Navegação por Autor "Baptista, Cláudio Roberto"
Resultados 1-20 de 104
-
Ação docente, formação continuada e inclusão escolar
Andrade, Simone Girardi (2005) [Tese]A investigação da temática ação docente, formação continuada e inclusão escolar teve como objeto a busca de compreensão das relações entre a formação continuada e um plano geral de ação – projeto político-pedagógico – em ... -
Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural
Baptista, Cláudio Roberto (2011) [Artigo de periódico]O objetivo do presente texto é apresentar refl exões acerca da ação pedagógica e dos serviços especializados em Educação Especial, no contexto brasileiro. Busca-se dar destaque a um debate sobre as tendências, as características ... -
Adaptações curriculares e processos inclusivos na educação infantil
Vargas, Josiane de Souza (2009) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância das adaptações curriculares na Educação Infantil, considerada, conforme legislação (LDB 9394/96), como a primeira etapa da Educação Básica. Para tanto, este estudo ... -
AEE : que “atendimento” é este? as configurações do atendimento educacional especializado na perspectiva da rede municipal de ensino de Gravataí/RS
Delevati, Aline de Castro (2012) [Dissertação]O objetivo da presente investigação é a análise das configurações do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Rede Municipal de Ensino de Gravataí/RS. Com a questão_ AEE: que “atendimento” é este?_ buscou-se compreender ... -
Alfabetização e informática educativa : estratégias de ensino/aprendizagem com alunos da 1. série do ensino fundamental
Ferreira, Ana Lucia Duarte (2005) [Dissertação]Este trabalho insere-se no debate do uso de ambientes informatizados como potencializadores da aprendizagem, particularmente no que se refere à de alunos que estão na fase inicial da leitura e escrita. O objetivo do presente ... -
Alice na biblioteca mágica : uma leitura sobre o diagnóstico e a escolarização de crianças com autismo e psicose infantil
Vasques, Carla Karnoppi (2008) [Tese]Na construção de processos inclusivos encontram-se obstáculos relativos aos supostos limites e possibilidades de escolarização de crianças e adolescentes com autismo e psicose infantil. Em conseqüência de sua estruturação ... -
Alunos de escolas especiais : trajetórias na rede municipal de ensino de Porto Alegre
Silva Junior, Edson Mendes da (2013) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo analisar as trajetórias escolares de alunos de escolas especiais, buscando a compreensão acerca do atual papel desempenhado por essas instituições na escolarização de alunos com ... -
Apresentação : educação especial e processos de escolarização
Vasques, Carla Karnoppi; Baptista, Cláudio Roberto (2014) [Texto de apresentação/encerramento] -
A atenção, a infância e os contextos educacionais
Freitas, Claudia Rodrigues de; Baptista, Cláudio Roberto (2017) [Artigo de periódico]Este artigo tem o objetivo de analisar o conceito de atenção e suas conexões com o campo educacional. Investese na compreensão desse conceito, buscando-se identificar a tendência à simplificação encontrada no discurso que ... -
O atendimento de sujeitos com Transtornos Globais do Desenvolvimento : construindo olhares, trilhando novos percursos
Canto, Sibylla Jockymann do (2006) [Resumo publicado em evento] -
Atendimento educacional especializado e pesquisa nas universidades brasileiras (2002- 2011)
Pedó, Priscila Martini (2013) [Resumo publicado em evento] -
O atendimento educacional especializado oferecido à educação infantil no município de Canoas-RS : análise de um centro de atendimento
Bonneau, Cátia Soares (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente estudo tem como objetivo descrever e analisar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), dirigida aos alunos matriculados na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Canoas-RS, com ênfase ... -
O autismo e as "crianças-selvagens" : da "prática da exposição" às possibilidades educativas
Oliveira, Aniê Coutinho de (2002) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo: investigar as concepções de educabilidade e dos sujeitos, dando ênfase à análise de instituições que atendem a esses sujeitos com autismo, na cidade de Porto Alegre. Quanto à ... -
Autismo, escolarização e pesquisa: Sentidos das produções acadêmicas no contexto brasileiro (2002-2011)
Copetti, Érica Alice (2013) [Resumo publicado em evento] -
Avaliação da aprendizagem e inclusão escolar nos ciclos de formação
Santos, Tatiane Alves dos (2008) [Resumo publicado em evento] -
Avaliação da aprendizagem e inclusão escolar : trajetórias nos ciclos de formação
Christofari, Ana Carolina (2008) [Dissertação]Esta pesquisa apresenta a análise dos processos de avaliação da aprendizagem associados aos movimentos de inclusão escolar e a organização curricular por Ciclos de Formação. A pesquisa ocorreu em uma escola da Rede Municipal ... -
Avaliação inicial do aluno com deficiência mental na perspectiva inclusiva
Sousa, Gabriela Maria Brabo (2007) [Dissertação]O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada entre os anos de 2005 a 2007, cujo objetivo principal foi analisar como é feita a Avaliação Inicial do aluno com indícios de Deficiência Mental e que se encontra ... -
Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil
Vasques, Carla Karnoppi (2003) [Dissertação]No Brasil, são poucos e recentes os estudos sobre sujeitos que apresentam autismo e psicose infantil. Tanto no campo da saúde quanto no da educação, faltam dados sistematizados sobre quem são e onde estão estas crianças. ... -
Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e processos inclusivos : trajetórias de alunos com necessidades educativas especiais
Benites, Letícia Neutzling (2006) [Dissertação]A presente pesquisa está vinculada aos estudos realizados pelo Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo a ... -
Conhecer o conhecer na formação de professores em educação especial no Brasil: tendências e desafios
Silva, Mayara Costa da (2020) [Tese]A presente investigação parte da premissa de que a incompletude como parte constitutiva dos processos de formação se distancia das discussões presentes nas pesquisas acerca da formação de professores para a educação especial ...