Filosofar para comunicar : espaço dos surdos na educação de jovens e adultos
Fecha
2018Materia
Resumo
Este trabalho é uma sumária reflexão sobre aplicar a filosofia na educação como ferramenta para construir o pensamento. O filosofar no sentido de construir significado de mundo, de construir subjetividade, de construir a identidade surda a partir da educação pressupondo que muitos surdos nascem em famílias ouvintes e são educados em escolas de ouvintes e, às vezes, também chegam a idade adulta sem acesso a educação escolar. Meu princípio é minha realidade enquanto surda e educadora. Procuro ass  ... 
Este trabalho é uma sumária reflexão sobre aplicar a filosofia na educação como ferramenta para construir o pensamento. O filosofar no sentido de construir significado de mundo, de construir subjetividade, de construir a identidade surda a partir da educação pressupondo que muitos surdos nascem em famílias ouvintes e são educados em escolas de ouvintes e, às vezes, também chegam a idade adulta sem acesso a educação escolar. Meu princípio é minha realidade enquanto surda e educadora. Procuro assim reforçar o ideal de que a Língua Brasileira de Sinais – Libras, é a língua dos surdos e é ela que permeia os processos educativos desta comunidade, sejam crianças, jovens ou adultos. Portanto, as escolas bilíngues para surdos são de fundamental importância para que o sujeito surdo participe da construção de sua autonomia para atuar numa sociedade ouvinte e que exige preparação para o mercado de trabalho.  ... 
Abstract
This work is a summary reflection on applying philosophy in education as a tool to construct thought. Philosophy in the sense of constructing world meaning, of constructing subjectivity, of constructing the deaf identity from education, assuming that many deaf people are born in hearth families and are educated in schools of listeners and sometimes also reach adulthood without access school education. My principle is my reality as a deaf and educator. I try to reinforce the ideal that the Brazi  ... 
This work is a summary reflection on applying philosophy in education as a tool to construct thought. Philosophy in the sense of constructing world meaning, of constructing subjectivity, of constructing the deaf identity from education, assuming that many deaf people are born in hearth families and are educated in schools of listeners and sometimes also reach adulthood without access school education. My principle is my reality as a deaf and educator. I try to reinforce the ideal that the Brazilian Language of Signs - Libras, is the language of the deaf and it is the language that permeates the educational processes of this community, whether children, youth or adults. Therefore, bilingual schools for the deaf are of fundamental importance for the deaf person to participate in the construction of their autonomy to act in a listener society and that requires preparation for the labor market.  ... 
En
Cadernos do aplicação. Porto Alegre. Vol. 31, n. 2 (ago./dez. 2018), p. 65-69
Origen
Nacional
Colecciones
- 
Artículos de Periódicos (44200)Ciencias Humanas (7631)
 
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License


