Browsing by Author "Gil, Carmem Zeli de Vargas"
Now showing items 1-20 of 95
-
Apresentação : ensino de história, direitos humanos e temas sensíveis
Andrade, Juliana Alves de; Gil, Carmem Zeli de Vargas; Balestra, Juliana Pirola da Conceição (2018) [Introductory and closing remarks] -
Arissana Pataxó: a manifestação da voz coletiva pataxó
Coelho, Diogo Henrique Marques (2023) [Abstract published in event] -
ARQUEOLOGIA DIGITAL: SIMULAÇÕES 3D DE ARTEFATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Back, Joao Vinicius Chiesa; Postiga, Ana Letícia Eidt (2022) [Abstract published in event] -
Aulas de história e educação patrimonial : em busca de mediações participativas
Pacievitch, Caroline; Gil, Carmem Zeli de Vargas (2022) [Book chapter] -
Aulas de História nas nuvens : os nós de ensinar História com o Google for Education no Ensino Médio
Guimarães, Cláudio Santos Pinto (2020) [Dissertation]Esta pesquisa reflete sobre o ensino da História com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), buscando potencializar os saberes históricos de forma colaborativa e na interação dos estudantes com o Google ... -
Autoridade na escola : uma relação pedagógica
Bauer, Maria Cristina Galimberti de Souza (2010) [Work completion of graduation]Este trabalho é um estudo sobre o conceito de autoridade e como essa é construída pelo professor no dia a dia de sala de aula. Originou-se da necessidade de compreender as relações, algumas vezes, conflituosas e desgastantes ... -
Caminhos da Ditadura em Porto Alegre
Carneiro, Anita Natividade; Pellisoli, Lóren; Czapla, Paloma Almada; Santos, Felipe Machado Anacleto dos (2016) [Abstract published in event] -
Conexões entre escola e universidade : o Pibid e as estratégias de residência docente
Seffner, Fernando; Meinerz, Carla Beatriz; Gil, Carmem Zeli de Vargas; Pacievitch, Caroline; Pereira, Nilton Mullet (2015) [Journal article]O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de História promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul ... -
A contação de histórias na educação infantil
Mittmann, Edinei Rodrigues (2010) [Work completion of graduation]A Literatura Infantil é uma prática interdisciplinar que está relacionada com outros modos de expressão (o movimento, a imagem, a música) que formam a bagagem comunicativa da criança desde os seus primeiros anos. Este ... -
Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos
Pegoraro, Anna Brandalise (2010) [Work completion of graduation]O presente trabalho se constitui em um estudo sobre as contribuições da Literatura Infantil no processo de aprendizagem da criança de cinco anos, baseado no estágio desenvolvido com Educação Infantil em uma escola da rede ... -
Contribuições da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem
Lentz, Simone de Olivera (2010) [Work completion of graduation]O presente trabalho é um estudo sobre as contribuições do jogo lúdico no processo de ensino e aprendizagem matemática da criança, baseado no estágio desenvolvido com o 5º Ano de uma escola pública municipal. Tem como tema: ... -
Convida, interpela e desafia : mediações em instituições de memórias de Buenos Aires
Gil, Carmem Zeli de Vargas (2016) [Complete work published in event] -
A cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar
Santos, Marisete Silveira dos (2010) [Work completion of graduation]As inovações no ensino estão conduzindo os educadores à análise dos currículos escolares, onde estabelecem conteúdos a serem problematizados e trabalhados de forma a valorizar a bagagem cultural do aluno. Somos frutos dos ... -
Culturas juvenis no Programa Mais Educação : diálogos com os educadores
Silva, Rita de Cássia Cardoso da (2013) [Work completion of specialization]Entender as juventudes hoje implica percorrer um caminho que passa pelo estudo das culturas juvenis, pois é através delas que a busca por identidade e pertencimento se manifesta na vida dos jovens. Diante destas culturas, ... -
Desenvolvimento do tema do Patrimônio Cultural nos Referenciais Curriculares dos Estados Brasileiros
Heineck, Marjani Ziani (2021) [Abstract published in event] -
Um diálogo decolonial e antirracista : entrevista com Valdemar de Assis Lima
Lima, Valdemar de Assis; Gil, Carmem Zeli de Vargas; Pinheiro, Adson Rodrigo Silva; Tolentino, Átila Bezerra (2022) [Interview] -
Docência em história : implicações das novas disposições curriculares do ensino médio
Pereira, Nilton Mullet; Seffner, Fernando; Gil, Carmem Zeli de Vargas; Meinerz, Carla Beatriz (2014) [Journal article]Trata-se de um exercício de escrita inédito, resultado de reflexões realizadas pelo grupo de professores da área de ensino de História sobre o tema do ensino médio. A preocupação central é compreender o processo de mudanças ... -
Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio
Gil, Carmem Zeli de Vargas; Seffner, Fernando (2016) [Journal article]Pautado em alguns estudos de pesquisadores que têm produzido conhecimento sobre as conexões entre culturas juvenis e escola, o texto aponta diferentes contornos que ampliam a visão tradicional da juventude como tempo de ... -
Educação patrimonial e futebol: uma experiência a partir de estágio de docência na educação básica
Cezimbra, Katiane Machado (2019) [Abstract published in event] -
Educação patrimonial em contextos : cartografias e cosmopercepções
Gil, Carmem Zeli de Vargas; Pinheiro, Adson Rodrigo Silva; Tolentino, Átila Bezerra (2022) [Journal article]