Arquitetura pedagógica para a alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista : proposta baseada nas metodologias de gamificação e aprendizagem baseada em jogos
Fecha
2025Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo desenvolver uma Arquitetura Pedagógica Final voltada à formação de professores para a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), integrando as metodologias de Gamificação e Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ). A pesquisa é de natureza descritiva, exploratória, qualitativa e aplicada, e busca compreender e responder aos desafios reais da Educação Especial e Inclusiva no Brasil, no que se refere à formação docente e ao uso de tecno ...
A presente dissertação tem como objetivo desenvolver uma Arquitetura Pedagógica Final voltada à formação de professores para a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), integrando as metodologias de Gamificação e Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ). A pesquisa é de natureza descritiva, exploratória, qualitativa e aplicada, e busca compreender e responder aos desafios reais da Educação Especial e Inclusiva no Brasil, no que se refere à formação docente e ao uso de tecnologias educacionais acessíveis. A pesquisa envolve públicos-alvo distintos: (1) professores alfabetizadores da Educação Básica que atuam com crianças com TEA; (2) profissionais da Educação Especial, incluindo especialistas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de diferentes regiões do país; e (3) especialistas em tecnologia assistiva de uma universidade pública do Brasil. A abrangência regional e nacional utiliza instrumentos variados de coleta e análise de dados, como questionários, grupos focais, avaliação MeTA, escala Likert e da ferramenta tecnológica Alfagame por especialistas. A integração das diferentes etapas do estudo, envolvendo o desenvolvimento, a aplicação e a validação das Arquiteturas Pedagógicas, possibilitou a posterior análise dos dados segundo a abordagem de Yin (2015). A partir da Arquitetura Pedagógica I, voltada à formação de professores alfabetizadores de estudantes com TEA, que trata de elementos de gamificação integrados a atividades pedagógicas de consciência fonológica, neuroplasticidade e características do autismo. Também é desenvolvida a Arquitetura Pedagógica II, em formato de curso de extensão, direcionada a profissionais da Educação Especial, que consiste na aprendizagem baseada em jogos para adaptação das habilidades da BNCC, com uma explanação sobre a legislação relacionada ao autismo e aspectos de planejamento. Dessa forma, estrutura-se uma Arquitetura Pedagógica Final, alinhada às reais necessidades de educadores e estudantes com TEA. A articulação entre teoria e prática, o desenvolvimento, a avaliação da ferramenta tecnológica Alfagame e o incentivo à colaboração entre os participantes dos cursos resultam em uma proposta formativa inclusiva, contribuindo para disseminar informações entre os profissionais que atuam com estudantes com TEA e para o fortalecimento das habilidades de alfabetização no contexto da Educação Básica. ...
Abstract
This dissertation aims to develop a Final Pedagogical Architecture focused on teacher training for the literacy of children with Autism Spectrum Disorder (ASD), integrating the methodologies of Gamification and Game-Based Learning (GBL). The research is descriptive, exploratory, qualitative, and applied in nature, and seeks to understand and address the real challenges of Special and Inclusive Education in Brazil, regarding teacher training and the use of accessible educational technologies. Th ...
This dissertation aims to develop a Final Pedagogical Architecture focused on teacher training for the literacy of children with Autism Spectrum Disorder (ASD), integrating the methodologies of Gamification and Game-Based Learning (GBL). The research is descriptive, exploratory, qualitative, and applied in nature, and seeks to understand and address the real challenges of Special and Inclusive Education in Brazil, regarding teacher training and the use of accessible educational technologies. The research involves distinct target audiences: (1) literacy teachers in Basic Education who work with children with ASD; (2) Special Education professionals, including specialists from Specialized Educational Assistance (AEE) in different regions of the country; and (3) assistive technology specialists from a public university in Brazil. The regional and national scope uses a variety of data collection and analysis instruments, such as questionnaires, focus groups, MeTA evaluation, Likert scale, and the Alfagame technological tool by specialists. The integration of the different stages of the study, involving the development, application, and validation of the Pedagogical Architectures, enabled the subsequent analysis of the data according to Yin's (2015) approach. Based on Pedagogical Architecture I, focused on training literacy teachers of students with ASD, which addresses gamification elements integrated into phonological awareness activities, neuroplasticity, and autism characteristics. Pedagogical Architecture II is also developed in the form of an extension course, aimed at Special Education professionals, consisting of game-based learning for adapting BNCC competencies, with an explanation of legislation related to autism and aspects of planning. In this way, a Final Pedagogical Architecture is structured, aligned with the real needs of educators and students with ASD. The articulation between theory and practice, the development, evaluation of the Alfagame tool, and the encouragement of collaboration among course participants result in an inclusive training proposal, contributing to the dissemination of information among professionals working with students with ASD and to the strengthening of literacy skills within the context of Basic Education. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (7972)Educación (2638)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License


