Navegação por Autor "Godinho, Ana Cláudia Ferreira"
Resultados 21-35 de 35
-
LIVE NAU/FACED: conversas sobre o Ensino Remoto Emergencial na Universidade e na Educação Básica
Freitas, Juliana Veiga de; Gil, Natália de Lacerda; Godinho, Ana Cláudia Ferreira; Fröhlich, Cláudia Bechara; Pinheiro, Leandro Rogério; Oliveira, Helena Dória Lucas de (2020) [Resumo publicado em evento] -
Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública
Silva, Carine Lemos da (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]A política de ações afirmativas se insere no contexto da reparação histórica à escravidão no Brasil, que após a abolição relegou as pessoas negras à marginalização social. Este trabalho analisa a experiência de estudantes ... -
“Não vou morrer analfabeto” : a trajetória de um estudante da EJA
Oliveira, Claudio Antonio Nunes de (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem por base um estudo de caso, de um estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola estadual de Porto Alegre-RS. Após ter sido diagnosticado com Toxoplasmose, este estudante perdeu a habilidade ... -
Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade
Assis, Gabriela Duarte de (2024) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo responder a questão “o que as meninas em cumprimento de medidas socioeducativas escrevem.” Tendo como objetivos compreender as temáticas abordadas em narrativas autobiográficas escritas em ... -
Narrativas autobiográficas no/do cárcere horizontes e possibilidades de resistências às colonialidades
Godinho, Ana Cláudia Ferreira; Fernandes, Victória Mello (2022) [Artigo de periódico]O presente artigo tem como objetivo analisar como as narrativas autobiográficas de sujeitos privados de liberdade podem protagonizar formas de resistência à colonialidade de poder, de saber e de ser. A narrativa trabalhada ... -
A política de remição de pena pela leitura sob a ótica de produções acadêmicas
Venzon, Elisa Schneider (2021) [Resumo publicado em evento] -
Possibilidades do trabalho com a literatura de autoria feminina para a leitura crítica de mulheres em privação de liberdade
Mendonça, Verônica Cristina Pinto (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]O direito à educação é muitas vezes negado à população prisional do país. O direito à leitura é ainda mais restrito, limitando-se a projetos experimentais em poucas unidades prisionais. Neste contexto, este trabalho de ... -
Reflexões acerca da educação na privação de liberdade : possibilidades a partir do pensamento decolonial
Fernandes, Victória Mello (2020) [Trabalho de conclusão de graduação]A presente pesquisa como objetivo analisar como, na educação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade, é possível pensar as narrativas autobiográficas como parte constituinte de uma prática educacional viva ... -
Reflexões sobre o desenvolvimento de jovens e adultos na EJA
Silveira, Mariana da (2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda como temática principal os processos cognitivos de jovens e adultos na perspectiva da aprendizagem escolar e as (inter) relações que nela ocorrem e impactam a vida desses ... -
A remição de pena pela leitura em produções acadêmicas
Venzon, Elisa Schneider (2020) [Resumo publicado em evento] -
Remição de pena pela leitura: Experiência em pesquisa científica
Brito, Raíne da Silva de (2021) [Resumo publicado em evento] -
Remição de pena pela leitura no Brasil : o direito à educação em disputa
Godinho, Ana Cláudia Ferreira; Julião, Elionaldo Fernandes (2021) [Artigo de periódico]A educação nas prisões é prevista como uma das assistências na Lei de Execução Penal brasileira que deve ser garantida a todos os sujeitos privados de liberdade como direito e não benefício. Em 2011, a reforma da Lei de ... -
Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião
Brandão, Maria Regina Lins; Godinho, Ana Cláudia Ferreira (2016) [Artigo de periódico]O presente artigo problematiza dados de uma pesquisa que buscou analisar, em uma perspectiva sociocultural, os significados que estudantes de Educação de Jovens e Adultos atribuem à relação escola-religião. Uma pesquisa ... -
Trabalho, educação e emancipação humana : a afirmação da EJA como direito
Fischer, Maria Clara Bueno; Godinho, Ana Cláudia Ferreira (2014) [Artigo de periódico]Este artigo aborda a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil como direito e como campo, com práticas e reflexões de matrizes político-pedagógicas distintas ou mesmo antagônicas. Tais reflexões inserem-se no debate ... -
Trabalho, gênero e educação : trajetórias escolares de jovens mulheres estudantes da EJA
Jorge, Thaís Alves Rodrigues (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível