Mostrar el registro sencillo del ítem
Alfabetizações, alfabetismos e letramentos : trajetórias e conceitualizações
| dc.contributor.author | Piccoli, Luciana | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2021-09-23T04:20:46Z | pt_BR | 
| dc.date.issued | 2010 | pt_BR | 
| dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/230096 | pt_BR | 
| dc.description.abstract | As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aos diferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, da trajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produção acadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico. Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcar a abrangência do letramento – constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita – e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos do Letramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimento de pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo e social das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidas em seus contextos de origem. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | The definition of the phenomenon of literacy is linked to the different views cast upon such process. The present theoretical investigation deals with the history of this concept as approached by several authors inside a segment of the production of scholars in the educational field, therefore assuming the character of a bibliographical research. Initially, an in-depth analysis of the origin of the word literacy is made, leading, afterwards, to the delimitation of the reaches of literacy - encompassing the elements of orality, reading and writing - and to the specification of the concepts of practices and events based on New Literacy Studies, given their theoretical-methodological productivity for the development of researches in education. As a result of this study, the multiple and social character of the literacy practices that are described through observable events and understood in their context of origin becomes evident. | en | 
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 3 (set./dez. 2010), p. 157-174 | pt_BR | 
| dc.rights | Open Access | en | 
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR | 
| dc.subject | Literacy practices and events | en | 
| dc.subject | Oralidade | pt_BR | 
| dc.subject | Leitura | pt_BR | 
| dc.subject | Escrita | pt_BR | 
| dc.subject | Letramento | pt_BR | 
| dc.title | Alfabetizações, alfabetismos e letramentos : trajetórias e conceitualizações | pt_BR | 
| dc.title.alternative | Literacy : history and concept | en | 
| dc.type | Artigo de periódico | pt_BR | 
| dc.identifier.nrb | 000762730 | pt_BR | 
| dc.type.origin | Nacional | pt_BR | 
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
- 
Artículos de Periódicos (44200)Ciencias Humanas (7631)
 

