promoção da eficácia docente e a redução de problemas ... -
Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil
Machado, Bruna Mattos; Vieira, Breno Sanvicente; Marin, Angela Helena (2021) [Journal article]Empatia é uma resposta emocional que se assemelha à emoção sentida pelo outro. Baixos níveis de empatia repercutem nas relações sociais, associando-se a problemas emocionais e de comportamento. Objetivou-se comparar grupos ... -
Estabilidade e mudança nas práticas educativas maternas e paternas ao longo dos anos pré-escolares da criança
Marin, Angela Helena; Piccinini, Cesar Augusto; Tudge, Jonathan Richard Henry (2011) [Journal article]O presente estudo teve como objetivo examinar a estabilidade e mudança nas práticas educativas maternas e paternas, em particular o uso de práticas indutivas, coercitivas e de não interferência aos 24, 36 e 72 meses de ... -
Estabilidade e mudança nas práticas educativas maternas e paternas ao longo dos anos pré-escolares e sua relação com a competência social infantil
Marin, Angela Helena (2009) [Thesis]O presente estudo teve como objetivo examinar a estabilidade e mudança nas práticas educativas maternas e paternas, em particular o uso de práticas indutivas, coercitivas e de não interferência aos 24, 36 e 72 meses de ...