Browsing by Author "Junqueira, Heloisa"
Now showing items 1-20 of 86
-
A ação dos estereótipos de gênero na construção da sexualidade no contexto escolar
Castro, Victoria Ferreira de (2018) [Work completion of graduation]Os estereótipos de gênero, como um conjunto de crenças e normas pré-concebidas sobre como homens e mulheres devem ser, agir e pensar, estão presentes nas relações sociais e pessoais e se veiculam, também, por meio da cultura ... -
Afinal, o que é um ser vivo ? Uma análise das concepções de estudantes do Ensino Fundamental e suas relações com a noção de pertencimento
Andrade, Karine Pereira de (2018) [Work completion of graduation]Independente do que seja considerado vida , a distinção entre seres vivos e não vivos se faz presente, historicamente - há milhares de anos, tendo seu início com o filósofo Aristóteles, na Antiguidade - e também nos saberes ... -
Agricultura familiar : uma mediação significativa ao diálogo entre ciência e sociedade
Medeiros, Francisco Modena de (2019) [Work completion of graduation]Ao longo de sua história, e na forma como se configura hoje, a ciência tem se debatido com o complexo desafio relacionado à difusão e comunicação dos conhecimentos produzidos. Não é uma tarefa simples, pois exige diversos ... -
O ambiente na tela : perspectivas de educação ambiental em produções audiovisuais do circuito Tela Verde
Schmitt, Lilian Alves (2017) [Work completion of graduation]Este trabalho tem como objetivo compreender e discutir as perspectivas de Educação Ambiental apresentadas por um conjunto de materiais distribuídos pelo Ministério do Meio Ambiente, produções audiovisuais do Circuito Tela ... -
Análise do impacto socioeducativo das representações de tubarão nos livros didáticos de biologia do ensino médio
Gastal, Eduardo Rufino de Senna (2019) [Work completion of graduation]O Livro Didático é, atualmente, o maior recurso nas escolas públicas brasileiras e, muitas vezes, o único disponível. O presente estudo buscou analisar o que é apresentado sobre os tubarões em Livros Didáticos do 2º ano ... -
Análise do potencial didático de analogias em livros texto de biologia
Machado, Arthur da Rocha (2020) [Work completion of graduation]Os livros escolares são materiais didáticos constituintes da Educação Básica brasileira há bastante tempo, com papel estruturador e estruturante nas atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, entre professores ... -
Animais de "estimação" : percepções de estudantes do ensino médio e sua relação com o papel da escola
Matte, Eunice Moara (2014) [Work completion of graduation]O tema direitos dos animais vem cada vez ganhando mais visibilidade e importância. Assuntos como bem estar e proteção animal são parte importante desse universo e contribuem para a conscientização e sensibilização dos ... -
Aprendizagem em jogo: a intencionalidade do ensinante propiciando o protagonismo do aprendente.
Schneider, Leonardo Franco (2013) [Work completion of graduation]Nesta pesquisa, desenvolveu-se o estudo das concepções dos aprendentes, além da importância do jogo na construção do conhecimento e no ensino de Ciências. O estudo teve o objetivo de compreender a intencionalidade da relação ... -
Atividades experimentais no ensino médio : estimulando o pensamento investigativo e a autonomia dos alunos
Hermes, Gabriela Dotto (2013) [Work completion of graduation]A autonomia, segundo Piaget (1971), significa ser governado por si mesmo, sendo o oposto de heteronomia, governado por outra pessoa, sem autonomia de si. No que diz respeito à autonomia em ambientes escolares, Macaro (1997) ... -
Atividades lúdicas e o ensino de ciências nos anos iniciais : uma articulação possível?
Silva, Kátia Maria Fagundes da (2015) [Work completion of graduation]O presente trabalho objetivou identificar a ocorrência de atividades lúdicas nos planos de aula da Revista Nova Escola online, para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; analisar os tipos de atividades ... -
Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?
Rosa, Alice Backes da (2012) [Work completion of graduation]A aprendizagem depende de muitos fatores, como interesse, criatividade e motivação, tanto dos alunos como dos professores. Além disso, o ambiente de ensino precisa ser favorável à aquisição do conhecimento. Neste trabalho ... -
Aulas diferentes fazem diferença no aprendizado dos(as) alunos(as)?
Berlesi, Magali Stival (2011) [Work completion of graduation]Apesar dos constantes avanços da ciência e das tecnologias, observa-se que o ensino de Ciências e Biologia permanece, na maioria dos casos, ainda restrito às aulas expositivas com mínima participação dos(as) alunos(as). ... -
Aulas tradicionais x aulas diferenciadas: uma análise dos seus efeitos em aprendizagens significativas com noções de pertencimento
Caldas, Nathalia da Silva (2018) [Work completion of graduation]Em minha experiência no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e suas disciplinas correspondentes, uma bolsa de iniciação à Docência e os estágios de docência, chamaram-me a atenção às metodologias de ensino utilizadas ... -
Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de Biologia
Rivas, Marcela Ines Espinoza (2015) [Work completion of graduation]A razão desta pesquisa centra-se na necessidade de construir um conceito acerca da qualidade da alfabetização científica oferecida aos alunos do Curso de Bacharelado/Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade ... -
BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos
Nascimento, Thamires Mariah da Silveira (2017) [Work completion of graduation]Ensinar e aprender sobre microrganismos na escola é fundamental na construção de noções e concepções acerca das relações e interações entre seres vivos e o ambiente, na medida em que é necessário ao sujeito se perceber ... -
Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS?
Piovesan, Angela Regina (2018) [Work completion of graduation]O processo de aprendizagem pode ser explicado pelas neurociências e é importante que professores conheçam os aspectos básicos sobre sua neurobiologia. Considerando a relevância de incluir na formação básica dos cursos ... -
O BUGIO-RUIVO COMO ESPÉCIE-BANDEIRA NA EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTO ALEGRE, RS: AÇÕE
Teixeira, Fernanda Zimmermann (2007) [Abstract published in event] -
Ciclo menstrual e menstruação em livros didáticos de Ciências
Farret, Ana Braga (2022) [Work completion of graduation]A construção das identidades de meninas/mulheres se relaciona às experiências de vida de cada uma, e também a eventos comuns a todas, por exemplo, processos fisiológicos como a menstruação. O ciclo menstrual é contínuo em ... -
Ciência e Alimentação : um estudo sobre a presença da temática alimentar na revista Pesquisa FAPESP (2018-2022)
Carniel, Gabriel Enick (2023) [Work completion of graduation]O ato de se alimentar, os modos de produção e consumo dos alimentos, constituem partes muito significativas de qualquer sociedade, agregando valores culturais, econômicos e de relação com os ambientes naturais. O acesso a ... -
Conhecimento de alunos do ensino médio sobre sistema imune e saúde
Müller, Aline Reis (2016) [Work completion of graduation]O sistema imune está relacionado aos eventos de origem molecular e celular que ocorrem quando o organismo entra em contato com moléculas consideradas estranhas. Embora seja um assunto muito importante a ser abordado no ...