Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-23T04:20:46Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230096pt_BR
dc.description.abstractAs definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aos diferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, da trajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produção acadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico. Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcar a abrangência do letramento – constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita – e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos do Letramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimento de pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo e social das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidas em seus contextos de origem.pt_BR
dc.description.abstractThe definition of the phenomenon of literacy is linked to the different views cast upon such process. The present theoretical investigation deals with the history of this concept as approached by several authors inside a segment of the production of scholars in the educational field, therefore assuming the character of a bibliographical research. Initially, an in-depth analysis of the origin of the word literacy is made, leading, afterwards, to the delimitation of the reaches of literacy - encompassing the elements of orality, reading and writing - and to the specification of the concepts of practices and events based on New Literacy Studies, given their theoretical-methodological productivity for the development of researches in education. As a result of this study, the multiple and social character of the literacy practices that are described through observable events and understood in their context of origin becomes evident.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 3 (set./dez. 2010), p. 157-174pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracy practices and eventsen
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleAlfabetizações, alfabetismos e letramentos : trajetórias e conceitualizaçõespt_BR
dc.title.alternativeLiteracy : history and concepten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000762730pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples