
 1 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL 
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS 

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – LICENCIATURA EM HISTÓRIA 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O caso do Prince of Wales na perspectiva da imprensa 

rio-grandina (1861-1862) 
 

 

 

 

 

 

 

 

Juliano de Leon Viero Marques 

 

 

Orientador: Professor Fábio Kühn 

 

 

 

Porto Alegre, novembro de 2010. 



 2 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL 
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS 

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – LICENCIATURA EM HISTÓRIA 

 

 

 

 

 

Juliano de Leon Viero Marques 

 

 

 

O caso do Prince of Wales na perspectiva da imprensa 

rio-grandina (1861-1862) 
 

 

 
 

Trabalho de Conclusão de Curso de História apresentado ao 
Departamento de História da Universidade Federal do Rio 
Grande do Sul como requisito parcial para a obtenção do grau de 
Licenciado em História. 

 

 

 

 

Orientador: Professor Fábio Kühn. 

 

 

 

Porto Alegre, novembro de 2010. 

 

 



 3 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

“O erro maior e mais comum é o de não 
saber sair do próprio ambiente cultural, e 

medir o exterior com um metro que não lhe é 
próprio: não ver as diferenças sob as aparências 

iguais, e não ver a identidade sob as diversas 
aparências.” 

(Antonio Gramsci) 
 

 

 

 

 

 

 

 

 



 4 

Agradecimentos 

 

Agradeço aos meus pais por tudo que eles fizeram tendo em vista o meu bem-estar. 

 

Ao meu pai, em especial, por ter me fornecido ajuda de custo nas duas vezes em que 

tive que ir a Rio Grande para pesquisar os jornais daquela cidade.  

 

 Aos Professores Fábio Kühn e Luiz Alberto Grijó. Àquele por me orientar na realização 

deste trabalho com atenção e empenho. A este por me informar sobre livros que ele acreditava 

que eram úteis ao meu trabalho, e realmente o foram. 

 

 Àqueles amigos que entenderam a minha ausência, quando minha presença foi 

solicitada.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 5 

Sumário 

 

Introdução................................................................................................................................p.06

Cap. 1 – A Pressão Inglesa sobre o tráfico negreiro brasileiro, a Questão Christie e a Política 

regional....................................................................................................................................p.07 

Cap. 2 - A Imprensa Brasileira – dos primórdios a 1850 - e as biografias dos proprietários das 

folhas rio-grandinas.................................................................................................................p.17 

Cap. 3 - A imprensa rio-grandina e os discursos sobre o caso do Prince of Wales 

..................................................................................................................................................p.28 

Conclusão.................................................................................................................................p.40 

Anexos.....................................................................................................................................p.42 

Referências Bibliográficas.......................................................................................................p.44 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 6 

Introdução 

 

 Este trabalho irá demonstrar como o caso do Prince of Wales foi representado na 

imprensa rio-grandina de 1861 a 1862. Esse caso engloba desde o naufrágio da embarcação 

inglesa Prince of Wales no litoral sul do Rio Grande do Sul até a vinda da canhoneira Sheldrak 

à cidade do Rio Grande. Assim, serão analisadas matérias dos periódicos rio-grandinos que 

circulavam diariamente naquela época, isto é, Diario do Rio Grande, O Commercial e Echo do 

Sul. 

 Porém, apresentaremos outras informações a fim de facilitar a compreensão do 

problema. Logo, veremos, primeiramente, a questão escravista brasileira do início dos anos 

1800 até 1850, período em que houve pressão britânica sobre o Brasil para que esse abolisse o 

tráfico escravo. Além disso, veremos a Questão Christie, que foi marcada por 

desentendimentos nas relações anglo-brasileiras, tendo principiado com o naufrágio do navio 

inglês Prince of Wales.  

 Na seqüência demonstraremos um pouco da história da imprensa brasileira e sul-rio-

grandense desde o começo dessas até por volta da metade do século XIX. Assim, pretendemos 

visualizar como a imprensa vinha se desenvolvendo tanto num âmbito local, quanto num plano 

mais abrangente, que diz respeito a outras regiões do Brasil. Após isso, voltaremo-nos para as 

três folhas de Rio Grande, citadas anteriormente, procurando falar um pouco sobre a história 

delas, além de relatar a biografia daqueles que foram proprietários desses jornais durante os 

acontecimentos que são o foco do nosso trabalho. A partir disso, torna-se mais viável a análise 

dos jornais rio-grandinos que será realizada no último capítulo deste trabalho.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 7 

Cap. 1 – A Pressão Inglesa sobre o tráfico negreiro brasileiro, a Questão Christie e a 

Política regional 

 

No início do século XIX, quanto à questão escravista, emergiram os primeiros abalos 

nas relações entre Brasil (ainda dependente de Portugal) e Inglaterra. Isso decorria, sobretudo, 

porque a metrópole portuguesa ainda mantinha o tráfico negreiro na colônia brasileira. Esses 

atritos foram perceptíveis até por volta de 1850, ano em que o Brasil aprovou a Lei Eusébio de 

Queirós que veio a extinguir, de vez, o tráfico de escravos. No entanto, treze anos após a 

aprovação dessa lei, houve a ruptura diplomática entre Brasil e Inglaterra. Logo, pretendemos, 

num primeiro momento, retomar as principais leis referentes ao tráfico de escravos no território 

brasileiro, assim como tentar entender os episódios que eclodiram no fim das relações 

diplomáticas anglo-brasileiras. 

No início do século XIX, Portugal estava oprimido por França e Inglaterra que eram os 

países que disputavam a hegemonia política europeia, conforme afirma Jurandir Malerba1. 

Nesse cenário, em 1806, a França impõe o Bloqueio Continental à Inglaterra. Através desse, 

nenhum país europeu deveria comerciar com os ingleses. Porém, Portugal já apresentava um 

histórico de parceria econômica com a Inglaterra e não poderia abdicar de realizar negócios 

com aquele país. Logo, o governo português desrespeitou o Bloqueio Continental, mas 

temendo as possíveis conseqüências desse ato, transferiu o seu aparato estatal e boa parte da 

sua corte para a sua colônia que retinha maior importância, no caso, o Brasil. A vinda da corte 

portuguesa ao Brasil, em 1808, ocorreu no mesmo ano em que o Príncipe regente D. João 

decretou a abertura dos portos às nações amigas. Tal atitude beneficiou fortemente o comércio 

britânico. 

No ano anterior, conforme destaca José Murilo de Carvalho2, a Inglaterra proibiu o 

tráfico negreiro em seu território e a partir de então iniciou uma extensa campanha para 

extingui-lo em outras regiões. O Brasil sentiu essa pressão, principalmente, ora por meio de 

tratados fixados entre Portugal e Inglaterra, ora pela promulgação inglesa de tratados. Em 

ambos os casos, os interesses ingleses vinham à tona. 

Seguindo essa tendência, no dia 19 de fevereiro de 1810, são aprovados o Tratado de 

Comércio e Navegação e o Tratado de Aliança e Amizade, constituindo esses um “triumpho 

                                                
1 MALERBA, Jurandir. A Corte no Exílio. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.  
2 CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem : a elite política imperial ; Teatro de sombras : política 
imperial. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1996. 



 8 

diplomatico e financeiro para as praças exportadoras da Grã-Bretanha, os quaes entregavam á 

Inglaterra, contra o proprio Portugal, o commercio privilegiado do Brasil.”3. Decidiu-se, por 

meio do primeiro, que as alfândegas cobrariam 15% para as importações inglesas, enquanto os 

produtos portugueses seguiriam recebendo taxação de 16% e permaneceria a taxação de 24% 

sob as mercadorias oriundas de outros países. Ademais, conforme destaca Pandiá Calógeras4, 

esse tratado só poderia ser revisto por decisão mútua e decorridos quinze anos após entrar em 

vigência. No que tange o Tratado de Aliança e Amizade, havia um artigo especial, o de número 

X, no qual Portugal prometia eliminar gradualmente o tráfico negreiro. 

Segundo o tratado de Viena, de 22 de janeiro de 1815, o Príncipe-regente D. João 

aceitaria, assim como os representantes de outras nações, o extermínio do tráfico negreiro no 

norte do Equador. Em troca, Portugal receberia perdão por uma dívida de 300 mil libras que 

havia contraído devido a um empréstimo solicitado à Inglaterra em 1809. No dia anterior ao 

tratado, a Grã-Bretanha se comprometeu a fornecer outras 300 mil libras ao Estado português, 

porém, em contrapartida, não seria obrigada a atender todas as obrigações relacionadas à 

detenção ilegal de navios portugueses antes de 1814. Em geral, os países estavam seguindo a 

tendência de exterminar o comércio de escravos.  

 Em 28 de julho de 1817 ocorreu “uma regulamentação dos pontos firmados em 1815”5. 

Consoante Jaime Rodrigues, foi acordado o direito de visitas dos portugueses aos navios 

brasileiros e vice-versa; o aprisionamento dos navios negreiros que estivessem trafegando ao 

norte da linha do Equador; a criação de comissões mistas formadas por portugueses e ingleses, 

dentre outros fatores. Mas, esse novo tratado motivou o surgimento de confrontos que foram 

notórios, sobretudo, nas reações dos comerciantes do Rio de Janeiro e Bahia.  

 O assunto da proibição do tráfico negreiro foi tão presente no Brasil que embora o país 

tenha se declarado independente em 1822, a Inglaterra custou a reconhecê-lo dessa maneira. O 

motivo é que esse Estado não reconheceria a independência de nenhum estado do Novo Mundo 

que não tivesse abolido o tráfico negreiro. O Brasil só teria sua independência reconhecida pela 

Inglaterra em 1825, sendo que no ano seguinte, comprometeu-se a eliminar o tráfico de 

escravos três anos após a ratificação de um tratado que foi aprovado no dia 13 de março de 

1827. Logo, a partir desse dia e desse mês em 1830, o tráfico seria classificado como pirataria. 

                                                
3 CALÓGERAS, João Pandiá. A Política Exterior do Império. Volume I. Brasília: Senado Federal, 1998. p. 342. 
4 Ibidem.  
5 RODRIGUES, Jaime. Infame Comércio: propostas e experiências no final do tráfico de africanos para o Brasil 
(1800-1850). Campinas: Ed. da UNICAMP/CECULT, 2000. p. 98 



 9 

Para José Murilo de Carvalho, até esse período “o governo apenas resistiu ás pressões, 

convencido da inviabilidade política de qualquer ação efetiva para extinguir o tráfico”6.  

O estabelecimento desse tratado com os ingleses gerou indignação por parte do 

Legislativo Brasileiro, tanto no que toca a pressão inglesa pelo fim do tráfico no Brasil, quanto 

pelo fato do tratado ter sido ratificado sem a participação da Câmara Legislativa. Essa não teve 

conhecimento dos termos do mesmo e nem o recebeu para aprová-lo consoante afirma Jaime 

Rodrigues7. Os malefícios causados pelo documento em questão foram analisados da seguinte 

maneira: 
 

“Em primeiro lugar, o tratado cerceava a atribuição legisladora que cabia à 
assembléia, quando impunha penas e sujeitava súditos do Império a tribunais 
estrangeiros. Em segundo lugar, prejudicava o já limitado comércio brasileiro, 
justamente numa área em que ele ainda podia competir com outros países: a África. 
A navegação e as rendas públicas também minguariam, e todos esses fatores 
conjugados faziam do trabalho um ato prematuro.”8 

 

Nota-se que havia várias questões que circundavam o fim do tráfico negreiro. Uma das 

principais era a questão de soberania nacional, já que os ingleses estavam interferindo em 

decisões que deviam ser tomadas pelos governantes brasileiros sem intromissão de forças 

estrangeiras. Entrementes, se o Brasil assumisse uma postura de negação daquilo que era 

interesse inglês, poderia ter maiores problemas com os ingleses. Outro elemento extremamente 

relevante era que a agricultura brasileira, sobretudo, dependia da mão-de-obra escrava. 

Destarte, o fim do tráfico negreiro acarretaria numa queda considerável do número de escravos. 

Ao encontro disso, Manolo Florentino9 mostra que antes da ratificação do tratado de 1827, as 

elites escravocratas do sudeste elevaram consideravelmente o volume de compra de escravos, 

já que previam o fim do tráfico. Ainda assim, o governo brasileiro resolveu, em 1831, aprovar 

uma lei antitráfico que, conforme salienta José Murilo de Carvalho,10 não foi implementada, 

tornando-se conhecida como “lei para inglês ver”.  

 A pressão inglesa não cessou. Os ingleses não demonstravam grandes preocupações 

com o fato de que o fim do tráfico de escravos causaria graves conseqüências na produção 

econômica brasileira. Constituindo isso um fator preponderante, visto que para Jaime 

                                                
6 CARVALHO, op. cit., p. 270. 
7 RODRIGUES, Jaime. op. cit. 
8 Id. Ibid.,  p. 105. 
9 FLORENTINO, Manolo.  Em costas negras: uma história do tráfico de escravos entre a África e o Rio de 
Janeiro (séculos XVIIIi e XIX).  São Paulo: Companhia das Letras, 1997. 
10 CARVALHO, op. cit. 



 10 

Rodrigues, as pressões inglesas eram mais fortes do que “a ameaça difusa da falta de mão-de-

obra.”11 Para complementar, os interesses ingleses para que o tráfico negreiro fosse extinto 

não deve ser resumido a somente isto, mas nos ajuda a melhor entender essa questão:  “uma 

das principais razões da pressão inglesa, reconhecida por seus executores, era o fato de o 

Brasil e Cuba competirem vantajosamente com as Índias Ocidentais na produção de açúcar.”12 

Desse modo, o açúcar brasileiro – que era produzido através da mão-de-obra escrava 

substancialmente – saía mais barato do que o mesmo produto produzido nas Índias Ocidentais, 

via mão-de-obra livre. 

Já em 1845, a Inglaterra promulga o bill Aberdeen. Segundo essa lei, os ingleses 

poderiam interceptar os navios brasileiros para averiguar qual carga estava sendo carregada por 

esses. Caso negros escravos estivessem sendo transportados, o capitão do navio seria preso – 

assim como o navio – e julgado perante a legislação britânica. Percebe-se o caráter unilateral 

dessa medida que foi imposta pelo Parlamento Inglês. 

 Finalmente, em 1850, aprova-se a Lei Eusébio de Queirós no Brasil. Essa, ao contrário 

da Lei de 1831, extinguiu, de fato, o tráfico negreiro no país. Pode-se argumentar que o 

fracasso daquela foi, principalmente, porque tanto os traficantes de escravos como os 

compradores (os últimos, em sua maioria, latifundiários) eram postos em pé de igualdade 

diante do processo de penalização.  Logo, a lei posterior “foi severa em relação aos traficantes, 

tanto em alto-mar como no desembarque. Seriam julgados pela auditoria da Marinha, com 

recurso para o Conselho de Estado.”13  por meio da qual podiam ser punidos com o custeio da 

viagem de volta dos escravos africanos e com prisão. Por outro lado, os compradores recebiam 

o julgamento da justiça comum que era mais brando do que o oferecido pela Auditoria da 

Marinha.  

 Por fim, a ratificação de uma lei proibindo o tráfico negreiro foi possibilitada, dentre 

outras razões, pela amenização da pena aos compradores de escravos. A suposta contribuição 

inglesa gerou polêmica na época. O governo inglês alegava que somente devido à sua pressão 

empregada sobre o Brasil foi possível que ocorresse a proibição do tráfico escravo nesse país. 

Em resposta a isso, Eusébio de Queirós - autor da lei que leva o seu nome - afirmava 

justamente o contrário, defendendo que a intervenção dos ingleses, sobretudo em 1826 e em 

1845, resultou na elevação do tráfico de escravos.  

                                                
11 RODRIGUES, Jaime. op. cit., p. 114. 
12 CARVALHO, op. cit., p. 279. 
13 Id. Ibid., p. 274. 



 11 

 Logo, mesmo com o fim do tráfico negreiro, os atritos com a Inglaterra em função de 

questões escravistas não findaram. A prova disso é que em 1858 uma convenção foi assinada 

entre Brasil e Inglaterra, segundo a qual uma comissão mista avaliaria todas as queixas de uma 

nação contra a outra. Várias delas, a respeito do Aberdeen Act, foram apresentadas, porém os 

dois países tinham posturas distintas. O governo britânico defendia que essas questões já 

tinham sido resolvidas, enquanto o brasileiro clamava por indenizações. 

No ano seguinte, o ministro inglês William Dougal Christie passa a atuar no Brasil. 

Esse representante inglês gerou polêmica em decorrência dos seus atos quanto à nação 

brasileira. Segundo Pedro Calmon, Christie “era o ministro menos indicado para cuidar, no 

Rio, dos interêsses inglêses, dado o seu temperamento do velho estilo.”14 A partir de 1861, ele 

protagonizou uma crise nas relações anglo-brasileiras que ficou conhecida como Questão 

Christie. No ano precedente, o ministro inglês passa a evitar a união das comissões mistas a 

fim de recusar as questões defendidas pelos brasileiros. No entanto, isso prejudica as relações 

entre os dois países. Paralelo a isso, Graham demonstra que o Christie fazia denúncias acerca 

dos escravos em solo brasileiro. 

 
“Christie acusava o fato de escravos nascidos na África e contrabandeados depois 
do fim legal do tráfico ser anunciados à venda e queixava-se amargamente com 
respeito ao caso dos “emancipados,” o último dos quais deveria ser considerados 
legalmente livres, depois de 1859.”15 

 

 Em relação à Questão Christie, pode-se dizer que ela se principia com o naufrágio da 

embarcação inglesa Prince of Wales. Essa barca naufragou em junho de 1861, na costa do 

Albardão, localizada no extremo sul do Rio Grande do Sul. Por ser uma região inóspita naquela 

época, não se sabe exatamente em que dia o navio afundara. Um garoto de nove anos que era 

filho de Bento Venâncio Soares – juiz de paz do distrito do Albardão - foi a primeira pessoa a 

tomar conhecimento da tragédia sem saber disso. O filho de Soares “viu figuras deitadas na 

praia e ao tornar a casa trazia consigo notícias.”16 e contou o que havia observado ao seu 

cunhado Faustino José Silveira (inspetor do distrito de Albardão) e ao seu pai. Silveira, então, 

convocou cinco guardas nacionais para ir até o local do naufrágio. 

 Ao ser avisado do naufrágio, o cônsul inglês Henry Prendergast Vereker, que residia em 

Rio Grande, deslocou-se ao lugar do incidente, acompanhado por oito pessoas, dentre elas, 

                                                
14 CALMON, Pedro. História do Brasil.  Rio de Janeiro: J. Olympio, 1959 p. 1719. 
15 GRAHAM, Richard. Escravidão, Reforma e Imperialismo. São Paulo: Perspectiva. 1979. p. 86.  
16 Ibidem., p. 91. 



 12 

oficiais da alfândega, soldados de polícia e o próprio Soares. Chegando à costa do Albardão, 

“restos do naufrágio estavam espalhados numa distância de aproximadamente uma milha.”.17 

Cestos, barricas e caixas eram visíveis, sendo que muitos objetos haviam sido abertos devido à 

força das ondas, mas outros tinham sido corrompidos em função da utilização de ferramentas. 

Vereker almejava ver os dez corpos que o inspetor Silveira tinha encontrado, porém 

esse o persuadiu que os cadáveres se localizavam a uma longa distância do local onde foram 

achados os restos do navio. Ao regressar a Rio Grande, Vereker solicitou o sepultamento dos 

cadáveres e a instauração de um inquérito sobre o caso. Todavia, dos dez corpos que tinham 

sido enterrados, só foram encontrados quatro. O sumiço de seis corpos era explicado pelas 

areias movediças da região. Sobre os cadáveres examinados, nenhum deles apresentava indício 

de assassinato, invalidando a tese de Vereker, conforme a qual, a tripulação do navio fora 

assassinada. 

É evidente que a embarcação e a tripulação foram saqueadas. Isso não era questionado 

pelas autoridades locais. Ademais, as investigações prosseguiram, apesar das inúmeras 

dificuldades, tais como: os habitantes do local pouco falarem sobre o caso quando instigados e 

Albardão distar aproximadamente 96 quilômetros da cidade do Rio Grande, onde havia 

delegacia18. Ao final das investigações, três pessoas foram indiciadas, sendo que duas dessas 

fugiram para o Uruguai, não podendo ser encontradas.   

 Representantes do governo inglês acusaram as autoridades locais de negligência. Em 

março de 1862, William Christie pediu uma nova investigação, além de compensações para os 

donos do Prince of Wales e para as famílias dos tripulantes. Uma nova investigação foi 

instaurada, inclusive Vereker foi convidado a ir até Albardão novamente, com intuito de 

interrogar os habitantes. Diante da recusa dele, o delegado de polícia fez a apuração dos fatos, 

detectando que o subdelegado Delfim Francisco Gonçalves ocultou os nomes de suspeitos do 

saque ao navio. Destarte, o subdelegado perdeu o seu cargo. Mesmo assim, Vereker criticou a 

investigação, dizendo que essa só havia sido feita para provar que a tripulação não havia sido 

assassinada. 

 Christie acreditava, basicamente, nos três pontos seguintes: as autoridades locais 

estavam sendo negligentes, a tripulação havia sido assassinada e as providências brasileiras 

                                                
17 Ibidem.,  p. 92  
18 Albardão se situava a aproximadamente 96 quilômetros da cidade do Rio Grande cf. ALVES, Francisco das 
Neves. A cidade do Rio Grande: Estudos Históricos. Rio Grande: FURG, 1995. Para maiores informações, ver o 
mapa no anexo I. 



 13 

adotadas até o momento tinham sido aplicadas devido exclusivamente à pressão inglesa. Em 

relação ao primeiro ponto, Christie se queixava da demora para a transmissão da notícia do 

naufrágio e condenava o subdelegado, o inspetor e o juiz de paz.  

Durante todo esse tempo, acentuou-se a troca de correspondências entre as autoridades 

brasileiras e inglesas. Os principais agentes do lado inglês eram o cônsul Vereker e o ministro 

Christie, já no lado brasileiro, correspondiam às figuras do presidente da província do Rio 

Grande do Sul e do chefe de polícia.  

Em março de 1862, Christie pediu a Richard Warren – comandante das ações navais no 

Atlântico Sul – para que mandasse “um vaso de guerra ao Rio Grande com um oficial de alta 

patente e importância, capaz de assistir Vereker no inquérito que talvez fosse instituído.”19 

Então, Vereker esteve acompanhado de Thomas Saumarez, no entanto esse compareceu ao 

inquérito na posição de representante não-oficial, dado que o presidente da província alegou 

não ter sido informado pelas autoridades inglesas de que Saumarez seria um representante 

oficial. 

 Se as relações anglo-brasileiras já estavam conturbadas, em junho de 1862, outro fato 

agravou ainda mais o quadro. Na Tijuca, perto da cidade do Rio de Janeiro, três marinheiros 

ingleses do Forte foram presos. Esses alegaram que foram abordados por policias brasileiros, 

sem real motivo e que foram brutalmente aprisionados. Conforme eles, na manhã seguinte, 

foram obrigados a ir a pé até o Rio de Janeiro, mesmo tendo oferecido dinheiro para arcar com 

os custos do transporte. 

 Porém, as testemunhas brasileiras relatam uma versão muito diferente, segundo a qual, 

os marinheiros estavam bêbados, molestaram uma mulher, tentaram desmontar um cavaleiro e 

agrediram verbalmente uma sentinela. Quando os ingleses foram presos, eles causaram 

distúrbio geral. Por último, o oficial da guarda levou os marinheiros ingleses a pé para o Rio, 

pois tinha recebido essa ordem.  

 No Rio, permaneceram duas horas. Devido à chegada do cônsul, eles foram removidos 

para uma prisão melhor, permanecendo no local até o dia posterior. Depois foram soltos, mas o 

caso, em seguida, gerou mais correspondências entre as autoridades dos dois países. 

Logicamente, Christie preferiu crer nos depoimentos dos marinheiros da Inglaterra. 

Em dezembro de 1862, o ministro inglês iniciou as represálias. De 31 de dezembro a 6 

de janeiro, o porto do Rio fora bloqueado, cinco navios brasileiros foram aprisionados pelos 

                                                
19 GRAHAM, op. cit., p. 104. 



 14 

ingleses. O diplomata brasileiro Carvalho Moreira, na época, classificou esses atos como de 

guerra. A reação brasileira veio em seguida. Em maio de 1863, o Brasil optou por romper as 

relações diplomáticas com a Inglaterra. É bem verdade que as relações econômicas entre 

ambas as nações não foram prejudicadas pelo desconserto político como frisa José Honório 

Rodrigues20.  

Na ata do Conselho de Estado de 5 de janeiro, Visconde de Uruguai demonstra  o 

significado das relações anglobrasileiras ao pronunciar as seguintes palavras: “Estamos muito 

entrelaçados com a Inglaterra por negócios e relações financeiras e comerciais (...)É preciso 

grande soma de prudência. Mas há limites que esta não deve ultrapassar com jactura da 

dignidade e honra”21. Então, nota-se que havia uma preocupação em manter um bom 

relacionamento com a Inglaterra, no entanto, as represálias inglesas contra o Brasil atiçaram o 

sentimento nacionalista desse país. 

 Em relação à questão do Forte, o Brasil solicitou o arbitramento de uma terceira nação. 

No caso, Leopoldo I, o Rei da Bélgica, foi favorável ao Brasil, argumentando que as ações das 

autoridades brasileiras não foram de caráter ofensivo à Marinha britânica. Referente ao Prince 

of Wales, o governo brasileiro estava disposto a pagar o valor estipulado pelos ingleses, mas 

sob protesto.    

 Somente em, 1865, em meio a Guerra do Paraguai, foram restabelecidas as relações 

diplomáticas entre Brasil e Inglaterra. Vale acrescentar que a historiografia revisionista sobre 

esse tema enfatizou bastante as pretensões do imperialismo britânico na Bacia da Prata e que 

isso seria o fator principal para que houvesse o desencadeamento de uma guerra na região 

platina. Todavia, a historiografia mais recente vem produzindo obras que matizam esse 

protagonismo britânico, voltando-se para questões internas, tal como é o exemplo do trabalho 

realizado por Wilma Peres da Costa.22 

 Christie exemplifica a “diplomacia de força” inglesa visível principalmente na 

“presença de navios de guerra ingleses na costa do Rio Grande do Sul”.23 É preciso acrescentar 

que a Inglaterra apresentava a visão de que seu conflito com o Brasil era na verdade uma luta, 

                                                
20 RODRIGUES, José Honório (org). Terceiro Conselho de Estado, 1857-1864. Volume V. Brasília: Senado 
Federal, 1978. pp 333-347. 
21 Id. Ibid., p. 336  
22 COSTA, Wilma Peres da. A espada de Dâmocles - O Exército, a Guerra do Paraguai e a Crise do Império. 
São Paulo: Hucitec/editora da Unicamp, 1996. 

 
23 ALVES, op. cit., p. 114. 



 15 

respectivamente, entre “civilização” e “barbárie”. A exposição desse ponto de vista não era 

incomum na época, visto que os países mais desenvolvidos, em geral, viam sob essa 

perspectiva os países de menor desenvolvimento. 

 Como conseqüência da Questão Christie, Pedro Calmon destacou que “Entrou em 

ordem do dia o apresto militar. Sentia-se a necessidade de armar o império. Nas subscrições 

abertas, para a compra de artilharia moderna, vibrou um patriotismo desiludido, prático e 

varonil”.24 

Até o exato momento, foram somente analisadas as relações internacionais entre Brasil 

e Inglaterra no século XIX. No entanto, é preciso também que sejam levados em conta 

características políticas da Província do Rio Grande do Sul. Maria Izabel Noll e Hélgio 

Trindade25 talvez exagerem ao dizer que a importância política dessa província, no século XIX, 

devia-se exclusivamente ao seu posicionamento geográfico. No entanto, os autores mostram 

que a região era marcada por confrontos militares como, por exemplo, a Revolta dos Farrapos 

(1845-1845). Nessa, o Rio Grande do Sul já demonstrava que os liberais estavam fortalecidos 

naquele momento. Porém, com o fim do confronto, os Conservadores tentam se recuperar em 

meio à desorganização política por causa dos efeitos da guerra, e os seus adversários políticos 

(liberais) estão muito mais desestabilizados. 

 Em 1848, o presidente da província, Francisco de Souza Soares de Andréia, consegue 

organizar o Partido Conservador. A partir de então, os Conservadores dominaram o cenário 

político provincial e imperial. No que tange àquele, a Assembleia Provincial teve supremacia 

conservadora de 1848 a 1851; enquanto os gabinetes imperiais seriam dominados por 

elementos conservadores até 1853. 

 Conforme salientam Trindade e Noll sobre a província do Rio Grande do Sul, “a 

presença de um novo conflito armado contra Rosas é, provavelmente, um dos elementos que 

explicam o surgimento de alianças como a Liga, em 1852, unindo conservadores e liberais.”26 

Nessa articulação política, os conservadores se sobrepõem aos liberais. Helga Piccolo27 

apresenta opinião diferente desses dois autores. Consoante essa historiadora, a “Liga” foi 

justificada pela necessidade de terminar com as divergências políticas que fomentavam a não 

                                                
24 CALMON, op. cit.,. p. 1722. 
25 NOLL. Maria Izabel; TRINDADE, Helgio. Estatísticas Eleitorais do Rio Grande da América do Sul, 
1823/2002. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2004. 
26 Ibidem. P.37. 
27 PICCOLO, Helga Iracema Landgraf. Vida política no século 19 : da descolonização ao movimento 
republicano. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1992. pp 45-55. 



 16 

aprovação de medidas importantes de interesse para a província. Piccolo vai além, 

considerando que os chefes dos dois partidos “pretendiam excluir nomes das listas dos 

candidatos á Câmara dos Deputados e ao Senado nas eleições de 1852”28 

Logo em seguida, haverá a formação da Contraliga, unindo os dois partidos novamente, 

destacando-se os liberais dessa vez. Nessa aliança está a origem do Partido Liberal 

Progressista. Quanto ao domínio político-partidário na Assembleia Legislativa, de 1852-1855, 

os “Ligueiros” tiveram destaque, já no período que vai de 1856 a 1865, os “Contra-ligueiros” 

comandaram.  

O Partido Liberal volta à tona no espaço de tempo entre 1860 e 1862. Para isso, os 

liberais criticam a Liga e a Contra-liga. O principal argumento é de que liberais e 

conservadores possuem princípios diversos, logo não faz sentido a união dos partidos. Na 

região de Rio Grande, há o predomínio liberal nesse tempo. Para um melhor entendimento de 

como foi representado localmente o caso do naufrágio dessa embarcação, necessita-se de um 

melhor estudo sobre os jornais da época nesta cidade. 

Em 1861 e em 1862, a cidade do Rio Grande contava com a circulação de três jornais 

diários (Echo do Sul, Diario do Rio Grande e O Commercial). Os três criticavam politicamente 

as alianças entre os conservadores e os liberais. Entretanto, é notório que os periódicos 

possuíam posicionamentos distintos sobre o naufrágio do Prince of Wales e sobre outros casos 

que ocorreram como consequência desse. Logo, o nosso próximo capítulo versará sobre como 

esse episódio foi explorado pela imprensa local.  

 
  

 

 
 
 
 
 

 

 

 

 

                                                
28 Ibidem. p. 51. 



 17 

Cap. 2 – A Imprensa Brasileira – dos primórdios a 1850 - e as biografias dos 

proprietários das folhas rio-grandinas 

 

 Para que possamos melhor compreender os dados acerca dos jornais rio-grandinos que 

circulavam diariamente no biênio 1861-1862 e dos seus respectivos proprietários na época, 

urge que façamos, primordialmente, uma pequena análise da imprensa brasileira e sul-rio-

grandense do começo do século XIX até por volta de 1850. O procedimento visa a demonstrar 

a inserção desses periódicos no contexto político-cultural nacional e regional, respectivamente. 

 Como foi visto no começo do primeiro capítulo, a vinda da corte portuguesa ao Brasil, 

em 1808, acarretou numa série de mudanças para a antiga colônia. Nesse mesmo ano, surgiu a 

imprensa no Brasil, já que D. João, via um ato de 31/05/1808, institui a Impressão Régia no 

Brasil.29 Em 10 de setembro do mesmo ano, a Impressão Régia começa a produzir Gazeta do 

Rio de Janeiro no Brasil. Tanto a Impressão Régia, quanto a Gazeta do Rio de Janeiro retêm 

pioneirismo, aquela por ser a primeira editora brasileira, essa por ser o primeiro jornal a ser 

publicado no Brasil. Outros jornais foram produzidos por volta de 1810. Por exemplo, A Idade 

d’Ouro do Brazil circulou na Bahia a partir de 1811 e durou até 1823. A Impressão Régia 

produziu em seus prelos O Paternista de 1813 a 1814. 

Conforme destaca Marco Morel30, a imprensa brasileira não iniciou suas atividades em 

meio a um vazio cultural. Muito pelo contrário, estavam ocorrendo “transformações nas 

relações de poder que diziam respeito a amplos setores da hierarquia da sociedade, em suas 

dimensões políticas e sociais.”31 Além disso, o autor defende que se deve relativizar o caráter 

elitista dos jornais da época, dado que não era preciso ter condições financeiras muito 

privilegiadas para publicar um pequeno jornal, assim como os preços dos jornais eram 

acessíveis à boa parte da população. Quanto a essa última questão, Francisco Rüdiger, tomando 

como base os periódicos do Rio Grande do Sul, discorda de Morel ao falar que as folhas 

tinham preço elevado.32    

 No âmbito legislativo, em 15 de fevereiro de 1821 é votada a nova Constituição da 

Monarquia Portuguesa que entra em vigor em 6 de junho do mesmo ano no Rio de Janeiro. 
                                                
29 BARRETO, Abeillard. Primórdios da Imprensa no Rio Grande do Sul (1827-1850) Porto Alegre: Comissão 
Executiva do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha, 1986.  
30 MOREL, Marco. Os Primeiros passos da Passos da Palavra Impressa. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, 
Tânia Regina de (org). História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008. 
31 MOREL, op cit., p. 25 
32 RÜDIGER, Francisco. O Nascimento da Imprensa no Rio Grande do Sul. In: Revista do Instituto de Filosofia 
e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, vol 13, 1985.  



 18 

Assim, “todo Português pode conseguintemente, sem dependência de censura prévia, 

manifestar suas opiniões em qualquer matéria, contanto que haja de responder pelo abuso 

dessa liberdade nos casos e pela forma que a lei determinar”.33 Entrementes, o Código 

Criminal do Império do Brasil (1830) impõe punições para aqueles que instauram tipografias 

sem entrar em contato com as autoridades públicas. 

Ainda que a emergência de uma opinião pública tenha sido notória no começo dos 

anos 1820, foi somente no período regencial (1831-1840) que se deu uma intensificação no 

número de jornais em decorrência do aumento dos motins.34 Nesse meio tempo emergiu a 

Revolta dos Farrapos, – que já foi citada no primeiro capítulo – momento em que se 

incrementou o número de jornais em circulação no Rio Grande do Sul, como será visto mais 

adiante. 

 De maneira geral, o público leitor e os jornais se expandiram nas primeiras décadas 

dos anos 1800, mas o público que poderia lê-los era ainda muito restrito, já que a maioria da 

população brasileira era iletrada. Porém, “havia cruzamentos e intersecções entre as 

expressões orais e escritas, entre as culturas letradas e iletradas”35, ampliando assim o público 

que tinha acesso diretamente ou indiretamente à mensagem escrita. Ao encontro disso, nos 

principais centros urbanos, as tipografias e as primeiras livrarias eram pontos de encontro de 

redatores e leitores que trocavam informações. Também pontos-de-venda dos impressos, 

cartazes e leituras coletivas ampliavam o universo sócio-cultural das cidades mais relevantes. 

 Já em 1840, quando D. Pedro II assume o poder, o Império brasileiro controla de modo 

mais eficaz as revoltas internas. Desse modo, ocorre por um lado a queda no número de 

jornais em circulação, por outro há uma estabilização da imprensa. Esse último fator decorre 

em virtude de consolidação de alguns órgãos jornalísticos como empresas. Em suma, percebe-

se que a imprensa surgiu no Brasil de forma artesanal e política e foi, paulatinamente, ao 

longo do século XIX, tornando-se empresarial. 

 Essa lógica empresarial da imprensa foi ganhando destaque na década de 40 do século 

XIX, concomitante a isso, os veículos de comunicação, com algumas exceções, foram se 

                                                
33 Art 7 da Monarquia Política Portuguesa (1821). In: BARRETO, op cit., p.8 
34 MOREL, op cit. 
35 Id. Ibid.,  p. 40 



 19 

despolitizando, conforme destaca Morel. Tal tendência resultou na Conciliação dos anos 

1850.36 

 Referente à imprensa desenvolvida no Rio Grande do Sul, Francisco Rüdiger 

demonstra que o Diário do Rio Grande foi o primeiro jornal a ser produzido na província, 

estreando em 1º de junho de 1827. No entanto, conforme o autor, isso não deve ser analisado 

separadamente dos interesses dos grupos provinciais em “garantir a fidelidade de ação e 

pensamento da opinião pública local ao regime monárquico.” 37 Não é sem razão que a folha 

foi patrocinada e dirigida pelo presidente da Província, Salvador José Maciel. Alguns anos 

depois, em 1832, nasce O Noticiador na cidade do Rio Grande. Essa região já era um 

importante centro econômico do Rio Grande do Sul por ser exportadora de charque. No século 

XIX, a imprensa rio-grandina possui grande relevância a nível provincial, só perdendo para 

Porto Alegre no que diz respeito ao número de periódicos produzidos, como pode ser visto no 

quadro abaixo: 

 

Levantamento dos jornais do século XIX destacados por J. J. Cezar, João de Oliveira, Alfredo 

Ferreira Rodrigues e Walter Spalding, discriminados por cidade (em %): 38 

 

CIDADE CEZAR OLIVEIRA RODRIGUES SPALDING 

RIO GRANDE 12,50 12,68 31,19 9,60 

Rio Pardo --- 0,64 --- 1,41 

Porto Alegre 21,43 32,58 40,32 45,10 

 

Voltando ao caso d’O Diario de Porto Alegre, esse durou somente até 1828, visto que 

o presidente da província Maciel e o responsável pela sua publicação Lourenço Júnior de 

haviam se desentendido. O Constitucional Rio-grandense substituiu aquela folha, sendo 

impresso pelo francês Joseph Girard. Em relação à presença de franceses na imprensa gaúcha, 

                                                
36 A Conciliação política foi um momento em que alguns elementos Conservadores se aliaram a outros Liberais, 
consolidando alianças como a “Liga” e a “Contra Liga”. Essas já foram explanadas no primeiro capítulo deste 
Trabalho. 
37 RÜDIGER, Francisco. op cit. p. 117. 
38 In: ALVES, Francisco das Neves. O discurso Político-partidário Sul-Rio-Grandense sob o Prisma da Imprensa 
Rio-Grandina (1868-1895). Rio Grande, FURG, 2001. 



 20 

Abeillard Barreto39 ressalta a sua importância e cita além da figura de Joseph Girard, o 

protagonismo de Claude Debreuil. 

 O ano de 1831 marca a abdicação de D. Pedro I. Esse ano e o anterior foram marcados 

pelo isolamento da imprensa em relação ao Governo. O jornal Amigo do Homem e da Pátria 

(1829-1830) esteve alinhado com os liberais moderados. Entretanto, as folhas O Vigilante 

(1830-1831) e O Sentinela da Liberdade40 apoiaram os exaltados. Esses assumindo a opção 

do federalismo e da república, “evoluem para a tomada de posição revolucionária, recebendo a 

alcunha de farroupilhas”41 e fazendo oposição aos caramurus que eram constituídos pelos 

restauradores e pelos moderados.  

Em 1835, O Noticiador cessa a sua circulação em Rio Grande. O jornal era dirigido 

por Francisco Xavier Ferreira que tinha posicionamento favorável aos moderados. Nos anos 

que antecederam à revolta farroupilha, o Governo interveio nos jornais gaúchos, diante da 

agitação gerada pela polarização entre caramurus e farroupilhas. Os primeiros se articulavam 

nas tipografias de Fonseca & Cia. e na de Claude Dubreuil. Para tentar controlar os ânimos, o 

Governo puniu os dois lados, como pode ser verificado no relato de Rüdiger: 

 
“Em 1834, Manuel de Ruedas, redator do Recopilador Liberal é acusado de 
sedição e expulso da Província; paralelamente, Claude Dubreuil, que se 
notabilizaria pelas posições sectárias, é preso e processado pelos abusos de 
linguagem em O Pobre. Contudo, a situação fugia ás tentativas de controle ou 
contemporização. O clima de agitação refletia-se de modo ampliado nas discussões 
entre o Inflexível e o Recopilador (Recopilador Liberal) nos ataques 
indiscriminados do Mestre Barbeiro à imprensa liberal em seu conjunto, etc.”42 

 

 Quando Marciano Ribeiro assume a presidência da Província, o governo cria a folha 

oficial O Mensageiro (1835-1836), e O Correio Oficial tem sua publicação suspensa. Paralelo 

a isso, Debreuil foi deportado da província, e o Sentinela da Liberdade veio a sumir. Foi um 

momento em que a propaganda republicana e federativa se fortalecia, porém isso não 

perduraria por muito tempo. 

 Em meados de 1836, os legalistas retomam o poder de Porto Alegre. Assim, O 

Continentista – de postura liberal – desapareceria, e O Mensageiro seria suspenso em maio. 

                                                
39 BARRETO, Abeillard. op cit. 
40 O Sentinela da Liberdade apoiou temporariamente os exaltados segundo afirma RÜDIGER, Francisco 
Ricardo. 
41 RÜDIGER, op cit.,  p.121. 
42 Id. Ibid.,. p. 123. Todos os nomes citados fazem menção a  jornais da época. O Inflexível era caramuru, 
enquanto O Recopilador Liberal clamava pelos interesses farroupilhas. 



 21 

Neste momento se destaca o papel daqueles dois franceses citados anteriormente. Joseph 

Girard, apoiado pelo presidente da província Araújo Ribeiro, monta uma tipografia onde são 

editados O Legalista (1836) e O Justiceiro (1836). Já Debreuil volta a Porto Alegre, 

republicando o Sentinela da Liberdade. No entanto, em junho de 1837, esse periódico é 

substituído pelo O Artilheiro. 

 Em meados de 1838, elementos da tipografia de Girard, onde era produzida a folha O 

Campeão da Legalidade (1837-1839), assaltam a oficina d’O Artilheiro e ameaçam Dubreuil 

à morte. Esse jornal estava em confronto com aquele por que julgava estar sofrendo 

moderação por parte do presidente da província Eliziário de Miranda e Brito. Apesar do 

acontecimento, Girard foi quem saiu pior, sendo morto misteriosamente, em 1839, após um 

desentendimento com o Governo.  

 Nesse momento, “crescia o interesse da Presidência da Presidência da Província em 

diminuir antagonismos existentes em suas próprias fileiras.”43. Mas, o término dessas 

radicalizações só foi viável com o fim da Revolta Farroupilha em 1845.  

Referente ao espaço temporal que vai até 1850, Rüdiger destaca que “a figura mesma 

do jornalista ainda não tinha estatuto definido. O emprego da expressão não era comum, 

prevalecendo (...) a de escritor público, mais adequada ao cunho político-literário do 

jornalismo da época.”44 Podemos vislumbrar isso através das inúmeras folhas que circularam 

na época da Revolta Farroupilha que nasciam e morriam em decorrência, freqüentemente, dos 

embates políticos em vigor. 

 Na sequência, entrou em voga a Conciliação que foi um período em que o norte do Rio 

Grande do Sul passava por uma relativa estagnação econômica, enquanto a zona sul e a 

campanha cresciam rapidamente, em virtude principalmente das charqueadas, resultando num 

crescimento da imprensa pelotense e rio-grandina, segundo afirma Alves. Apesar dos avanços 

no sul da província, a imprensa seguiria sendo uma atividade precária até os anos 1860.45 

Os jornais rio-grandinos demonstravam, em geral, um posicionamento de 

contrariedade à Conciliação política. O Diario do Rio Grande se silenciou politicamente por 

estar, sobretudo, descrente com a política. Já o jornal Echo do Sul defendia que as palavras 

“conservador e liberal estavam ocas no sentido” (15/6/1862). Outra folha diária da cidade, O 

                                                
43 Id. Ibid., p. 136 
44 RÜDIGER, Francisco. Tendências do Jornalismo. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1993, p.19. 
45 Idem. O Nascimento da Imprensa no Rio Grande do Sul. In: Revista do Instituto de Filosofia e Ciências 
Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, vol 13, 1985.  



 22 

Commercial, lembrava que a Conciliação já tivera um papel importante na estabilização do 

país, mas que, no momento, era inviável. Nos parágrafos seguintes, vamos fazer um pequeno 

resumo sobre as trajetórias desses jornais até por volta do fim da década de 1860, enfatizando 

também as biografias dos proprietários que vivenciaram o naufrágio do Prince of Wales. 

O Diario do Rio Grande foi criado em 16 de outubro de 1848 pelo Conservador 

Antônio José Caetano da Silva, durando até 1910. Devido à sua longa existência, foi 

denominado o “decano dos jornaes do sul do imperio”46. Em relação à sua orientação política, 

desde a sua fundação até 1877 foi pró-conservadora, já de 1878 até o fim do Império se 

posicionou ao lado dos liberais, como destaca Francisco Alves.47 

O próprio Francisco Rüdiger 48assinala que o Diario nasceu sob o apoio Conservador 

ao relatar que durante a gestão do presidente da província saquarema Francisco José de Souza 

Soares de Andréa (1848-1850), era distribuído o valor de cinqüenta mil réis aos redatores de 

quatro jornais, dentre eles o Diario. Apesar dos vínculos partidários, o Diario do Rio Grande 

destacava que aceitaria a multiplicidade de visões, mas enfatizava a necessidade de “ordem”, 

algo que lembra o discurso dos conservadores, como afirma Alves.49  

Esse jornal tentou mostrar que era apolítico. Tal posicionamento não era incomum na 

época, perante a idéia já disseminada de que a imprensa devia ser neutra e imparcial. O 

periódico sempre tentou a busca por equilíbrio entre suas convicções políticas e seus objetivos 

comerciais. Essa relação era paradoxal, já que o jornal apesar de ser de conduta conservadora, 

poderia perder anunciantes em sua folha, caso destacasse demasiadamente seu foco político.  

Em relação aos seus objetivos, o Diario buscou mostrar que era representante da 

imprensa “séria”. Aqui, vale lembrar que a pasquinagem se fazia presente na época. A grosso 

modo, os pasquins eram marcados pelo tom personalista. Inclusive o próprio Antônio José 

Caetano da Silva havia trilhado o caminho da pasquinagem antes de fundar esse jornal. 

Entretanto, sob a direção desse periódico, Caetano argumentava que se comprometia a 

priorizar a notícia e a defender o desenvolvimento econômico da cidade. 

 Já no tempo da Conciliação, a folha passa a suavizar o seu tom político, porém segue 

com suas tendências conservadoras. Em 1º de outubro de 1854, o Diario passa das mãos de 

                                                
46 BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Primeiro Volume. Rio 
de Janeiro: Typographia Nacional., 1883. p. 213. 
47 ALVES, Francisco das Neves. O primado da notícia como estratégia discursiva: uma história do Diario do 
Rio Grande.  Rio Grande: FURG, 2001. 
48 RÜDIGER, Francisco. Tendências do Jornalismo. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1993. 
49 ALVES, op. cit. 



 23 

Caetano da Silva para as de Antônio Estevam Bitancourt e Silva que era sobrinho daquele. 

Estevam era militar e proprietário de terras rio-grandino. 

 Junto ao seu novo proprietário, o periódico deixa de ter prioridades comerciais e 

políticas para defender interesses comerciais e noticiosos, realçando uma época de procura 

pela neutralidade política. Politicamente, Estevam seguiu os passos do seu tio José Caetano da 

Silva ao permanecer por vários anos atrelado ao Partido Conservador. No entanto, ao fim dos 

anos setenta, filia-se ao Partido Liberal, repercutindo sua alteração política no próprio ideário 

do Diario do Rio Grande. 

 Segundo Bellomo50, Antonio Estevam Bitancourt e Silva nasceu em Rio Grande em 

1820, tendo falecido nesta cidade em 13 de outubro de 1906. Exerceu os cargos políticos de 

vereador municipal, juiz de paz e delegado de polícia na cidade do Rio Grande. Conforme diz 

Alves, em janeiro de 1866, Bitancourt segue sendo proprietário do Diario, porém se afasta da 

redação desse e torna-se sócio do delegado de polícia da cidade do Rio Grande Henrique 

Bernardino Marques Canarim que assume a função de redator da folha. Canarim foi alvo de 

atenção nas discussões que os jornais rio-grandinos protagonizaram perante o caso do Prince 

of Wales. 

 Na década de 1860, o Diario do Rio Grande promove avanços organizacionais, 

fazendo com que ele se transforme num dos mais importantes jornais sul-rio-grandenses 

durante o século XIX. Sua circulação não se restringe a Rio Grande, sendo distribuído na zona 

sul do Rio Grande do Sul, em cidades como Pelotas, Bagé, Piratini, Alegrete, Dom Pedrito, 

São Gabriel, Uruguaiana, Santa Vitória do Palmar e Santana do Livramento. 

 Outro jornal rio-grandino de grande importância foi O Commercial, cuja fundação foi 

feita em maio de 1857 por Francisco de Paula Cardoso. Esse periódico preocupou-se com o 

comércio rio-grandino, como seu próprio nome sugere, mas não só com isso. Para mostrar seu 

interesse em prol das atividades produtivas em geral, auto-intitulou-se “jornal da indústria e 

agricultura”, conforme disse Alves.51 Ademais, assim como o jornal analisado aqui 

anteriormente, O Commercial declarava ser uma folha representante da imprensa séria desde o 

começo de suas atividades. 

                                                
50 BELLOMO, Harry Rodrigues; ERTZOGUE, Marina Heinzereder; ARAÚJO, Thiago Nicolau de. (org) 
Dicionário sul-rio-grandense: séculos XVI, XVII, XVIII, XIX. Porto Alegre: EST, 2006. 
51 ALVES, Francisco das Neves. O Commercial. In: O discurso Político-partidário Sul-Rio-Grandense sob o 
Prisma da Imprensa Rio-Grandina (1868-1895). Rio Grande, FURG, 2001. 



 24 

 Em termos políticos, esse periódico dizia ser neutro, ressaltando que em seu programa 

não havia a palavra “política”. Assim, ele se distanciou das disputas político-partidárias até 

por ser uma folha, sobretudo, mercantil e por visar ao incremento do seu volume de 

publicidade. Apesar disso, O Commercial demonstrou possuir uma certa aproximação com as 

idéias Conservadoras, principalmente, com o desfecho da Guerra do Paraguai. 

 No que toca a vida de Francisco de Paula Cardoso, não temos muitas informações 

sobre a mesma, pois por ele ser estrangeiro, complica-se o encontro de fontes referentes a ele. 

No entanto, Alcides Gonzaga informa que o fundador d’O Commercial era um “português, 

conhecido por ‘Albarda’, homem de poucas letras, mas de caráter austero,”52 que criou a 

“Revista Comercial”. Essa foi distribuída mensalmente não só na província de São Pedro, mas 

também no Rio de Janeiro, no norte do império, na Inglaterra e nos EUA.  

 Também Cardoso foi um comerciante vinculado às funções tipográficas, sendo 

“fornecedor de material para impressão, atividade que continuou exercendo mesmo após 

assumir a responsabilidade pela edição do periódico (O Commercial).”53 Sua atuação nesse 

jornal durou até a sua morte em 1865, quando seu filho homônimo o substituiu nas atividades. 

O Commercial só seria extinto em 1882. 

 Vale destacar que provavelmente Francisco de Paula Cardoso foi um dos participantes 

da solenidade de fundação da Biblioteca Rio-Grandense que é a mais antiga biblioteca do 

estado do Rio Grande do Sul. Consta o seguinte trecho no livro de Fortunato Pimentel:  

 
“Na sala do prédio sito à rua da Praia, de propriedade do Sr. Cândido Alves 
Pereira e onde funciona a sociedade bailante, por convite do senhor João Barbosa 
Coelho, reuniram-se na tarde de 15 de agosto de 1846, os cidadãos (...) Francisco 
de Paula Cardoso (...) para fundarem o gabinete de leitura.”54  

 

Para esclarecer, o Gabinete de Leitura corresponde à atual Biblioteca Rio-grandense. 

Sabendo que Cardoso morava em Rio Grande - onde a população em 1846 era de 7718 

habitantes55 - e que os proprietários de jornais eram pessoas muito influentes em sua região, é 

muito provável que o fundador d’O Commercial tenha fundado também o Gabinete de 

Leitura.  

                                                
52 GONZAGA, Alcides. Homens e coisas de jornal. Porto Alegre: Globo, 1944. 
53 ALVES, op cit., p.209 
54 PIMENTEL, Fortunato. Aspectos Gerais do Município do Rio Grande. Porto Alegre: Imprensa Oficial. P. 140.  
55 De Província de São Pedro a Estado do Rio Grande do Sul: censos do RS: 1803-1950. Porto Alegre: FEE, 
1981. p 60. 



 25 

O último jornal rio-grandino a ser analisado é o Echo do Sul que surgiu em 1856 na 

cidade de Jaguarão, transferindo-se para Rio Grande dois anos depois.56 A folha foi fundada 

por Pedro Bernardino de Moura que foi também um dos principais redatores da mesma. 

Quanto a assuntos políticos, o periódico esclareceu melhor sua posição no fim da década dos 

anos 60 do século XIX, explicitando que estava ao lado dos Conservadores e se caracterizando 

como folha política, literária e comercial.57 

Desde os seus primórdios até a década de 1880, o Echo sofreu com a instabilidade no 

número de propagandas publicadas na folha e com a inadimplência de alguns de seus 

assinantes, chegando ao ponto de ameaçar não enviar mais jornais para esses. Um dos traços 

marcantes do jornal era o seu caráter unipessoal (ainda que tenha ficado mais brando nos anos 

1860), já que servia de espaço para que Bernardino exibisse seus confrontos pessoais e 

jurídicos. Por causa principalmente desses desentendimentos, o fundador desse jornal ficou 

famoso até a sua morte pela fama de pasquineiro. Logo, convém que tratemos da vida desse 

homem para melhor entender também o porquê do posicionamento do Echo do Sul. Todavia, 

antes disso, cabe ressaltar que as outras folhas da cidade que destacavam ser sérias, visavam 

principalmente a se desvincular da imagem dos pasquins. Característica essa da qual o Echo 

do Sul não pôde se desatrelar completamente, embora não fosse um pasquim de fato. 

 Consoante Blake, Pedro Bernardino de Moura era “filho de Joaquim Bernardino de 

Moura e dona Rosa Luiza de Viterbo Moura, e irmão de Carlos Bernardino de Moura.”58 

Nascido no Rio de Janeiro em 1º de agosto de 1828, “foi o jornalista que por mais tempo, sem 

um dia de descanso, lutou na imprensa; vinte e sete annos (...)”59 A importância de Bernardino 

pode ser reparada ao perceber que dos três proprietários dos jornais diários rio-grandinos no 

momento em que emerge o caso do Prince of Wales, ele foi o único a figurar no Diccionario 

Bibliographico Brazileiro, cujo intuito era reunir as biografias dos homens mais célebres do 

Brasil.  

 Em 1848, quando Bernardino estava no segundo ano da escola militar, atuando como 

praça de cadete do primeiro batalhão de artilharia, foi preso e enviado à Província de São 

Pedro por se envolver em política. Ele se instalou em Bagé, mas ao dar baixa do exército 

                                                
56 BLAKE, op cit. 
57ALVES, Francisco das Neves. O primado da notícia como estratégia discursiva: uma história do Diario do Rio 
Grande.  Rio Grande: FURG, 2001. 
58 BLAKE, op. cit.,. p. 25 
59 Id. Ibid., p. 26 



 26 

depois de ter estado na campanha contra Rosas, mudou-se para Jaguarão, em 1853, conforme 

salienta o Dicionário Sul-riograndense.60 

 Pedro Bernardino de Moura atuou em diversas folhas, destacando-se – além do Echo 

do Sul - as seguintes: Artilheiro (da qual foi fundador e diretor em São Gabriel em junho de 

1850), O Carijó (pasquim editado em Jaguarão entre 1853 e 1854) O Jaguarense (fundado e 

dirigido por ele em Jaguarão de 1855 a 1857). Vale destacar que Bernardino ficou conhecido 

justamente por carijó que além de ter sido o nome de um de seus jornais, era a palavra que 

designava uns chapéus de aba larga, então em uso, conforme está registrado no Annuario da 

Província do Rio Grande do Sul.61   

 Em Jaguarão, Bernardino, por estar a serviço das facções da oposição, foi perseguido e 

sofreu um atentado à bala no centro da cidade, em 1857. Nessa mesma época, o Echo - 

apelidado de “nojento guardanapo” em razão de seus artigos carregados de acusações pessoais 

- sofreu com uma suspensão judicial em 1858, ano em que Carijó se transfere para Rio 

Grande. Nessa cidade, ele se dispôs a executar vários serviços de caráter jurídico, mas não 

abandonou seu tom polêmico. Durante boa parte do ano de 1860, foi processado e preso. 62

 Apesar de todos esses confrontos protagonizados por Carijó, o seu jornal foi o que 

mais se perpetuou em relação aos outros dois jornais diários. O Echo do Sul parou de circular 

somente em 1934.  

Muito além dessas diferenças entre as folhas e seus proprietários, existem alguns 

aspectos em comum, tais como: todos possuíam tipografia própria, cada edição dos jornais 

continha quatro páginas e as assinaturas dos jornais giravam ao redor do mesmo valor, isto é, 

16000 réis anuais, 9000 réis semestrais ou 5000 réis trimestrais, conforme consta no artigo de 

Francisco das Neves Alves.63  

Se Ana Luiza Martins64 ressalta que os avanços técnicos na reprodução gráfica dos 

periódicos foram modestos no Império, baseando-se, sobretudo, em dados pesquisados no 

próprio Rio de Janeiro, não é de se esperar grandes progressos técnicos na imprensa rio-

grandina. Destarte, o Annuario da Provincia do Rio Grande do Sul para o anno de 1885, 

escrito em 1884, dizia que o Diario possuía boa máquina de impressão, mas que o Echo era 
                                                
60BELLOMO, Harry Rodrigues; ERTZOGUE, Marina Heinzereder; ARAÚJO, Thiago Nicolau de. (org). op. cit. 
61Annuario da Provincia do Rio Grande do Sul para o anno de 1885. Porto Alegre: Gundlanch e CIA, 1884.  
62 RÜDIGER, Francisco. Tendências do Jornalismo. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1993 
63 ALVES, Francisco das Neves.  A Imprensa Rio-grandina do Século XIX no Acervo da Biblioteca Rio-
grandense (Levantamento Parcial). .Biblos: Rio Grande, 2006 
64 MARTINS, Ana Luiza. Imprensa em Tempos de Império. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tânia Regina de 
(org). História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008. 



 27 

impresso numa prensa movida a braço, enquanto O Commercial era impresso em prelos 

antigos.65 

 Para concluir, como já vimos as principais características dos três jornais rio-grandinos 

do início da década de 1860, agora podemos nos concentrar na análise dos discursos desses 

periódicos, procurando ver como cada um deles representou o episódio do Prince of Wales e 

quais são as diferenças entre essas representações. Tais tarefas serão realizadas no nosso 

terceiro capítulo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                
65 Annuario da Provincia do Rio Grande do Sul para o anno de 1885. Porto Alegre: Gundlanch e CIA, 1884. 



 28 

Cap. 3 – A imprensa rio-grandina e os discursos sobre o caso do Prince of Wales 

 

 Neste trabalho, a repercussão do caso do Prince of Wales na imprensa da cidade do Rio 

Grande será dividida em dois momentos a fim de facilitar a nossa compreensão sobre o 

assunto. Primeiramente, em 1861, os jornais publicaram matérias em junho, julho e agosto 

sobre o naufrágio. Depois disso, por um longo tempo, os jornais não relataram mais 

informações sobre o tema. Porém, em abril de 1862, o caso reacende quando se recebe a 

notícia de que a canhoneira britânica Sheldrake havia chegado em Rio Grande. Em suma, 

realizaremos uma análise sobre as publicações dos jornais rio-grandinos nesses dois momentos 

distintos, mas que estão relacionados diretamente com o naufrágio do navio. 

 Os jornais informam que o Prince of Wales saía de Glasgow com destino a 

Montevidéu, porém não temos dados precisos acerca da data do seu naufrágio. No ofício do 

juiz municipal e do comércio Antonio Ferreira Garcez ao presidente da província Joaquim 

Antão Fernandes Leão, constata-se que o subdelegado de Tahim Delfim Francisco Gonçalves 

viu um navio na costa do Albardão no dia 13 de junho e no dia posterior informou ao juiz.66 

Logo, no dia 15 do mesmo mês, dois jornais rio-grandinos – O Commercial e Diario do Rio 

Grande – publicaram as primeiras notícias do naufrágio do Prince of Wales. Nesse jornal 

consta que no dia 11 de junho, por volta das seis horas, naufragara um navio na costa do 

Romeiro, segundo dados fornecidos pelo subdelegado do Tahim ao delegado Henrique 

Bernardino Marques Canarim.67 Com atraso, o periódico Echo do Sul principiaria a noticiar o 

desastre quatro dias depois. Numa publicação posterior, o jornal iria de encontro ao Diario, 

registrando que o Prince of Wales “se suppõe ter naufragado no (...) dia 6 (de junho)” 68 

 O Diario e O Commercial enfatizam bastante a pilhagem da carga da embarcação. 

Aquele a qualifica como “espantoza”69 três dias antes que o outro jornal fizesse o mesmo. 

Apesar disso, quase um ano depois, o presidente do presidente da província diz ao governo 

imperial que “pequena foi a quantidade de cousas roubadas” 70, já que o roubo ocorreu através 

do uso de cavalos e não de carroças, conforme pôde se deduzir por meio de marcas deixadas 

                                                
66 BRASIL, Ministério das Relações Exteriores. Relatório da Repartição dos Negócios Estrangeiros. Rio de 
Janeiro: Typographia Nacional, 1863. Anexo N.1 – N.1. 
67 DIARIO DO RIO GRANDE. Rio Grande, RS, 15 de junho de 1861. 
68 ECHO DO SUL, Rio Grande, RS, 7 de julho de 1861. 
69 DIARIO DO RIO GRANDE, Rio Grande, RS, 15 de junho de 1861. 
70 BRASIL, Ministério das Relações Exteriores. Relatório da Repartição dos Negócios Estrangeiros. Rio de 
Janeiro: Typographia Nacional, 1863. Anexo N.15 – N5. 



 29 

na areia da praia. O Diario, no seu primeiro artigo sobre o naufrágio, esclarece aquilo que 

sobrara do saque: 

  
“Do carregamento só existia na praia carvão, gigos de louça, caixas com lenços 
arrombadas, (não diz se de seda ou de algodão), franjas, linhas em carretel, pipas e 
barricas vazias, etc.; e dos pertences do navio ficava em terra uma lancha grande 
quebrada, um bote em bom estado, e grande porção de destroços do casco.” – dia 
15 de junho.” 71 
 

 

O Commercial é menos detalhista na descrição dos restos da embarcação, citando 

“fazendas, louça e carvão de pedra” 72 e os quantificando ao falar que havia na praia “caixas 

vazias e noventa e tantos gigos sem louça, e sómente meia carreta de carga arrecadada pelo 

inspector do quarteirão.”73 Por outro lado, o jornal Echo do Sul adota uma postura muito mais 

discreta em relação à descrição do carregamento, exibindo carta de uma pessoa de Rio 

Grande, na qual conta o seguinte trecho sobre o carregamento: “(...) julgo que era importante, 

porem nada se póde saber ao certo”.74 Também o periódico manifesta lamento quanto aos 

naufrágios ocorridos na costa do Rio Grande, sobretudo, na publicação de 29/6/1861, em que 

constata que “Bem desastrosa foi a nossa costa para a navegação no decurso do mez de 

Junho”.75  

Quanto à quantidade de corpos encontrados, o Echo do Sul a esclarece mais 

tardiamente que os outros periódicos, mas com mais precisão que “os cadáveres encontrados 

são uma mulher e uma menina e oito homens”,76 isto é, há dez vítimas. Já nos outros jornais, 

foram escritos artigos no mesmo dia, destacando que foram vitimadas cinco pessoas.77 Porém, 

cabe destacar que as duas últimas folhas ainda não contavam com ofício do cônsul britânico 

Henry Vereker recebido pelo delegado do Rio Grande78. 

                                                
71 DIARIO DO RIO GRANDE, Rio Grande, RS, 15 de junho de 1861. 
72 O COMMERCIAL, Rio Grande, RS, 15 de junho de 1861. 
73 O COMMERCIAL, Rio Grande, RS, 19 de junho de 1861. 
74 ECHO DO SUL, Rio Grande, RS, 19 de junho de 1861. 
75 ECHO DO SUL, Rio Grande, RS, 29 de junho de 1861. 
76 ECHO DO SUL, Rio Grande, RS, 19 de junho de 1861. 
77 Tanto o Echo do Sul, quanto o Diario do Rio Grande transmitiram seus artigos no dia 15 de junho de 1861. 
78 Ver BRASIL, Ministério das Relações Exteriores. Relatório da Repartição dos Negócios Estrangeiros. Rio de 
Janeiro: Typographia Nacional, 1863. N. 15. - N.1 O ofício é datado de 18 de junho de 1861, sendo que o 
delegado de polícia de Rio Grande era Antonio Estevão de Bittencourt e Silva, isto é, nome muito próximo ao do 
proprietário do Diario do Rio Grande.  



 30 

 Vale destacar que o Diario é o único jornal a esclarecer que as mortes foram causadas 

por afogamento ou, nas palavras do periódico, por “asphyxia de submersão.” 79 Além disso, 

ele afirma o seguinte sobre o estado dos corpos:  
 
“só foram encontrados os quatro cadaveres por elle (subdelegado) remettidos, 
tendo sido encontrado um enterrado e tres expostos ao tempo, no meio do 
campo!Os corpos estavam em muito mau estado, já comidos dos urubús e quasi que 
em esqueleto.” 80  

 

Ademais, esse periódico é o único a noticiar a prisão do índio Mariano a pedido do 

Juiz Municipal Garcez.81 Já o Echo publica um documento da presidência da província, no 

qual diz que “os moradores daquelles lugares tem por costume apoderarem-se das mercadorias 

que em taes sinistros vem á praia”.82 Somente O Commercial registra, ainda que de forma 

lacônica, a realização do leilão dos restos da barca, noticiando tal relato: “Hoje pelo leiloeiro 

Perry será feito o leilão do casco, pertences e salvados da barca ingleza Prince of Wales 

principiando as 11 horas.”83  

Referente à participação das autoridades locais na apuração do naufrágio, o Diario 

indica que o delegado deixou sob responsabilidade do subdelegado a exumação dos 

cadáveres84, a realização do corpo de delito, a sepultura dos corpos, além da punição dos 

envolvidos no saque ao navio.85 Por sua vez, O Commercial informava que o subdelegado, 

devido a problemas de saúde, não pôde se dirigir ao local do sinistro. Assim, ele orientou o 

inspetor para que esse impedisse e punisse aqueles que fossem saquear o restante da carga da 

embarcação. No entanto, a recomendação se mostrava infrutífera, porque o carregamento 

estava espalhado por seis léguas na costa.86 Esse periódico também mostra que os habitantes 

da região do naufrágio foram interrogados, de forma que “o Dr. Juiz do commercio (esteve) 

em varias casas, e com a maior simplicidade respondião os moradores dellas, que só agora 

sabião do naufrágio.” 87 Conforme foi visto no primeiro capítulo, Christie queria punir o 

inspetor e o subdelegado, além do juiz de paz. 

                                                
79 DIARIO DO RIO GRANDE, Rio Grande, RS, 22, 23 e 24 de junho de 1861. 
80 Ibidem. 
81 DIARIO DO RIO GRANDE, Rio Grande, RS, 6 de julho de 1861. 
82 O Extrato de Expediente da Secretaria da Presidência é datado de 27 de junho de 1861. Ver ECHO DO SUL, 
Rio Grande, RS, 16 de julho de 1861.  
83 O COMMERCIAL, Rio Grande, RS, 30 de junho, 1º de julho e 2 de julho de 1861. 
84 Conforme consta no primeiro capítulo, dez corpos haviam sido enterrados. 
85 DIARIO DO RIO GRANDE, Rio Grande, RS, 20 de junho de 1861. 
86 O COMMERCIAL, Rio Grande, RS, 15 de junho de 1861. 
87 O COMMERCIAL, Rio Grande, RS, 19 de junho de 1861. 



 31 

 Nos meses seguintes, os jornais nada publicam sobre o caso do navio inglês. Assim, 

somente em abril de 1862 há mais notícias que perpassam o episódio. O Commercial conta 

que dois vapores de guerra vindos de Montevidéu haviam chegado às 10 horas de 3 de abril, 

portando  ofícios para o cônsul britânico Vereker. Um deles denominado Sheldrak rumaria 

para Porto Alegre, enquanto o Oberon, em decorrência do seu maior calado, ficou no lado de 

fora da barra do Rio Grande.88 Ainda que essa notícia tenha sido veiculada no dia 4 de abril, o 

presidente da província enviou um comunicado ao governo imperial, comentando que 

Sheldrak havia chegado ao porto de Rio Grande no dia 6 do mesmo mês, tendo a presença do 

cônsul na embarcação e a do capitão da marinha britânica Saumarez no Oberon. O último foi 

instruído pelo ministro britânico na corte, William Christie, a participar diretamente dos 

inquéritos. Todavia, o presidente da província rejeitou essa participação, pois não tinha 

autorização do governo imperial.89 

 Nas matérias de jornais que serão vistas a seguir, percebe-se que as folhas rio-

grandinas não tinham conhecimento inicial dos motivos que levaram as canhoneiras britânicas 

a irem a Rio Grande. Numa matéria intitulada ironicamente de “Um cavalheirismo 

britannico”, O Commercial, demonstrando nitidamente seus interesses primeiros, criticou o 

vapor Sheldrak por ter saído de Rio Grande sem portar nenhuma correspondência, entendendo 

que os interesses do comércio não estavam sendo levados em conta. Também há crítica à não 

aplicação do princípio de reciprocidade, e por fim questionamento se “isto não seria alguma 

recommendação do consul da mesma nação desta cidade, pois que nos consta não viver em 

harmonia com nenhum dos seus compatriotas (...)”.90 

. Alguns dias depois, os jornais Diario e O Commercial circularam notícias referentes à 

possível chegada do presidente da província Francisco de Assis Pereira Rocha à cidade 

portuária. Aquele usa a expressão “boato” ao falar de tais notícias, afirmando que curiosos 

estavam dizendo que o motivo da viagem do presidente era devido à reclamação inglesa 

quanto ao afogamento da tripulação do Prince of Wales. Além disso, o Diario questiona os 

objetivos da presença do vapores de guerra ingleses no trecho abaixo: 

 

                                                                                                                                                   
 
88 O COMMERCIAL, Rio Grande, RS, 4 de abril de 1862. 
89 BRASIL, Ministério das Relações Exteriores. Relatório da Repartição dos Negócios Estrangeiros. Rio de 
Janeiro: Typographia Nacional, 1863. Anexo N.8. 
90 O COMMERCIAL, Rio Grande, RS, 6 de abril de 1862. 
 



 32 

“Agora perguntamos nós: se a missão dos vapores de guerra inglezes é pedir uma 
explicação ao governo da provincia como é que deixaram-no subir rio acima?!  
Das duas uma: ou essa noticia pecca por inexata, e sua missão é toda amigável, o 
que cremos, ou então o vapor Sheldrak commeteu uma violencia!”91 

 
 
O outro periódico, a respeito da visita do presidente da província revela não acreditar que a 

razão da visita seja a queixa, feita pelo cônsul, sobre a falta de averiguação pelas autoridades 

brasileiras “de uns assassinatos que elle (Vereker) diz ter havido na costa do Alberdão (...)”92 

e do roubo da carga do Prince of Wales. Tal descrédito do periódico é justificado pelas 

“intimas relações” que o cônsul inglês mantém com Canarim e Garcez. No dia seguinte, esse 

jornal escreve uma carta ao presidente da província, em defesa a Canarim, perante as injúrias 

que esse vinha sofrendo. 

 No entanto, é mais curiosa a matéria que o Echo produz, em 12 de abril, em resposta 

aos artigos dos outros jornais citadinos veiculados no dia anterior. A folha critica 

intensamente os jornais por terem publicado boatos como pode ser visto no fragmento a 

seguir: 

 
“Nós não ignoravamos esses boatos, que circulam em todas as bocas e formam a 
questão do dia, mas entendíamos que em quanto nada houvesse de positivo, não 
devíamos reproduzir taes fallatorios, afim de não dizer – asneirolas -, como 
acontece aos outros dous orgãos de publicidade entre nós, que sem saberem de que 
se trata, foram debutando quantos – pensamentos ingênuos – lhes acudiram á 
mente“93 

 

 O Echo vai além ao qualificar os jornais separadamente, chamando O Commercial de 

“clubbista francez”. Também ele argumenta que a dita amizade entre o cônsul inglês com 

Canarim e com Garcez não impediria que o representante inglês fizesse queixas. Em relação 

ao Diario do Rio Grande, o Echo destaca que o Diario pertenceu ao corpo diplomático e 

rechaça o posicionamento daquele em não querer que a canhoneira inglesa subisse rio acima. 

Indo além, ele entende que o outro periódico está defendendo os interesses do seu amo. Por 

fim, o jornal salienta que o Diario não sabe a diferença entre “(...) os particípios – affogados – 

e – estrangulados (...)”94 

                                                
91 DIARIO DO RIO GRANDE, Rio Grande, RS, 11 de abril de 1862. 
92 O COMMERCIAL, Rio Grande, RS, 11 de abril de 1862. 
93 ECHO DO SUL, Rio Grande, RS, 12 de abril de 1862. 
94 Ibidem. 



 33 

 Relacionado a essas questões, o Diario salienta não querer “questões com o burlesco 

rabiscador, actual encarregado da redacção do jornal Echo do Sul.”95 Em seguida, afirma que 

o redator do Echo disse que os cadáveres haviam sido estrangulados, que os náufragos foram 

assassinados e que as autoridades brasileiras eram cúmplices nesta questão. Além disso, o 

Diario defende que a vinda dos vapores de guerra britânicos não possui relação com o caso do 

Prince of Wales, já que “A missão dos vapores inglezes tende a couza mais séria.”96  

 Em resposta a isso, o Echo se defende das acusações, negando que tenha dito que os 

cadáveres tinham sido estrangulados, destacando que “Ainda marinheiros vivos, podem ser 

estrangulados para se poder á gosto arrecadar o alheio, mas cadaveres fôra asneira.”.97 O 

jornal continua se justificando ao comentar que usou as expressões “affogados” e 

“estrangulados”, mas poderia ter optado por quaisquer outras.98 Entretanto, cabe aqui 

mencionar que a aplicação dessas palavras não foi em vão, já que um dos interrogados sobre o 

naufrágio do navio inglês declara que um dos corpos da tripulação da embarcação “se achava 

estrangulado; o que entende o interrogado por estrangulação, respondeu que é estar muito 

comido dos animais, aves e peixes (...)”.99 Ao final de seu artigo, o Echo arrisca o seguinte: “a 

unica razão que nos capacita de que talvez não sejam totalmente infundados os boatos que 

circulão, é o afam das folhas policiaes100 Diario e Commercial na defeza do Sr. Canarim”.101 

 Finalmente, O Commercial evidencia que o vapor de guerra (Sheldrak) estava levando 

o chefe de polícia Dario Raphael Callado, de Porto Alegre a Rio Grande, e que segundo 

diziam, ele “vinha no proposito de syndicar sobre os factos occorridos por occasião do 

naufragio do navio inglez Princes of Wales.”102 Uma semana depois, a folha volta a defender 

Canarim, negando o boato de que esse teria pedido demissão do cargo de Delegado de polícia. 

Muito provavelmente, o Echo do Sul fora que espalhou esse boato. No entanto, O Commercial 

opta por não citar os nomes dos envolvidos, esclarecendo que esses têm pouco apoio. 

 O Echo não responde isso, mas noticia que no dia 24 de junho, pela madrugada, 

Canarim teria ido ao Albardão, acompanhado por 12 soldados, num carro. A folha, 

                                                
95 DIARIO DO RIO GRANDE, Rio Grande, RS, 13 de abril de 1862. 
96 Ibidem. 
97 ECHO DO SUL, Rio Grande, RS, 15 de abril de 1862. 
98 Ibidem. 
99 BRASIL, Ministério das Relações Exteriores. Relatório da Repartição dos Negócios Estrangeiros. Rio de 
Janeiro: Typografia Nacional, 1863. Anexo N.1 – N. 15, Doc. N.4. 
100 O Echo ao se referir aos outros jornais, como “folhas policiais”, está julgando que esses detinham ligações 
diretas com a polícia. Tal questão será vista mais adiante neste trabalho. 
101 ECHO DO SUL, Rio Grande, RS, 15 de abril de 1862. 
102 O COMMERCIAL, Rio Grande, RS, 17 de abril de 1862. 



 34 

ironicamente, chama Canarim de general em chefe e salienta que se diz “pela bocca pequena” 

que a diligência objetivava a prisão dos envolvidos no roubo do carregamento do navio Prince 

of Wales.103 Mesmo com as possíveis providências sendo tomadas, o Echo comenta que “Se é 

exacto que o Sr. Canarim vae á tal diligencia, lhe diremos, que sempre Valle mais tarde do 

que nunca.”104 Também o periódico acrescenta que diziam que o principal e mais influente 

dos réus teria ido ao Uruguai, subentendendo que a folha teria avisado de que isso ocorreria. 

Nessa matéria, podemos perceber que o Echo retrata alguns boatos, indo de encontro àquilo 

que publicara no artigo de 12 de abril de 1862, conforme o qual evitava publicar boatos em 

sua folha, preferindo que a notícia fosse, de fato, ratificada.  

 Logo no começo de maio, o Diario do Rio Grande comenta possuir cartas da estância 

das Flores, localizada no Albardão. Consoante o periódico, Canarim se encontra nessa região 

com sua comitiva e “tem tido muito trabalho no dezempenho da comissão que ali o levou, e 

sem duvida muito compremittimento.”105 No dia seguinte, o Echo do Sul, tendo como fonte 

pessoa vinda do Albardão, informa que Canarim está com o seu escrivão e o comandante da 

polícia, na estância das Flores, pertencente a Francisco Corrêa. Além disso, o jornal comenta 

que houve a ocorrência de várias prisões, mas que os presos eram postos em liberdade na 

seqüência, por causa da falta de provas. No mesmo artigo, há a seguinte afirmação: “A nosso 

ver pois, não passa tudo isso de comedia, e os empregados da policia estão perdendo o seu 

tempo.”106 

 Vale lembrar que o Diario do Rio Grande havia dito que o Echo comunicara que os 

cadáveres foram estrangulados; os náufragos, assassinados e as autoridades locais eram 

cúmplices no caso. A seguir, essa folha negara aquilo que o Diario havia afirmado a seu 

respeito. No entanto, no Echo do Sul, de 7 de maio, está escrito que o Albardão era “districto 

clássico de depredações, roubos, assassinato e estrangulamento”107. Alguns dias depois, o 

periódico publica (15/5) uma retificação em relação ao dia anterior à publicação, negando que 

o subdelegado Delfim Francisco Gonçalves tenha sido “quem denunciou os assassinatos 

havidos na costa do Albardão por occasião do naufragio do Prince of Walles”,108 retificando 

                                                
103 ECHO DO SUL, Rio Grande, RS, 25 de abril de 1862. 
104 Ibidem. 
105 DIARIO DO RIO GRANDE, Rio Grande, RS, 2 de maio de 1862. 
106 ECHO DO SUL, Rio Grande, RS, 3 de maio de 1862. 
107 ECHO DO SUL, Rio Grande, RS, 7 de maio de 1862. 
108 ECHO DO SUL, Rio Grande, RS, 15 de maio de 1862. 



 35 

que Delfim “deu apenas parte dos roubos ou furtos que por essa occasião foram commettidos, 

e de que, segundo dizem ainda ha alli vestígios.”109  

 Em outra matéria do dia 15 de maio, o Echo  diz que houve assassinatos, violências e 

roubos no Albardão. Não contente só com isso, critica que não se possa capturar os outros 

dois réus do caso do Prince of Wales, visto que esses estão no Uruguai e qualifica como 

“louvável” o proceder do governo britânico. Ainda assim, o jornal destaca que às vezes 

reprova o abuso de força executado pela Inglaterra, mas que aprova a conduta inglesa de 

defesa aos seus súditos em território estrangeiro. A 16 de maio, com um artigo intitulado de 

“A reclamação ingleza”, o Echo fala não ser menos zeloso da honra e dignidade nacional do 

que seus outros contemporâneos, porém acredita que a Inglaterra estava “(...) no seu direito de 

exigir uma saptisfação pelos atentados, de que foram victimas a tripulação e o carregamento 

do navio Prince of Walles (...)”.110 Destarte, o periódico, nessa edição, transcreve alguns 

trechos do Direito das Gentes – de Vattel -111 que tratam dos procedimentos a serem adotados 

por uma nação, cujos cidadãos tenham sido ofendidos no exterior112, comparando-os com o 

caso do navio naufragado. No final dos trechos citados, o jornal conclui o seguinte: 

 
 
“Os princípios do direito das gentes (...) provam, que por parte da Inglaterra nao 
ha o menor abuso de poder; que a sua reclamação é inteiramente justa e baseada 
sobre os sagrados principios da Lei Natural; que ao noso governo pertence 
sujeitar-se á essa reclamação e soffrer os effeitos da negligencia e corrupção das 
autoridades locaes, que deixaram impunes os autores d’um delicto atroz e 
escandaloso commetido contra subditos da nação ingleza.”113 
 

 

Dessa maneira, percebe-se que o jornal continua a se posicionar contra a boa parte das 

autoridades locais, com exceção do “honrado Sr. Subdelegado de Tahim, (que) denunciou o 

governo provincial, conhecendo a moralidade das autoridades togadas do lugar (...).”114 

Segundo o Echo,  o governo teria que ressarcir o governo inglês pelo caso do Prince of Wales, 

                                                
109 Ibidem. 
110 ECHO DO SUL, Rio Grande, RS, 16 de maio de 1862. 
111 O Direito das Gentes, escrito pelo suíço Emir de Vattel, designa um direito comum a todos os homens, 
fazendo contraposição ao Direito Civil que se refere ao direito de cada cidade, de cada povo. A obra de Vattel 
esteve presente no Brasil a partir dos anos 1820, sendo estudada nos cursos de Direito de Olinda e de São Paulo. 
Ver: RANGEL, Vicente Marotta. Prefácio à Edição Brasileira. In: VATTEL, Emer de. O Direito das Gentes. 
Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004. p XLIX e pp LIX-LX 
112 Os trechos publicados no Echo do Sul foram extraídos do capítulo VI (Da parte que uma Nação deve ter nos 
atos de seus cidadãos) do Livro 2. In: VATTEL, op cit. pp. 230-234.  
113 ECHO DO SUL, Rio Grande, RS, 16 de maio de 1862. 
114 Ibidem. 



 36 

“graças a sollicitude dos Srs. Bachareis Canarim e Garcez, no cumprimento dos seus 

deveres”.115 O periódico também fala que o governo não tinha desculpa, porque já sabia do 

caráter moral das autoridades locais, dado que essa folha já tinha apontado isso.    

 Dessa vez é O Commercial, em vez do Diario, que responde a matéria publicada pelo 

Echo. Aquele também usa o título “A reclamação ingleza”, ratificando que os princípios do 

Direito das Gentes citados pelo outro jornal  estão bem colocados, mas a argumentação não 

está correta, porque os publicistas dizem “que todas as questões internacionaes, todas as 

reclamações que se houverem de fazer de governo a governo, sejão submettidas ao Ministro 

residente, e ao Ministro de estrangeiros, ou a este e a um outro enviado extraordinario.”116 No 

que toca a canhoneira Sheldrak, o jornal questiona como pode um comandante de um navio de 

guerra estrangeiro tratar de assuntos internacionais com o presidente da província e não com o 

governo central, “embora tivesse tido a delicadeza possível, como diz o Echo do Sul, de pedir 

prévia autorização ao nosso ministro em Montevidéo?”117 

 Logicamente, o Echo do Sul contra-ataca, afirmando que O Commercial “illude a 

questão dizendo que a reclamação devera ter sido feita pelo respectivo ministro e o governo 

central.”118 Além disso, ele comenta que “Sendo delicto cometido na provincia de Rio Grande, 

é natural que a reclamação fosse dirigida ao governo d’esta provincia, antes de ser feita ao 

governo central.”119 Também corrige o mesmo jornal, constatando que se estiverem certas as 

suposições do Echo, o cônsul inglês Vereker, e não o comandante do navio de guerra, 

conforme dissera a outra folha, seria o reclamante. Na continuação do artigo, enfatiza-se a 

crítica ao salientar que O Commercial “depois que passou á orgão official da policia, ficou 

cosquilhoso e ufano, como se já governasse o mundo”.120 O periódico, em tom ameaçador, 

termina a sua matéria, fornecendo tal conselho: “Cuide o Commercial na menina de seus olhos 

– a policia – e deixe-nos seguir tranquillo o nosso caminho; porque se nelle se collocar 

imprudentemente, forçados a desobstrui-lo, desobstruil-o-hemos de qualquer maneira.”121 

 Na edição de 19 e 20 de maio, O Commercial retruca o Echo, afirmando que nunca 

tratou da questão do Sheldrak, pois essa compete às autoridades superiores, tendo ou não 

autorização do governo central. A folha prossegue comentando que essa questão é de caráter 
                                                
115 Ibidem. 
116 O COMMERCIAL, Rio Grande, RS, 17 de maio de 1862. 
117 Ibidem. 
118 ECHO DO SUL, Rio Grande, RS, 18 de maio de 1862. 
119 Ibidem. 
120 Ibidem. 
121 Ibidem. 



 37 

internacional, na qual a imprensa nacional deve e devia tomar uma postura de sustento à força 

moral das autoridades envolvidas, não se posicionando favoravelmente a um país estrangeiro. 

 Quanto ao fato do Echo do Sul induzir que O Commercial era um órgão oficial da 

polícia, esse confirma a suposição, conforme pode ser visto no fragmento de texto a seguir: 

“Aceitamos o padroado da policia, que nos dá o Echo do Sul (...)”.122 Também o jornal diz não 

invejar o Echo por ele “ser depositário dos segredos de um agente diplomatico 

estrangeiro(...)”.123  

 Em matéria de outro dia, O Commercial comenta que a polícia por querer saber quem 

redigiu os artigos sobre a reclamação inglesa no Echo do Sul, chegou a tentar subornar um 

empregado desse jornal. O Commercial lamenta o episódio e acredita que a polícia poderia 

pedir diretamente ao proprietário do jornal a autoria dos artigos e que esse deveria mostrar 

gratuitamente. No final da matéria, a mesma folha conta um encontro ao acaso entre “o 

principal e nominal redactor do Echo do Sul (Pedro Bernardino de Moura)”124 e as autoridades 

policiais. Consoante informa o periódico, o dia do redator estava indo muito bem até encontrá-

los. 

 Dessa forma, os jornais não publicam mais, em 1862, matérias sobre o caso do Prince 

of Wales. Porém, alguns aspectos são marcantes nas publicações da imprensa rio-grandina 

sobre os acontecimentos relatados anteriormente. Um exemplo disso é a difusão de mensagens 

de boatos que “nem sempre eram espontâneas: algumas vezes se disseminavam por motivos 

políticos e, em tempos de conflito, um lado regularmente acusava o outro de espalhar 

boatos.”125. Além disso, naquela época, o vice-cônsul francês Paul D’Ornano, que vivia em 

Porto Alegre, descreveu que o conflito anglo-brasileiro foi mal apresentado pela “imprensa 

dos dois hemisférios”126 e demonstrava uma visão favorável à Inglaterra, consoante pode ser 

observado no trecho abaixo: 

 
“(..)se em lugar de denegar justiça aos estrangeiros, se tivesse procedido 
imediatamente à investigação reclamada pelo muito honrado Cônsul de S. M. 
Britânica, o Snr. Henry Prendergart Vereker, sobre as circunstâncias do sinistro 
que atingiu o navio Prince of Wales, as conseqüências teriam sido mínimas 
enquanto foram das mais graves.”127 

                                                
122 O COMMERCIAL, Rio Grande, RS, 19 e 20 de maio de 1862. 
123 Ibidem. 
124 O COMMERCIAL, Rio Grande, RS, 22 de maio de 1862. 
125 BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma História social da mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. p.37. 
126 D’ORNANO, Raul Baptiste. Um barão na província: apêndice do relatório geral 1863. Porto Alegre: IEL, 
1996. p 44 
127 Ibidem. 



 38 

 
 

Vale acrescentar que num comunicado do cônsul inglês Vereker ao ministro inglês 

Christie, aquele afirmou que a imprensa rio-grandina o estava injuriando, havendo, até 

mesmo, um plano para assassiná-lo.128 Como já foi verificado, nada consta relacionado a isso 

nos periódicos da cidade do Rio Grande.  

 De maneira geral, é visível que os redatores dos periódicos rio-grandinos construíram 

representações sobre o caso do Prince of Wales e foram se apropriando de informações 

obtidas através de informantes e/ou da leitura de jornais basicamente. Essa não é feita de 

forma homogênea, já que “os que podem ler os textos, não os lêem de maneira 

semelhante(...)”,129 conforme destaca Chartier. Logo, supondo que os redatores dos três 

jornais de Rio Grande tivessem acesso às mesmas fontes, eles não representariam de forma 

idêntica as notícias em seus periódicos. 

 Ademais, é muito provável que os proprietários dos jornais tenham suas influências 

políticas, fomentando ainda mais um retrato variegado sobre o episódio da embarcação 

britânica. Tudo leva a crer que Pedro Bernardino de Moura fazia oposição à política local, 

visto que O Commercial informa em sua edição de 19 e 20 de maio de 1862 que Bernardino 

conhecia segredos de um diplomata estrangeiro. Provavelmente, esse diplomata era o cônsul 

inglês Henry Vereker que residia em Rio Grande. E o próprio jornal manteve conduta 

semelhante ao do cônsul, falando que a tripulação do navio havia sido assassinada e que as 

autoridades locais não tinham se dedicado às investigações.  

Apesar de seus ataques pessoais serem, muitas vezes, exagerados, alguns elementos 

devem ser analisados mais atentamente. Por exemplo, Moura dizia que as outras folhas da 

cidade (O Commercial e o Diario do Rio Grande) eram órgãos policiais. Provavelmente, isso 

não era tão infundado, já que o primeiro jornal fez defesas constantes ao delegado Canarim e 

confirmou ser órgão oficial da polícia130, por outro lado ainda que o outro jornal não tivesse 

praticado nada ao nível daquele nesse quesito, ele foi redigido por Antonio Estevão de 

Bitancourt e Silva que era o delegado de polícia de Rio Grande no momento do naufrágio do 

Prince of Wales e que, em abril de 1862, era suplente do delegado Canarim. Já em 1866, o 

                                                
128 BRASIL, Ministério das Relações Exteriores. Relatório da Repartição dos Negócios Estrangeiros. Rio de 
Janeiro: Typographia Nacional, 1863. Anexo N.1 – N.15 
129 CHARTIER, Roger. O Mundo como representação. Estudos Avançados, n. 11, v. 5, p. 173-191, 1991, p. 179 
130 Como foi visto na edição de 19 e 20 de maio de 1862 do jornal O Commercial. 



 39 

delegado de polícia do Rio Grande Henrique Bernardino Marques Canarim assumiu o cargo 

de redator do Diario, conforme foi observado no capítulo antecedente a este. 

 Em suma, é bem verdade que o Echo do Sul alimentava conflitos pessoais e criticava, 

sobretudo, as autoridades policiais. Parte disso se deve, provavelmente, aos atritos que seu 

proprietário teve com a polícia de Rio Grande, sendo encarcerado durante alguns meses de 

1860.131 Mas também, é verdade que os outros jornais não eram tão insignificantes como ele 

supunha que eram e nem esses acreditavam que o Echo não fosse um jornal sério, pois caso 

essas duas condições fossem verossímeis, não havia o porquê da incidência dessa grande 

quantidade de respostas de um jornal a outro, segundo vimos ao longo deste capítulo.     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                
131 Ver capítulo anterior. 



 40 

Conclusão 

 

 Este trabalho foi distribuído em três capítulos. No primeiro, mostramos a questão 

escravista brasileira do início do século XIX até a aprovação da Lei Eusébio de Queirós em 

1850. Conforme foi verificado, ao longo desse tempo, a pressão da Inglaterra para que o 

Brasil abolisse o tráfico negreiro se intensificou. Porém, em contrapartida, nosso país era 

dependente economicamente da mão-de-obra escrava, algo que ia de encontro à pressão 

externa.  

Tratamos também da Questão Christie, na qual foi visível as dificuldades nas relações 

anglo-brasileiras. Esses desentendimentos podem ser resumidos em dois episódios. O primeiro 

deles foi o naufrágio da embarcação inglesa Prince of Wales em que toda a tripulação morreu 

e a carga foi roubada. Cientes disso, os agentes ingleses passaram a afirmar que as autoridades 

locais estavam sendo negligentes na apuração dos fatos e que a tripulação havia sido 

assassinada. Sobre a primeira reclamação, o inspetor e o subdelegado foram demitidos, quanto 

a segunda, foi totalmente negada através da averiguação dos cadáveres que constatou que a 

causa das mortes havia sido afogamento. O outro episódio de destaque – mas que não foi o 

tema deste trabalho – foi a prisão de marinheiros ingleses na Tijuca. Eles estavam bêbados e 

estavam fazendo arruaça, mas alegaram que foram presos sem motivo. Obviamente, o 

ministro inglês Wilson Christie preferiu acreditar no que eles diziam ao que os brasileiros 

falavam sobre aqueles. Além disso, demonstramos a política sul-rio-grandense por volta de 

meados do século XIX. É constatado que alguns elementos do Partido Liberal fizeram aliança 

com outros elementos do Partido Conservador, formando alianças como a Liga e a Contra-

Liga.  

Já no capítulo seguinte, analisamos a imprensa do Brasil e do Rio Grande do Sul desde 

o surgimento delas até a metade do século retrasado. Aquela debutou no mesmo ano em que a 

corte portuguesa chegou ao Brasil, ou seja, em 1808, quando houve a fundação da Impressão 

Régia que é considerada a primeira editora nacional. Referente à imprensa regional, assim 

como a nacional, ela contou com maior número de jornais nos momentos de maior 

intensificação de conflitos, como no desenrolar da Revolta Farroupilha. No transcorrer dos 

anos 1800, Porto Alegre e Rio Grande foram as cidades que tiveram o maior número de 

jornais em circulação. Fizemos também uma análise da história das três folhas diárias rio-

grandinas – O Commercial, Diario do Rio Grande e Echo do Sul – que colocaram em 



 41 

circulação notícias referentes ao caso do Prince of Wales. Além disso, relatamos as biografias 

daqueles que eram os proprietários dos jornais entre 1861 e 1862, ou seja, Pedro Bernardino 

de Moura (Echo do Sul), Francisco de Paula Cardoso (O Commercial) e Antonio Estevão de 

Bitancourt e Silva (Diario do Rio Grande). Vale assinalar que os jornais, muitas vezes, 

demonstravam interesses político-partidários e que ainda não existia a profissão de jornalista 

como a conhecemos atualmente. No caso da nossa pesquisa, todos os periódicos apresentavam 

tendências conservadoras, apesar disso, houve desentendimentos entre eles, sendo visível que 

as folhas não apresentavam seus artigos de maneira uniforme. 

 Na última parte, analisamos aquilo que os jornais publicaram acerca do caso do navio 

inglês. Preferimos, para facilitar, dividir as publicações em dois momentos, isto é, um que 

englobava os meses de junho, julho e agosto de 1861, quando foram publicadas matérias nos 

periódicos referentes ao naufrágio do Prince of Wales; e outro que iniciou em abril de 1862, 

quando foram postos em circulação artigos que diziam respeito à chegada da canhoneira 

inglesa Sheldrak na cidade do Rio Grande. Vale destacar que a imprensa mostrou 

desconhecimento das motivações que levaram à vinda desse vaso de guerra, intensificando-se 

a circulação de boatos. Ademais dissemos que provavelmente o Echo do Sul tinha o cônsul 

inglês Vereker como seu informante. Logo, o jornal manifestava um posicionamento 

semelhante ao do representante britânico nas suas publicações. Por outro lado, o Diario do Rio 

Grande e O Commercial eram denominados órgãos oficiais da polícia pelo Echo. O jornal, 

pertencente a Antonio Estevão Bitancourt e Silva, teve como redator, em 1866, o delegado de 

polícia Canarim que foi o responsável pelas investigações do caso do navio afundado na costa 

sul do Rio Grande do Sul. Já a folha de propriedade de Francisco de Paula Cardoso defendeu 

veemente Canarim e, em resposta a Bernardino, ratificou ser órgão oficial da polícia. Então, 

percebemos que dos três jornais rio-grandinos, dois defendiam Canarim, indo ao encontro das 

autoridades locais, enquanto o outro se opunha a eles.  

 

 

 

 

 

 

 
 



 42 

Anexos 
 

Anexo I – Localização do Albardão. 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 



 43 

Anexo II – Capa do Echo do Sul do dia 16/7/1861. 
 
 

 
 
 

Anexo III - Capa do Diario do Rio Grande do dia 13/04/1862.  
 

 



 44 

Referências Bibliográficas 
 

Fontes 

Diario do Rio Grande (15 de junho de 1861; 20 de junho de 1861; 22, 23 e 24 de junho de 
1861; 6 de julho de 1861; 11 de abril de 1862; 2 de maio de 1862). 
 
Echo do Sul (19 de junho de 1861; 29 de junho de 1861; 07 de julho de 1861; 12 de abril de 
1862; 15 de abril de 1862; 25 de abril de 1862; 03 de maio de 1862; 07 de maio de 1862; 15 
de maio de 1862; 16 de maio de 1862; 18 de maio de 1862). 
 
O Commercial (15 de junho de 1861; 19 de junho de 1861; 30 de junho, 1 e 2 de julho; 4 de 
abril de 1862; 6 de abril de 1862; 11 de abril de 1862; 17 de abril de 1862; 17 de maio de 
18620; 19 e 20 de maio de 1862). 
 
Bibliografia 

ALVES, Francisco das Neves.  A Imprensa Rio-grandina do Século XIX no Acervo da 
Biblioteca Rio-grandense (Levantamento Parcial). .Biblos: Rio Grande, 2006 
 
______. O discurso Político-partidário Sul-Rio-Grandense sob o Prisma da Imprensa Rio-
Grandina (1868-1895). Rio Grande, FURG, 2001. 
 
______. O primado da notícia como estratégia discursiva: uma história do Diario do Rio 
Grande.  Rio Grande: FURG, 2001. 
 
Annuario da Provincia do Rio Grande do Sul para o anno de 1885. Porto Alegre: Gundlanch 
e CIA, 1884.  
 
BARRETO, Abeillard. Primórdios da Imprensa no Rio Grande do Sul (1827-1850) Porto 
Alegre: Comissão Executiva do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha, 1986. 
 
BELLOMO, Harry Rodrigues; ERTZOGUE, Marina Heinzereder; ARAÚJO, Thiago Nicolau 
de. (org) Dicionário sul-rio-grandense: séculos XVI, XVII, XVIII, XIX. Porto Alegre: EST, 
2006. 
 
BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. 
Primeiro Volume. Rio de Janeiro: Typographia Nacional., 1883 
 
BRASIL, Ministério das Relações Exteriores. Relatório da Repartição dos Negócios 
Estrangeiros. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1863. 
 
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma História social da mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 
2004 
 
CALÓGERAS, João Pandiá. A Política Exterior do Império. Volume I. Brasília: Senado 
Federal, 1998 
 
CALMON, Pedro. História do Brasil.  Rio de Janeiro: J. Olympio, 1959 



 45 

 
CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem : a elite política imperial ; Teatro de 
sombras : política imperial. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1996. 
 
CHARTIER, Roger. O Mundo como representação. Estudos Avançados, n. 11, v. 5, p. 173-
191, 1991. 
 
De Província de São Pedro a Estado do Rio Grande do Sul: censos do RS: 1803-1950. Porto 
Alegre: FEE, 1981 
 
D’ORNANO, Raul Baptiste. Um barão na província: apêndice do relatório geral 1863. Porto 
Alegre: IEL, 1996. 
FLORENTINO, Manolo.  Em costas negras : uma história do tráfico de escravos entre a 
África e o Rio de Janeiro (séculos XVIIIi e XIX).  São Paulo: Companhia das Letras, 1997. 
 
GONZAGA, Alcides. Homens e coisas de jornal. Porto Alegre: Globo, 1944. 
 
GRAHAM, Richard. Escravidão, Reforma e Imperialismo. São Paulo: Perspectiva. 1979. 
 
MALERBA, Jurandir. A Corte no Exílio. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. 
 
MARTINS, Ana Luiza. Imprensa em Tempos de Império. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, 
Tânia Regina de (org). História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008. 
 
MOREL, Marco. Os Primeiros passos da Passos da Palavra Impressa. In: MARTINS, Ana 
Luiza; LUCA, Tânia Regina de (org). História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 
2008. 
 
NOLL. Maria Izabel; TRINDADE, Helgio. Estatísticas Eleitorais do Rio Grande da América 
do Sul, 1823/2002. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2004. 
 
PICCOLO, Helga Iracema Landgraf. Vida política no século 19 : da descolonização ao 
movimento republicano. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1992. 
 
PIMENTEL, Fortunato. Aspectos Gerais do Município do Rio Grande. Porto Alegre: 
Imprensa Oficial 
 
RODRIGUES, José Honório (org). Terceiro Conselho de Estado, 1857-1864. Volume V. 
Brasília: Senado Federal, 1978 
 
RÜDIGER, Francisco. O Nascimento da Imprensa no Rio Grande do Sul. In: Revista do 
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 
Porto Alegre, vol 13, 1985. 
 
______. Tendências do Jornalismo. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1993,  
 
VATTEL, Emer de. O Direito das Gentes. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004 


