Listar por autor "Pillar, Analice Dutra"
Mostrando ítems 41-60 de 132
-
Educacao e mídia : leituras de desenhos animados na escola
Pillar, Analice Dutra; Evalte, Tatiana Telch (2013) [Artículo de periódico]Este artigo busca problematizar a leitura da visualidade contemporânea na escola, enfocando criações audiovisuais da mídia televisiva. Analisa, com base no referencial teórico e metodológico da semiótica discursiva, três ... -
Educação estética e as artes do fazer
Meira, Marly Ribeiro (2002) [Tesis]Esta tese problematiza o fazer da Arte na Educação sob condições políticas, estéticas e éticas singularizadas. Configura um percurso de inquietações surgidas da prática artística e de situações pedagógicas cujas transformações ... -
Efeitos de humor em Bob Esponja
Pillar, Analice Dutra (2009) [Trabajo completo publicado en evento] -
Ensino da arte e as astúcias da intertextualidade : pedagogias do olhar
Kehrwald, Maria Isabel Petry (2009) [Tesis]A tese estuda a intertextualidade sob o ponto de vista teórico e da sua presença no âmbito educacional. Traça uma revisão da literatura sobre o tema, expõe uma trajetória pedagógica e busca direcionamentos do processo ... -
Ensino de Artes Visuais em diferentes campos
Pillar, Analice Dutra; Hofstaetter, Andrea; Rossi, Maria Helena Wagner; Nunes, Marília Forgearini; Evalte, Tatiana Telch (2021) [Texto de presentación/conclusión] -
Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente
Capra, Carmen Lúcia (2007) [Tesis de maestría]Esta dissertação alia-se às discussões contemporâneas da arte/educação, entendendo o professor como produto e produtor de significados por meio de sua experiência estética. Propõe uma compreensão de como o professor articula ... -
Ensino remoto de artes visuais nos anos iniciais : o encantamento na criação de e com materiais alternativos
Pillar, Analice Dutra; Evalte, Tatiana Telch (2021) [Capítulo de libro] -
Escolinha de arte da UFRGS (1960-2011) : história, fundamentos e ressonâncias com o Movimento Escolinhas de Arte
Alves, Flávia Camargo Leal (2018) [Tesis de maestría]Esta dissertação tece uma abordagem sobre a história da Escolinha de Arte da UFRGS, que funcionou de 1960 a 2011, em Porto Alegre (RS). A pesquisa é baseada na análise de documentos e em entrevistas semiestruturadas com ... -
Espiando pelo buraco da fechadura : o conhecimento de artes visuais em nova chave
Barreto, Umbelina Maria Duarte (2008) [Tesis]Esta tese se desenvolve como um percurso semiótico em referência à semiótica do texto de Greimas, percorrendo um caminho na busca pelo conhecimento da arte, que se apresenta em um percurso curricular, no qual o sensível e ... -
A estética do faz-de-conta : práticas teatrais na educação infantil
Santos, Vera Lucia Bertoni dos (2000) [Tesis de maestría]Este trabalho busca compreender a construção do conhecimento teatral na infância, considerando, por um lado, a evolução da atividade simbólica de caráter espontâneo da criança e, por outro, os modelos tradicionais de ensino ... -
Experiência estética na semiótica discursiva : pistas para leitura de textos de professores sobre suas práticas
Pontes, Gilvânia Maurício Dias de; Pillar, Analice Dutra (2018) [Artículo de periódico]Abordar-se-á a concepção de expe-riência estética na Semiótica Discursiva, a partir da leitura dos enunciados que compõem a último livro produzido por Algirdas Julien Greimas, Da Imperfeição, e seus desdobramentos na obra ... -
O fenômeno glitch e seus efeitos de (não)sentido : manifestações estéticas, éticas e políticas em audiovisualidades Nos espaços educativos
Conceição, Simone Rocha da (2024) [Tesis]Esta tese considera o impacto da tecnologia digital, da cultura da internet na sociedade contemporânea e a crescente disseminação de imagens e conteúdos audiovisuais têm gerado desafios educacionais contínuos, especialmente ... -
Fraturas e escapatórias em Ratatouille
Lerm, Ruth Rejane Perleberg; Pillar, Analice Dutra (2015) [Artículo de periódico]A partir da obra “Da Imperfeição” de Greimas, o texto discorre sobre as fraturas e escapatórias em “Ratatouille”, produção da Pixar Animation Studios em parceria com a Walt Disney Pictures, lançada em 2007. A análise se ... -
A gamificação a partir de suas críticas: uma leitura da relação games/aprendizagem pela arte/educação
Silva, Bruno Dorneles da (2021) [Tesis de maestría]O presente texto constitui uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, onde, a partir de um estudo de revisão, objetiva-se como estudo um recorte bibliográfico dos jogos e, sobretudo, dos games em sua relação com ... -
A gamificação e suas críticas : uma leitura dos jogos a partir da arte-educação
Pillar, Analice Dutra; Dorneles, Bruno (2020) [Artículo de periódico]Este artigo constitui recorte de uma pesquisa em andamento, representando parte dos estudos críticos sobre gamificação e um diálogo entre autores que vêm elaborando, desde 2011, duas frentes críticas à gamificação e à ... -
GEARTE : 25 anos de pesquisas em educação e arte
Pillar, Analice Dutra; Rossi, Maria Helena Wagner (2022) [Capítulo de libro] -
Hiperconsumo e felicidade nas leituras da micronarrativa audiovisual happiness
Pillar, Analice Dutra; Pinheiro, Eduardo da Silva (2021) [Trabajo completo publicado en evento] -
O Humor em Bob Esponja
Evalte, Tatiana Telch; Guimarães, Letícia Bandeira; Medeiros, Rosana Fachel de (2009) [Resumen publicado en evento] -
O humor em Bob Esponja : brincadeiras aos montes
Silva, Gabriela Usevicius Maia da; Simões, Priscila Doebber; Medeiros, Rosana Fachel de (2008) [Resumen publicado en evento] -
Imagens que (re) constroem história : alegoria e narratividade visual da guerra sertaneja do contestado
Peixe, Rita Inês Petrykowski (2012) [Tesis]Esta tese tem como foco de estudo as narrativas visuais sobre a Guerra Sertaneja do Contestado (Brasil 1912-1916). Trata-se de um importante fato para História do estado de Santa Catarina e para o Brasil, o qual é apresentado ...