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dc.contributor.advisorLopes, Rita de Cassia Sobreirapt_BR
dc.contributor.authorScheffler, Ana Paulapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-16T06:36:43Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274791pt_BR
dc.description.abstractConsiderando princípios como equidade, universalidade e integralidade, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um conjunto de diretrizes em saúde de abrangência nacional que visa a promoção, proteção e recuperação em saúde, em diferentes níveis de atenção e atuação. Dentro deles, a Atenção Básica, enquanto porta de entrada, atua diretamente nos territórios e abrange a maior parcela de atendimentos da população em caráter continuado, inclusive com diversas ações direcionadas à primeira infância. Assim, desde a primeira semana de vida, os bebês são acompanhados por equipes multiprofissionais dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e com particularidades a serem construídas e consideradas em cada território. Diante disso, a atuação torna-se um desafio para os profissionais tendo em vista a atenção integral à saúde a partir da diversidade local, estrutura de trabalho e das diretrizes existentes. Assim, o presente estudo buscou analisar a atenção à saúde do bebê refletida através das experiências e desafios de profissionais da Atenção Básica nos atendimentos e nas campanhas em saúde voltados aos bebês e seus cuidadores no município de Gramado/RS. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório, envolvendo entrevistas realizadas com 12 profissionais de saúde de três UBS. Os dados foram analisados através da análise temática indutiva, a partir da qual chegou-se a quatro eixos de análise: experiências e desafios do trabalho com bebês nos atendimentos e campanhas em saúde; o trabalho multiprofissional e os desafios para integralidade; desafios para escuta do bebê; e desafios diante de medo e da (ausente) formação. Identificou-se que o município se organiza com um programa multiprofissional de puericultura intitulado “Bebê + Saúde”, todavia carece de ações integradas entre os profissionais, como reuniões de equipe e discussão de casos, limitando uma atuação que considere a integralidade em saúde. Uma das razões seria em decorrência da maioria das UBS do município não contarem com Equipes de Saúde da Família. Sobre as campanhas, os profissionais enfatizaram duas direcionadas aos bebês: as de imunização e o Amamenta Gramado. Contudo, novamente falou-se em dificuldades para o desenvolvimento de um trabalho integrado e contínuo. Além disso, os profissionais abordaram os desafios frente à escuta de bebês, uma vez que não falam, e da relação com os cuidadores, percebidos enquanto tradutores destes bebês. Nesse sentido, trouxeram a importância do vínculo e da escuta qualificada como possibilidades de enfrentamento desses desafios. Ademais, abordaram sentimentos de ambivalência ao trabalhar com bebês, no sentido de medo e insegurança, principalmente frente à ausência de formação, mas também satisfação e possibilidade de atuar na prevenção. A psicologia foi evidenciada enquanto apoio para os cuidadores, mas especialmente aos profissionais, podendo contribuir, inclusive, na formação destes. O presente trabalho enfatizou a importância da escuta desses profissionais, a fim de promover espaços que oportunizem reflexões sobre as suas experiências e seus desafios. Assim, reforçamos a potência das políticas em saúde da criança já existentes, mas com necessidade de aprofundamento a respeito da implementação através das práticas dos profissionais dentro da AB em seus territórios.pt_BR
dc.description.abstractConsidering principles such as equity, universality and integrality, the brazilian health public “Sistema Único de Saúde” (SUS) is a set of national health guidelines that aims at promoting, protecting and recovering health, at different levels of care and action. Within them, Primary Health Care, as a gateway, operates directly in the territories and covers the largest portion of care for the population on an ongoing basis, including several actions aimed at early childhood. Thus, from the first week of life, babies are accompanied by professionals in multidisciplinary teams within the Basic Health Units (UBS), and with particularities to be constructed and considered in each territory. Given this, acting becomes a challenge for professionals in view of comprehensive health care based on local diversity, work structure and existing guidelines. Thus, the present study sought to analyze the baby's health care reflected through the experiences and challenges of Primary Care professionals in the care and health campaigns aimed at babies and their caregivers in the city of Gramado/RS. This is an exploratory qualitative study, involving interviews with 12 health professionals from three UBS. Data were analyzed through inductive thematic analysis, from which four axes of analysis were reached: experiences and challenges of working with babies in health care and campaigns; multidisciplinary work and the challenges for integrality; baby listening challenges; and challenges in the face of fear and (absent) education. It was identified that the municipality is organized with a multidisciplinary childcare program entitled “Baby + Health”, however it lacks integrated actions among professionals, such as team meetings and case discussions, limiting a performance that considers integrality in health. One of the reasons would be due to the fact that most UBS in the municipality do not have Family Health Program. About the campaigns, professionals emphasized two aimed at babies: immunization campaigns and “Amamenta Gramado”. However, there was again talk of difficulties for the development of an integrated work. In addition, professionals addressed the challenges of listening to babies, since they do not speak, and the relationship with caregivers, perceived as translators for these babies. In this sense, they brought up the importance of bonding and qualified listening as possibilities for facing these challenges. In addition, they addressed feelings of ambivalence when working with babies, in the sense of fear and insecurity, especially in the face of lack of training, but also satisfaction and the possibility of acting in prevention. Psychology was evidenced as a support for caregivers, but especially for professionals, and may even contribute to training. The importance of listening to these professionals is emphasized, in order to promote spaces that provide opportunities for reflections on their experiences and challenges. Thus, we reinforce the power of existing child health policies, but with the need to deepen their implementation through the practices of professionals within PC in their territories.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectBrazilian health publicen
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectAssistência integral à saúdept_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectIntegralityen
dc.subjectEquipe de assistência ao pacientept_BR
dc.subjectChildcareen
dc.subjectMultiprofessional teamen
dc.subjectIntegralidade em saúdept_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectHealth campaignsen
dc.subjectRegistros de saúde pessoalpt_BR
dc.subjectGramado (RS)pt_BR
dc.titleAtenção à saúde do bebê no município de Gramado/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001200463pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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