Browsing by Author "Heidemann, Leonardo Albuquerque"
Now showing items 1-20 of 63
-
Anais de resumos
Freitas, Marina Pinto Pizarro de; Heidemann, Leonardo Albuquerque; Muller, Daniel Nehme; Amiel, Tel; Schnorr, Lucas Mello; Boll, Cíntia Inês; Baumgarten, Maíra; Albagli, Sarita; Pezzi, Rafael Peretti; Encontro latino americano e caribenho de tecnologias livres (4. : 2019 : Porto Alegre, RS) (UFRGS, 2019) [Anais Event] -
Atas
Haiduk, Fernanda Mossi; Heidemann, Leonardo Albuquerque; Pastorio, Dioni Paulo; Veit, Eliane Angela (UFRGS, Instituto de Física, 2019) [Anais Event] -
Atas
Souza, Douglas Grando de; Heidemann, Leonardo Albuquerque; Veit, Eliane Angela; Encontro Estadual de Ensino de Física - RS (7. : 2017 : Porto Alegre, RS) (UFRGS. Instituto de Física, 2017) [Anais Event] -
Atas
Heidemann, Leonardo Albuquerque; Veit, Eliane Angela; Araujo, Ives Solano; Moreira, Marco Antonio; Instituto de Fisica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Encontro Estadual de Ensino de Física - RS (4. : 2011 : Porto Alegre, RS) (UFRGS. Instituto de Física, 2011) [Anais Event] -
Atas
Oliveira, Tobias Espinosa de; Heidemann, Leonardo Albuquerque; Veit, Eliane Angela; Encontro Estadual de Ensino de Física - RS (6. : 2015 : Porto Alegre, RS) (UFRGS, Instituto de Física, 2015) [Anais Event] -
Atas
Veit, Eliane Angela; Heidemann, Leonardo Albuquerque; Araujo, Ives Solano; Massoni, Neusa Teresinha; Roso, Caetano Castro; Pastorio, Dioni Paulo; Encontro Estadual de Ensino de Física - RS (9. : 2023 : Porto Alegre, RS) (UFRGS, Instituto de Física, 2023) [Anais Event] -
Atas
Moreira, Marco Antonio (UFRGS, Instituto de Física, 2013) [Anais Event] -
Atenuação da luz em meios materiais : uma atividade de modelagem envolvendo três experimentos didáticos
Weber, Rodrigo Pereira; Heidemann, Leonardo Albuquerque; Veit, Eliane Angela (2020) [Journal article]O fenômeno da atenuação da luz pelos meios materiais é pouco discutido nos cursos de Física em nível de graduação, principalmente no contexto das aulas experimentais. Neste artigo, discute-se uma atividade de laboratório ... -
Atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica : uma alternativa para a ressignificação das aulas de laboratório em cursos de graduação em física
Heidemann, Leonardo Albuquerque; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2016) [Journal article]Ainda hoje são frequentes em aulas de laboratório de cursos de graduação em física atividades que levam os estudantes a agir mecanicamente na execução de roteiros excessivamente dirigidos, sem refletir suficientemente sobre ... -
Autorregulação e persistência universitária : o sentido das experiências universitárias nos cursos de Física como um elemento decisivo da persistência estudantil
Franco, Bianca Vasconcelos do Evangelho (2024) [Thesis]Um chavão costumeiramente difundido é de que somos produto de nossas experiências. Menos destacado, no entanto, é o fato de que as pessoas, quando submetidas a uma mesma experiência, podem reagir de modo muito distinto. A ... -
Buscando convergências entre valores e práticas pedagógicas : o ensino de ciências em um ciclo de pesquisa-ação na escola em uma prisão
Giongo, Sandro Luiz (2021) [Dissertation]As constantes violações de direitos humanos nas penitenciárias do Brasil contribuem para a reprodução das desigualdades e para o aumento dos casos de violência na sociedade. Nesse cenário opressor, ações educativas, ainda ... -
Caos determinístico : uma abordagem com o software Insight Maker focada em discussões sobre determinismo e previsibilidade
Weber, Rodrigo Pereira; Heidemann, Leonardo Albuquerque; Martins, Jorge Simões de Sá (2023) [Journal article]A dinâmica não-linear, demonstrando a existência de eventos hipersensíveis às condições iniciais, sacudiu as bases da filosofia da Ciência, principalmente no que remete ao poder preditivo do conhecimento científico. No ... -
Ciclos de modelagem : uma proposta para integrar atividades baseadas em simulações computacionais e atividades experimentais no ensino de Física
Heidemann, Leonardo Albuquerque; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2012) [Journal article]Neste trabalho, defendemos o desenvolvimento de ciclos de modelagem, conduzidos a partir das ideias de David Hestenes, como uma alternativa para nortear propostas didáticas que integrem atividades experimentais e atividades ... -
Conhecimento aberto na educação em ciências e tecnologia : um estudo para a construção de uma educação emancipatória em sociedades do conhecimento
Freitas, Marina Pinto Pizarro de (2020) [Dissertation]Promover uma educação dialógica e problematizadora, que fomente o engajamento pessoal de cada educando na sua emancipação e na luta pela superação das situações de injustiça e dependência em que se encontra, é o desejo de ... -
CONHECIMENTO LIVRE NA CELA DE AULA: O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA EDUCAÇÃO PRISIONAL
Andrade, Diuliane Beatriz Oliveira Corbelini de; Fraga, Elisiane Wolf de; Espindola, Erica Roldao; Duarte, Henrique Fortuna; Baierle, Kevin Thomas dos Santos; Santana, Nathalia Lausch; Giongo, Sandro Luiz (2021) [Abstract published in event] -
CONHECIMENTO LIVRE NA CELA DE AULA: O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA EDUCAÇÃO PRISIONAL
Fraga, Elisiane Wolf de (2022) [Abstract published in event] -
CONHECIMENTO LIVRE NA CELA DE AULA: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA EDUCAÇÃO EM PRISÕES
Duarte, Henrique Fortuna (2022) [Abstract published in event] -
CONHECIMENTO LIVRE NA ESCOLA PRISIONAL: CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIAS E DE CRITICIDADE COM RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS
Espíndola, Érica Roldão; Duarte, Henrique Fortuna; Santana, Nathália Lausch; Giongo, Sandro Luiz (2020) [Abstract published in event] -
A contrastação empírica de um modelo teórico sobre o movimento de corpos com massa variável como uma forma de promover discussões epistemológicas em aulas de física
Heidemann, Leonardo Albuquerque; Campomanes, Ricardo Robinson; Araujo, Ives Solano (2021) [Journal article]A incorporação de discussões sobre a natureza do conhecimento científico em atividades didáticas de Ciências é um elemento fundamental e bastante desafiador. Este artigo tem como objetivo apresentar a contrastação empírica ... -
Crenças e atitudes sobre o uso de atividades experimentais e computacionais no ensino de física por parte de professores do ensino médio
Heidemann, Leonardo Albuquerque (2011) [Dissertation]A literatura aponta diversas vantagens para o uso de atividades experimentais (AE) e de atividades computacionais (AC) no ensino de Física. Estudos mais recentes têm concluído que a combinação desses dois recursos pode ser ...